CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Teatro , o inicio.

 💬 Esse bimestre iniciou com CMSP apresentando a arte do teatro, não poderíamos deixar de falar dessa arte sem falar do seu exercício aqui na nossa terra, Brasil, que teve seu início no século XVI, por volta de 1564 (ano em que William Shakespeare nasceu), quando Jesuítas encontraram no teatro a forma mais fácil de civilizar os índios e, no princípio, para a educação religiosa. O padre Anchieta foi um dos que mais utilizou o que ficou conhecido como teatro de catequese, onde a preocupação era muito mais religiosa do que artística, tendo como atores os índios domesticados, mamelucos, brancos e futuros padres. No entanto, o principal objetivo era a catequese, por isso com esses elementos também estavam os dogmas da Igreja Católica. Sendo assim, as comédias e tragédias eram pouco representadas. A opção ficava com os autos sacramentais, que tinham caráter dramático, e, portanto, estavam impregnadas de características religiosas.


Até 1584 as peças eram escritas em tupi, português ou espanhol, quando então surgiu o latim. Os autos tinham sempre um fundo religioso, moral e didático, representados por personagens de demônios, santos, imperadores e algumas vezes apenas simbolismos, como o amor ou o temor a Deus. Os atores eram os índios domesticados, os futuros padres, os brancos e os mamelucos. Todos amadores, que atuavam de improviso nas peças apresentadas nas Igrejas, nas praças e nos colégios.

O teatro de catequese deixou de ser único no século XVII, quando surgiram outros tipos de teatro que celebravam os acontecimentos políticos e festas populares, onde as pessoas saíam às ruas com trajes divertidos, desfilando mascaradas, cantando, dançando e tocando instrumentos, o que é muito parecido com o Carnaval que conhecemos hoje. Mas foi só em 1808, com a chegada da família real aqui nas terras tupiniquins, que o teatro deu uma grande guinada. D João VI reconheceu a necessidade da construção de “teatros decentes”, visando a nobreza que necessitava de diversão. Foi aí que grandes espetáculos chegaram ao Brasil, mas, infelizmente, eram totalmente estrangeiros e traziam reflexões europeias, onde só aristocratas tinham acesso, não tendo uma identidade brasileira. Um tempo depois, em 1838, o teatro brasileiro criou forças com o início do Romantismo, impulsionado por grandes escritores como Martin Pena, Artur de Azevedo, Gonçalves Magalhães, Machado de Assis, José de Alencar, João Caetano, Casimiro de Abreu, Barata Ribeiro e outros.


  


Evolução do Teatro no Brasil

O teatro no Brasil passou por intensa transformação com a chegada da família real, em 1808. Por decreto, Dom João VI, determina a melhoria do teatro e o País passa a receber espetáculos no modelo francês para a diversão da aristocracia.

Atividade 1  

                                                                                                                     

Agora é com você! Responda as atividades de arte.


1- Quando surge o teatro no Brasil?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2- Ele foi desenvolvido inicialmente com qual objetivo?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3- Quem introduziu o chamado teatro de catequese?

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________


Atividade 2 

Produza  em forma de desenho uma cena de teatro no seu caderno que deverá representar à volta as aulas na pós-pandemia. 

 

Atividade 3


Assistam ao vídeo abaixo para fazer a atividade 3

https://www.youtube.com/watch?v=qkML2raMyRs&t=98s


Após você assistir ao vídeo (Sombras Chinas). Desenhar e pintar de preto as imagens visualizadas no espaço abaixo


ORIENTAÇÃO (ES) DO PROFESSOR (A) AO ALUNO:  Assistam ao vídeo do link acima para responder as perguntas, lembrando que ARTE como tudo que fazemos tem que ser com amor, para que assim possamos fazer o melhor...

Estamos à disposição para quaisquer duvidas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma