CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 11 de agosto de 2020

 



     Olá pessoal , espero que vocês estejam bem , com saúde e boas ideias. Nesta semana nós vamos estudar a formação e independência estadunidense.


     Já sabemos que o antigo regime e sua ligação com os processos de exploração econômica nas colônias , nas Américas ,impulsionaram a burguesia a questionar tal sociedade , caracterizada por privilégios aos nobres . Surge então o Iluminismo , guiado pela razão para tirar os homens das trevas e leva-lo até o progresso. É esse conjunto de ideias , de princípios, que vai chacoalhar as Colônias, e movimentos de independência eclodem nas Américas . Portanto as ideias que surgiram nas metrópoles serviram sim para os colonos lutarem em movimentos de independência. O caso em questão , independência estadunidense e o caso dos haitianos são de grande relevância para ilustrar o contexto político das Américas no século XVII e XVIII.

     As 13 colônias inglesas  formada por imigrantes ingleses, no século XVII, fugidos de perseguição religiosa , margeando o litoral atlântico , possuíam certa autonomia em relação a metrópole , num processo de guerras contra os índios locais e contra os franceses e espanhóis , o território estadunidense vai ganhando seus contornos, ao sul o escravagismo em fazendas monocultoras produtoras de algodão, ao norte produção com mão de obra livre e assalariada . Tão logo , no século XVIII, para cobrir os gastos com as guerras, e fortificar o domínio sobre a colonia,  a Inglaterra passa a criar uma série de taxas e impostos como a lei do açúcar, a lei do selo , a lei do chá . Os valores arrecadados serviram para financiar as tropas inglesas instaladas em território estadunidense e manter um controle acirrado sobre os colonos e isso ,  é obvio desagradou os colonos , culminando numa revolta no qual 300 caixas de chá foram destruidas no porto de Boston , por colonos disfarçados de índios . Logo em seguida a metrópole baixa as chamadas Leis Intoleráveis obrigando os colonos a ressarcir os prejuízos causados no porto .  Como consequência os colonos criam o Congresso de Filadélfia , num primeiro momento, 1774, pedindo o fim da leis intoleráveis e num segundo momento 1775 pedindo o fim e a separação da Inglaterra  . Thomas Jefferson redige a Declaração de Independência . Tem início a guerra de Secessão , os colonos , patriotas de um lado apoiados pelos escravizados que vislumbravam sua libertação com o fim do processo , e os cassacos vermelhos , soldados ingleses de outro . As primeiras batalhas são vencidas pelos ingleses mas logo os estadunidenses se recuperam e põe fim ao conflito conquistando a batalha de Saratoga em 1777 e conquistam o apoio da França e Espanha .  


     Esse processo de independência determinou os rumos da políticas nos anos posteriores , influenciando processos de independência e revoltas tanto na Europa , como a Revolução Francesa , bem como por toda a América .


vejam a vídeo aula .





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma