ESCOLA
ESTADUAL HERBERT BALDUS 19/08/20
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
PROFESSORA: ANGELA
Série: 9ªA,B
Tema: Dos fósseis à genética, evidências da
evolução
Atividades:
1) Comparando as idéias
de Darwin e Lamarck, represente por meio de esquema/desenho como Lamarck e
Darwin explicariam a evolução do pescoço das girafas, lembrando que elas se
alimentam de folhas de árvores.
2) Qual a diferença entre a teoria
de Lamarck e Darwin?
3) Quais as diferenças
ideológicas sobre a evolução que existe entre darwinismo e Lamarkismo?
4) O que há em comum entre
Lamarckismo e o darwinismo?
5) Em que o Lamarckismo e
o darwinismo concordam?
6) O que é a lei do uso e
desuso de Lamarck?
7) Os antibióticos são
medicamentos usados há muito tempo para combater doenças causadas por
bactérias. Muitas vezes, no entanto, um antibiótico deixa de fazer efeito
porque as bactérias que causam a doença mostram-se resistentes a ele. Explique o surgimento de bactérias
resistentes a antibióticos com base:
a) Nos princípios do uso e
desuso e da transmissão das características adquiridas.
b) Nos princípios da
seleção natural.
8) Qual é a importância
dos fósseis para o estudo da evolução?
Observação:
Pesquisar as atividades no livro de Ciências, Capítulo 2 – Evolução. Enviar as atividades para o email: angelapaulasantos@prof.educacao.sp.gov.br até
26/08/20!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma