CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


quarta-feira, 12 de agosto de 2020

3°Bimestre - Ecossistemas brasileiros.

Data: semana – 10 até 14 de agosto.                      Número de aulas: 4

Contato e entrega de atividades: via e-mail paulacelestino@prof.educacao.sp.gov.br  e sempre uma cópia no caderno.

Você pode tirar foto do que foi feito no caderno, pode enviar no Word ou no corpo do e-mail.


Prazo para Entrega: 19/08/2020


Orientações para entrega de Atividades.

  • Coloque o nome completo, o ano (Ex. 7E) e a data de resolução em cada folha do caderno;
  • Coloque o Título da Atividade no Início (semana de XX ate XX de agosto - título da atividade);
  • Ao terminar toda a atividade, tire foto (legível) de cada folha e envie para o meu email (paulacelestino@prof.educacao.sp.gov.br), você pode fazer no Word também ou outro editor de texto, mas sempre deixem uma cópia no CADERNO;
  • No email, colocar o título da atividade no campo "ASSUNTO" e no corpo da mensagem o NOME COMPLETO E ANO/SÉRIE.


Alguns conceitos importantes de Ecologia


ESPÉCIE: é o conjunto de indivíduos semelhantes (estruturalmente, funcionalmente e bioquimicamente) que se reproduzem naturalmente, originando descendentes férteis. Ex.: Homo sapiens


POPULAÇÃO:  é o conjunto de indivíduos de mesma espécie que vivem numa mesma área em um determinado período. Ex.: população de ratos em um bueiro, em um determinado dia; população de bactérias causando amigdalite por 10 dias, 10 mil pessoas vivendo numa cidade em 1996, etc.


COMUNIDADE OU BIOCENOSE: é o conjunto de populações de diversas espécies que habitam uma mesma região num determinado período. Ex.: seres de uma floresta, de um rio, de um lago de um brejo, dos campos, dos oceanos, etc.


ECOSSISTEMA OU SISTEMA ECOLÓGICO: é o conjunto formado pelo meio ambiente físico, ou seja, o BIÓTOPO (formado por fatores abióticos como: solo, água, ar) mais a comunidade (formada por componentes bióticos - seres vivos) que com o meio se relaciona.

HABITAT: é o lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada, isto é, o seu "ENDEREÇO" dentro do ecossistema. Exemplo: Uma planta pode ser o habitat de um inseto, o leão pode ser encontrado nas savanas africanas, etc.


BIÓTOPO: Área física na qual determinada comunidade vive. Por exemplo, o habitat das piranhas é a água doce, como, por exemplo, a do rio Amazonas ou dos rios do complexo do Pantanal o biótopo rio Amazonas é o local onde vivem todas as populações de organismos vivos desse rio, dentre elas, a de piranhas.


NICHO ECOLÓGICO: é o papel que o organismo desempenha, isto é, a "PROFISSÃO" do organismo no ecossistema. O nicho informa às custas de que se alimenta, a quem serve de alimento, como se reproduz, etc. Exemplo: a fêmea do Anopheles (transmite malária) é um inseto hematófago (se alimenta de sangue), o leão atua como predador devorando grandes herbívoros, como zebras e antílopes.


ECÓTONO: é a região de transição entre duas comunidades ou entre dois ecossistemas. Na área de transição (ecótono) vamos encontrar grande número de espécies e, por conseguinte, grande número de nichos ecológicos.


BIOSFERA: toda vida, seja ela animal ou vegetal, ocorre numa faixa denominada biosfera, que inclui a superfície da Terra, os rios, os lagos, mares e oceanos e parte da atmosfera. E a vida é só possível nessa faixa porque aí se encontram os gases necessários para as espécies terrestre e aquáticas: oxigênio e nitrogênio.


Tema 1 – Biomas


Atividades: Capítulo 1 – Ecossistemas brasileiros


1- Colem na tabela ou escreva as palavras ilustrativas de acordo com o conceito que julgarem mais adequado.


Ecossistemas

Biomas

















Palavras ilustrativas para recortar e colar na tabela ou apenas escrever.


Escola - Turmas - Números Naturais - Números pares - Números ímpares - Lagoa - Corpo Humano - Sistema do Corpo Humano - Parte baixa da floresta - Região de um país



2- Leitura páginas 15 e 16

Copiar e responder: questões de 1 a 5 página 16


3- Leitura página 17

Copiar e responder: Análise do mapa Biomas brasileiros, questões A e B. Na questão B – Bioma da sua região. Lembrem onde vivemos aqui em São Paulo – Zona Sul, da Serra do Mar e do Mico-leão dourado.


Amazônia e Caatinga


4- Leitura páginas 18 e 28

Copiar e responder:


A-) Descreva os fatores abióticos (sem vida, mas que precisamos deles para viver) relacionados com a temperatura e o clima na floresta Amazônica.

B-) Dê o significado para o termo “mata da Caatinga”?

C-) Cite alguns representantes da fauna e da flora da região da Caatinga.

D-) Pesquise na internet o termo plantas Xeromórficas.


Material de apoio:


Os principais Biomas Brasileiros resumo – Planeta Biologia 

Biomas brasileiros: resumo, mapa mental, fauna e flora 





Na torcida contínua para que todos estejam bem.

Bom estudo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma