ESCOLA
ESTADUAL HERBERT BALDUS 01/07/20
DISCIPLINA:
CIÊNCIAS
PROFESSORA:
ANGELA
Série:
8ªA,B,C,D
Tema: Processos reprodutivos dos animais
Atividades:
A
imagem do livro de ciências mostra dois pequenos gansos domésticos em um ninho
com um dos ovos quebrados e outro ovo intacto. Faça uma pesquisa sobre essas
questões abaixo: (1 a 3)
1)
Como você imagina que esses animais se alimentavam quando estavam dentro dos
ovos?
2)
Que outros animais você conhece que também botam ovos? Os ovos desses animais são semelhantes aos dos
gansos? Explique.
3)
Quais animais você conhece que não botam ovos? Ainda dentro do corpo materno,
antes do nascimento, como você imagina que esses animais se alimentam?
4)
Analisando o diagrama acima, você pode notar que os animais são divididos em
dois grandes grupos. Quais são eles e qual reúne o maior número de espécies?
5)
Considerando os animais que foram representados no diagrama, quais deles você
conhece?
6)
Em relação aos animais que identificou, você sabe dizer se vivem na água ou se
estão adaptados à vida no ambiente terrestre?
7)
Você sabe diferenciar reprodução sexuada de reprodução assexuada?
8)
Na reprodução assexuada, não há variação genética. Por quê?
Qual
ambiente facilita a fecundação externa?
9)
O escorpião-amarelo (Tityus serrulatus) é um animal partenogenético comum no
Brasil. Quando se sente ameaçado, ele pode atacar e causar acidentes. Supõe-se
que a partenogênese tenha facilitado a dispersão desse animal por
diferentes ambientes e estados brasileiros. Por quê?
10)
O que é partenogênese?
Observação: Pesquisar as atividades no livro de
ciências, páginas (36,37,38,39,40) Capítulo 2 – Reprodução em animais. Entregar as atividades em 08/07/20, para o
email: angelapaulasantos@prof.educacao.sp.gov.br
OBGD POR SER A UNICA PROFESSORA COM SENSO NESSA ESCOLA, VOCE E A UNICA QUE PASSA LIÇAO E TEM O TEMPO BOM PARA PODER RESPONDER, A UNICA QUE ESTA PENSANDO NOS ALUNOS.
ResponderExcluir