CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


quinta-feira, 30 de julho de 2020

Semana Intensiva de Estudo - Esporte, Natureza e Preservação.


Data: semana –  27 até 31 de julho
Número de aulas: 2
Contato e entrega de atividades: via e-mail paulacelestino@prof.educacao.sp.gov.br  e sempre uma cópia no caderno.
Você pode tirar foto do que foi feito no caderno, pode enviar no Word ou no corpo do e-mail.

Prazo para Entrega: 06/08/2020

Orientações para entrega de Atividades.
  • Coloque o nome completo, o ano (Ex. 7E) e a data de resolução em cada folha do caderno;
  • Coloque o Título da Atividade no Início (semana de XX ate XX de julho - título da atividade);
  • Ao terminar toda a atividade, tire foto (legível) de cada folha e envie para o meu email (paulacelestino@prof.educacao.sp.gov.br), você pode fazer no Word também ou outro editor de texto, mas sempre deixe uma cópia no CADERNO;
  • No email, colocar o título da atividade no campo "ASSUNTO" e no corpo da mensagem o NOME COMPLETO E ANO/SÉRIE.

Tema: Semana Intensiva de Estudo

Orientação: Nas próximas aulas vamos abordar as modalidades de Esportes de Aventura da Natureza, para termos o conhecimento aprofundado de cada modalidade.

Quando falamos em esportes radicais, logo nos remete aqueles esportes que dão um friozinho na barriga, que eleva a adrenalina e que exigem muita ousadia do praticante, ou ainda esportes praticados ao ar livre, em contato com a natureza, explorando o espaço físico com certo atrevimento. A palavra certa para a realização desse esporte é aventura.
Agora se você acha que esporte radical é aquele nas alturas, ou enfrentando ondas gigantes e velocidades impressionantes, calma. Existem muitos outros esportes considerados radicais em solo e bem mais tranquilos. Ainda assim são recheados de emoção, como por exemplo, o trekking, que é na verdade uma caminhada de alguns dias em lugares às vezes exóticos, natural e cheio de rotas. Um bom exemplo de trekking famoso é o caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.
As palavras de ordem daqueles que gostam e praticam os esportes radicais são: disposição, ousadia, coragem e amor à natureza. Afinal, não é para qualquer um enfrentar o vento, o frio, o calor, a fúria da água ou alturas tenebrosas e quedas bruscas, além de velocidades sem limites. Tudo isso está no DNA dos apaixonados por esporte radical.

O que são esportes radicais?

O termo esporte radical surgiu no final da década de 1980. Estes Considerados esportes com alto grau de risco físico, principalmente por serem executados em condições de perigo extremo. Sua principal característica é o aumento da adrenalina no corpo humano e podem ser de cunho competitivo ou não.
São divididos em duas categorias: esportes radicais de aventura e esportes radicais de ação.
A distinção dos dois é:
Esportes Radicais de Aventura: são esportes fundamentados na superação de alguns desafios geográficos, sendo as habilidades desenvolvidas no movimento e deslocamento e na resistência. Tem como objetivo a forte relação entre lazer e turismo usado como Educação. Exemplos: alpinismo, montanhismo e rafting.
Esportes Radicais de ação: são esportes que se baseiam em manobras perfeitas, sua principal característica é o equilíbrio, a potência e a velocidade. Tem como objetivo o lazer como principal motivo, geralmente as competições produzem eventos de grande importância. Exemplo: surf, skate e mountain bike.
Esse tipo de esporte exige do atleta alto grau de condicionamento físico e mental, boa alimentação e equipamentos adequados. Os esportes radicais estão cada vez mais populares, e ganhando adeptos no mundo todo, graças às divulgações da mídia, sobretudo dos meios de comunicação na internet.

Esportes radicais mais praticados no Brasil e seus benefícios:

Escalada esportiva: A escalada esportiva é a técnica e movimento de montanhismo, podendo ser praticada sozinha ou em grupo. Esse esporte surgiu na década de 1970, quando um ucraniano iniciou uma escalada em pedras anexadas na parede de seu próprio quarto para fazer treinamento físico. Muitos profissionais da escalada ao saberem disso começou também a fazer esses movimentos, surgindo então a escalada esportiva.
A escalada esportiva requer força e concentração, pois se pode escalar altos pontos, baixa aderência e outros obstáculos durante o percurso. E mesmo tendo um grau alto de dificuldade, a prática tem conquistado um grande número de adeptos, proporcionando uma sensação de prazer incrível.
Por acontecer em diferentes lugares a escalada tem contornos diversificados como, por exemplo:
Bloco: é a escalada de uma rocha ou muro de treino, exigindo muita força física. É a mais comum e pode ser realizada em vários lugares, como por exemplo, um shopping;
Escalada artificial: o escalador explora aparelhos como os móveis e grampos que têm o objetivo de auxiliar a progressão. 
Os equipamentos básicos para escalada são: cordas, capacete e sapatilha de escalada. A escalada esportiva tem ganhado espaço nas academias de todo o país com os muros artificiais, pois tem promovido muitos benefícios aos praticantes entre eles destacamos:

  • Aumenta a resistência muscular;
  • Controle e equilíbrio do peso corporal;
  • Melhora a consciência corporal;
  • Desenvolve o equilíbrio;
  • Controle das emoções;
  • Alivia o estresse e promove o bem-estar;
  • Como você pode perceber: existem motivos de sobra para praticar a escalada esportiva.

Arvorismo

O arborismo ou arvorismo é uma nova prática esportiva de aventura, é na verdade uma travessia de um percurso suspenso entre plataformas organizadas nas copas das árvores. Esse percurso é apresentado com métodos mais estratégicos, utilizando cabos de aço e cordas, sempre com a meta de aumentar o desafio e a adrenalina dos aventureiros. Às vezes faz uso de tirolesas ou outros equipamentos para vencer os obstáculos que podem ser naturais ou não.
Geralmente o percurso é acompanhado por monitores, não precisa ter experiência com esportes radicais para executar o arvorismo, qualquer um pode realizá-lo.

Os equipamentos necessários chamado kit arvorismo são:

  • Cabo de segurança;
  • Cadeirinha;
  • Polia;
  • Mosquetão;
  • Capacete.

São três modalidades de arvorismo:

Arvorismo Técnico: essa modalidade é mais usada por pesquisadores para atravessar as copas das árvores;
Arvorismo Acrobático: foi inspirado no arvorismo técnico, com o objetivo da diversão e do desafio. É necessário equilíbrio e coragem, já que o grau de dificuldade aumenta;
Arvorismo Contemplativo: nessa modalidade não há equipamentos de segurança como nas outras duas. O percurso é feito e preparado com proteções laterais, plataformas mais amplas, e passarelas firmes entre as árvores, reduzindo a dificuldade e os desafios. O objetivo único é a contemplação da natureza.
O arvorismo técnico foi criado na Costa Rica, na década de 1980, por cientistas que necessitavam coletar espécies nas copas das árvores e também manter-se nas alturas para observar o comportamento das espécies. Com isso, eles precisavam construir plataformas nesses locais para pernoitar, foi aí que surgiu também o arvorismo contemplativo.
Agora como esporte, o arvorismo foi idealizado na Nova Zelândia e na França na década de 1990. Com o tempo, os percursos foram aperfeiçoados, o nível de dificuldade também aumentou surgindo, portanto o arvorismo acrobático.

https://youtu.be/9PcJRiX53DQ - Esportes Radicais e de Aventura 
Esportes Radicais e de Aventura - Aula 01 


Traz os conceitos da modalidade, conceitos sobre risco e suas concepções.
É a parte teórica que trata da iniciação das referidas modalidades.
Esse conteúdo esteve inserido nas minhas aulas ministradas no curso de Educação Física no ano de 2018 na Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, na disciplina de Esportes Radicais e de Aventura na Natureza;

Atividade 

Orientação: Se não conseguir assistir a aula pode fazer a pesquisa sobre os temas abordados e vai conseguir fazer a atividade.



Estudo Dirigido

1- Regras do Arvorismo?
2- De que modo as árvores são utilizadas no arvorismo?
3- Como podemos implementar o arvorismo na escola?
4- Benefícios do arvorismo?
5- A origem do arvorismo?
6- Quais são as modalidades da escalada?
7- Qual a origem da escalada?
8- Como surgiu a escalada no Brasil?
9-  Como podemos utilizar a escalada na escola?
10- Regras da escalada?
11- Quais equipamentos que são essencial para uma escalada?
12- Quais as características da escalada?
13- Após assistir a aula de Esportes Radicais e de Aventura, qual foi o conhecimento obtido? Descreva.

Na torcida contínua para que todos estejam bem.
Bons Estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma