ESCOLA ESTADUAL HERBERT BALDUS 22/07/20
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
PROFESSORA: ANGELA
Série: 9ªA,B
Revisão:
Radiação Eletromagnética
Atividades:
1) Escreva a ordem cronológica em que foram
criados ou inventados o radio, a televisão e o telefone.
2) O que significam AM e FM, em relação as transmissões
radiofônicas?
3) Entre a transmissão em AM e a transmissão
em FM, qual delas ocorrem com menos interferência?
4) Por que as transmissões radiofônicas de
musicas geralmente são feitas pelo sistema FM, e não AM?
5) Identifique e caracterize os equipamentos
que utilizam a radiação eletromagnética.
6) Uma atleta de ginástica olímpica, em
conversa com o seu medico, disse que
gostaria de fazer radiografias semanais de seus tornozelos e joelhos para
verificar possíveis lesões. Se você
fosse o medico dessa atleta, que conselho você daria a ela? Você permitiria que ela tirasse essas
radiografias ao final de cada semana ou não? Por quê?
7) Um aparelho de radio consegue captar as ondas
enviadas pelas emissoras de TV ou pelas antenas de telefonia celular
porque essas ondas apresentam diferentes:
a) Velocidade
b) Intensidades.
c) Volumes.
d) Frequências.
e) Cores.
8) As radiações eletromagnéticas conseguem atravessar alguns
materiais, mas são “blindadas” por outros. Entre as alternativas, qual
representa corretamente o par radiação x blindagem?
a) Ondas de radio x janelas de vidro.
b) Ondas
de TV x portas de madeira.
c) Raios X x roupas de algodão.
d) Micro-ondas x papel-alumínio.
e) Luz visível x óculos de grau.
Observação:
Pesquisar as atividades no livro de ciências, Capítulo 10 – A comunicação
humana, página (234 em diante). Entregar as atividades em 29/07/20, para o
e-mail: angelapaulasantos@prof.educacao.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma