CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 6 de julho de 2020

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO; ESTUDO DE VOCABULÁRIO


Olá, galera do 6ºA!
Espero que estejam bem ;)

Vocês irão ler um texto e depois através de questões analisá-lo. Por favor, enviem suas respostas para o seguinte e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 13/07/2020. 

Assunto: Interpretação de texto; estudo de vocabulário e concordância nominal.


I. Leia o texto a seguir para depois responder ao que se pede.

A profecia

Caraíbas têm cabeça oca. Deviam ter aprendido muitas lições com o povo filho da terra e não souberam enxergar, nem ouvir, nem sentir. E sofrerão por isso.
Dia virá em que ficarão com sede, muita sede, e não terão água pra beber: os rios e lagoas e valos e regatos e até a água da chuva estarão sujos e pobres. E chorarão. E continuarão com sede porque a água do choro é salgada e amarga...
O tempo da fome também virá. E a terra estará seca, o chão duro. As sementes do milho e a mandioca não mais nascerão verdes, alimentando a esperança de quarups ao redor do fogo com muita comida e bebida. A caça e peixe também terão fugido ou morrido. E a fome apertará o estômago do caraíba e ele não poderá comer nem sua riqueza, nem sua terra nua e estéril.
Os dias serão sempre mais quentes. E quando o caraíba procurar uma sombra como abrigo, descobrirá que a terra não tem mais árvores.
E o caraíba, o homem-branco, chorará. E quando acordar de sua imensa estupidez será tarde, muito tarde.
Eu, Tamãi, o velho pajé, falei.

ZOTZ, Werner. Apenas um curumim. Rio de Janeiro: Nórdica, 1979.

a)      Quem nos fala no texto transcreva uma frase que justifique sua resposta.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)      O texto fala sobre o futuro de quem?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)      Quem são os caraíbas?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)     “Deviam ter aprendido muitas lições com o povo filho da terra”. Quem é o filho da terra? E quem é o povo filho da terra?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e)      O caraíba corre o risco de se tornar rico mas morrer de fome. Copie a frase em que o velho pajé fala sobre isso.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f)       O velho pajé menciona as consequências de certas ações dos caraíbas. Quais são essas ações? E quais são as consequências dessas ações?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

II. Enriquecendo o vocabulário.
1.      “... os rios e lagoas e valos e regalos e até a água da chuva estarão sujos e pobres.”

Assinale a alternativa que explica o significado de valo:
a)      o mesmo que vale, isto é, depressão alongada entre montes ou planície alongada à beira de um rio.
b)      sulco (natural ou feito pelo homem) que conduz água; valeta por onde corre água em um campo cultivado.

2.      “... alimentando a esperança de quarups ao redor do fogo com muita comida e bebida.”

Assinale a alternativa que explica o significado de quarup:
a)      cerimônia social e religiosa dos indígenas.
b)      queimadas que os indígenas realizam para evitar o excesso de produção de comida.
c)      todo acontecimento triste que abate o ânimo dos indígenas.

3.      “... e ele não poderá comer nem sua riqueza, nem sua terra nua e estéril.”
a)      O que você entende por terra nua?
______________________________________________________________________________
b)      O que você entende por terra estéril?
______________________________________________________________________________

4.      Procure no dicionário o significado de pajé.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

III. Exercitando a concordância nominal.

Como já sabemos, os adjetivos são palavras que se relacionam aos substantivos, atribuindo-lhes qualidades, características ou estados.
Neste exercício, sublinharemos os adjetivos. Você deve assinalar o substantivo a que se refere cada adjetivo, conforme os modelos:

     modelos:         “Caraíbas têm cabeça oca.”


                        “A água do choro é salgada e amarga.”
 



a)      “Os dias serão sempre quentes.”
b)      “As noites serão escuras e frias.”
c)      “E quando acordar da sua imensa estupidez será tarde.”
d)     “Os rios e lagoas e valos e regatos e até a água da chuva estarão sujos e pobres.”
e)      “E a terra estará seca e o chão duro.”
f)       “As sementes do milho e a mandioca não mais nascerão verdes.”
g)      “As sementes do milho e da mamona não mais nascerão verdes.”

IV. Dê sua opinião também.

O texto A profecia é da década de 70. Embora já se tenha passado muitos anos desde que foi escrito, ele continua atual. Explique por que o assunto do texto continua atual e o que o homem branco pode aprender com os povos indígenas?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Bibliografia: NICOLA, José de. Atividade e criatividade – a redação passada a limpo. v.1. São Paulo: Editora Scipione, 1991.

Observações: Façam a atividade com calma; leiam o enunciado para saber responder às questões. Em caso de dúvidas, deixem os comentários aqui no blogger, responderei assim que for possível.

Obrigada J

Profª Maria Margarida


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma