FUNÇÃO QUADRÁTICA OU FUNÇAO
DO 2º GRAU
Lembre-se:
grau da função é determinado de acordo com o maior expoente da variável x. No
caso da função quadrática, dois é o maior expoente de x.
Atenção! Se em uma função não houver nenhum
expoente na variável x significa que ela é do primeiro grau.
A função quadrática, também
chamada de função polinomial de 2º
grau, é uma função representada pela seguinte expressão:
f(x) = ax2 +
bx + c
Onde a, b e c são
números reais e a ≠ 0.
Exemplo:
f(x) = 6x2 -
x + 5 a = 6; b = -1; c = 5.
f(x) = x2 –
9 a = 1; b = 0; c =
-9.
f(x) = x2 –2x
a = 1; b = -2 e c =
0
f(x) = x2 a = 1 ; b = 0 e c = 0
As
raízes de uma função quadrática fornecem os pontos de intersecção do gráfico da
função com os eixos do plano cartesiano.
Quando
consideramos uma função quadrática da forma y = ax2 + bx + c e substituímos
inicialmente o x por 0, vamos
encontrar a intersecção com o eixo OY. Agora, se o y = 0, vamos encontrar
a intersecção com eixo OX, ou seja, as raízes da equação fornecem a
intersecção com o eixo x. Veja um exemplo:
y = x2 –
4x
Se
x = 0 e substituir na função dada.
Assim, y = 0 . 2 – 4 (0) = 0. Note
que, quando x = 0 , y = 0. Assim, temos o seguinte par ordenado (0, 0). Esse
par ordenado fornece a intersecção com o eixo y. Agora y = 0 e substituindo na função, vamos obter o
seguinte:
x2 –
4x = 0
x.(x - 4) = 0
x’ = 0
x’’- 4 = 0
x’’ = 4
Logo, temos dois pontos de intersecção (0, 0) e (4,
0) e, no plano cartesiano, temos o seguinte:
Podemos usar a
Fórmmula de Bhaskara para encontrar os zeros da função.
Com
isso, ganhamos uma ferramenta muito importante: olhando para o discriminante,
podemos saber em quantos lugares o gráfico intercepta o eixo x.
Se o delta é maior
que zero (positivo), o gráfico “corta” o eixo x em dois pontos, ou seja, temos
x’ e x’’.
Se o delta é igual
a zero, o gráfico “corta” o eixo x em um ponto, ou seja, x’ = x’’.
Se o delta é menor
que zero (negativo), o gráfico não “corta” o eixo x, pois não existem raízes
reais.
Logo observe:
Exemplos
1 - Dada a função
f(x) = -x2 + 2x – 4. Determine:
a) A intersecção
com o eixo OY.
b) A intersecção
com o eixo OX.
c) Esboce o gráfico da função.
Solução:
a) Para determinar
a intersecção com eixo OY , basta tomar o valor de x
0. -(0)2 +2(0)
– 4
0 + 0 – 4
-4
Assim, temos o par ordenado (0, -4).
Para
encontrar a intersecção com o eixo OX, vamos igualar o valor de y = 0. Assim:
-x2 +2x
– 4 = 0
a = -1 b
= 2 c = -4
Δ = (2)2 - 4(-1)(-4)
Δ = 4 - 16
Δ
= -12
Como o valor do
discriminante é menor que zero, a função não intercepta o eixo x.
Para fazer o
esboço do gráfico, devemos olhar os pontos de intersecção e analisar a
concavidade da parábola. Como a < 0, a parábola será côncava para baixo.
Assim:
Dada a função
f(x) = x2 - 5x +6. Determine:
a) A intersecção
com o eixo OY.
b) A intersecção
com o eixo OX.
c) Esboce o gráfico da função.
Sendo:
a = 1 b = -5
c = 6
Substituindo esses valores na fórmula de Bhaskara,
temos:
Portanto, as raízes são 2 e 3.
O gráfico das funções do 2º grau são curvas que
recebem o nome de parábolas. Em relação ao vértice, na função de primeiro
grau é possível traçar o gráfico a partir de dois pontos. Contudo, isso
não acontece na função de segundo grau, pois é necessário conhecer mais
que dois pontos.
Existe ainda um outro ponto, chamado de vértice da parábola , que é o valor máximo ou mínimo da função. Este ponto é encontrado usando-se a seguinte fórmula:
Lembre-se que é possível identificar a posição da
concavidade da curva analisando apenas o sinal do coeficiente a. Se o coeficiente for positivo, a concavidade ficará
voltada para cima e se for negativo ficará para baixo. O vértice irá
representar o ponto de valor máximo da função quando a parábola estiver voltada
para baixo e o valor mínimo quando estiver para cima.
Exemplos:
Determine
as coordenadas do vértice da parábola que representa a função :
a = 1 b = -2
c = -3
Δ
= b2 - 4ac
Δ
= (-2)2 - 4. 1 . (-3)
Δ
= 4
+12
Δ = 16
Por
ai já temos algumas conclusões:
concavidade
voltada para cima, logo terá ponto de mínimo.
duas
raízes distintas,
intercepta
o eixo y em (0, -3)
xv = -(-2)
= 2 =1 yv = -16
= -4
2 . 1 2 4 . 1
Teremos
o ponto (1, -4) que é ponto mínimo.
2)
Uma bola é lançada do solo verticalmente
para cima tem posição em função do tempo dada pela função f(t)
= 8t – t², onde a altura f(t) é dada em metros e o tempo t é dado em
segundos.
a) Qual
a altura máxima atingida
b) O tempo que o corpo levou para atingir a
altura máxima?
f(t)
= 8t – t²
a =
-1 b = 8 c = 0
Δ = b2 - 4ac
Δ = (8)2
- 4. (-1) . 0
Δ = 64
xv = -8 = -8 = 4 yv
= -6 4 =
16
2 . (-1) -2 4 .
(-1)
Graficamente
temos:
Exercícios
Dada a função h definida por h(x) = x² - 4x +
3 , Construa o gráfico e responda as questões a seguir:
a)
O gráfico da função h pode ser representado por uma reta? Por quê?
b) Quais são os zeros dessa função?
c) Qual é o vértice da função h?
d)
Em qual(is) intervalo(s) a função é crescente?
e) Em qual(is) intervalo(s) a função é
decrescente?
f) Quanto à concavidade, a função h é côncava
para cima ou para baixo? Por quê?
g) A função h assume valor máximo ou mínimo?
Qual é o ponto?
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