CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


quarta-feira, 22 de julho de 2020

ECOSSISTEMAS BRASILEIROS- AMAZÔNIA

ESCOLA ESTADUAL HERBERT BALDUS
DISCIPLINA CIÊNCIAS
PROFESSORA PRISCILLA

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS 7A,B
ORIENTAÇÕES:
1- ESSA ATIVIDADE DEVE SER ENVIADA RESPONDIDA ATÉ DIA 27/07/2020 NO E-MAIL aleluia@prof.educacao.sp.gov.br;
2- PARA RESPONDER À ATIVIDADE ASSISTA À AULA DO DIA 20/07 NO CMSP PELO CANAL DO YOUTUBE;
3- SE IDENTIFIQUEM COM NOME, SÉRIE E TURMA NO TITULO DO E-MAIL E NA ATIVIDADE;
4- QUALQUER DÚVIDA ENTREM EM CONTATO COMIGO POR E-MAIL OU PELO BLOG, OU AINDA POR ONDE FOR POSSÍVEL;
SE AINDA RESTAR DÚVIDAS, VÍDEO AULAS AJUDAM BASTANTE, ESTUDEM E SE INFORMEM PARA QUE ESSE INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM SEJA VÁLIDO.


QUESTÕES

1- “A Amazônia é uma terra de superlativos: É a maior floresta tropical do mundo, com mais de 40.000 espécies de plantas. Em nenhum lugar na Terra se encontram tantas aves, peixes de água doce ou borboletas diferentes. Esta é a casa de uma em cada dez espécies conhecidas pela ciência. Entre elas estão a onça-pintada, o maior felino das Américas; a surucucu, a maior víbora da Terra; a sucuri, a cobra mais pesada do mundo; a harpia, a maior ave de rapina da América do Sul”.
PASCHOAL, F. Amazônia: uma floresta de superlativos. National Geographic Brasil, set. 2012. Acesso em: 14 ago. 2015.
A localização e a configuração vegetal das fitofisionomias do Bioma Amazônia permitem classificar sua floresta como:
a) Temperada Decídua
b) Latifoliada Equatorial
c) Subtropical Úmida
d) Ombrófila Densa
2- Sobre a bacia hidrográfica amazônica, podemos afirmar que:
a) é composta por uma rede de drenagem exclusivamente brasileira.
b) é a segunda maior bacia hidrográfica do mundo, atrás somente da bacia Platina.
c) possui um baixo potencial hidrelétrico e um alto potencial hidroviário.
d) é abastecida pelas chuvas regulares e também pelo regime nival oriundo dos Andes.
e) o seu rio principal ocupa uma área de relevo irregular do tipo planáltico.
3- Estudo comprova que desmatamento da Amazônia afeta chuvas até na Argentina
“O ar que passa sobre grandes áreas de floresta tropical produz pelo menos duas vezes mais chuva do que o que se move através de áreas com pouca vegetação. Em alguns casos, florestas contribuem para o aumento de precipitação a milhares de quilômetros de distância, de acordo com o estudo publicado na revista Nature”.
BBC Brasil, 8 set. 2012. Acesso em: 14 ago. 2015 (adaptado).
A dinâmica acima apresentada relaciona-se, em partes, com:
a) a captação do dióxido de carbono pela floresta.
b) a atenuação do efeito estufa.
c) a dinâmica dos “rios voadores”.
d) a descarga fluvial do Rio Amazonas.
e) a captação do ar úmido do Pacífico.
4- A Floresta Amazônica, com toda a sua imensidão, não vai estar aí para sempre. Foi preciso alcançar toda essa taxa de desmatamento de quase 20 mil quilômetros quadrados ao ano, na última década do século XX, para que uma pequena parcela de brasileiros se desse conta de que o maior patrimônio natural do país está sendo torrado.
AB’SABER, A. Amazônia: do discurso à práxis. São Paulo: EdUSP, 1996.
Um processo econômico que tem contribuído na atualidade para acelerar o problema ambiental descrito é:
a) Expansão do Projeto Grande Carajás, com incentivos à chegada de novas empresas mineradoras.
b) Difusão do cultivo da soja com a implantação de monoculturas mecanizadas.
c) Construção da rodovia Transamazônica, com o objetivo de interligar a região Norte ao restante do país.
d) Criação de áreas extrativistas do látex das seringueiras para os chamados povos da floresta.
e) Ampliação do polo industrial da Zona Franca de Manaus, visando atrair empresas nacionais e estrangeiras.
5- A região indicada abaixo engloba vários estados brasileiros (e parte de um deles) e foi definida, pelo governo federal em 1953, com o intuito de planejar melhor o desenvolvimento socioespacial dessa parcela do território nacional.
Esse recorte regional é conhecido como:
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma