CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 14 de julho de 2020

Discutindo a Proposta e Elaborando o Projeto



RESPONDA:

Sabendo que compreender é um processo que indica o entendimento do significado de algo, e relacionar é demonstrar uma relação, uma conexão, entre uma coisa e outra, como você acha que  a arte, a tecnologia e a ciência  podem se relacionar nos processos criativos do fazer artístico contemporâneo?
                                                OBJETOS DO CONHECIMENTO



A RELAÇÃO DAS LINGUAGENS ARTISTÍCAS NA ERA DIGITAL

Conteúdos, conceitos e processos de criação
De acordo com recentes atualizações no mundo das artes visuais,  instalações, performances, ready-mades e web art são apenas alguns exemplos de interação entre as mídias, a tecnologia e o mundo das artes visuais.

                CONHECENDO OS CONCEITOS
O QUE É
Instalação é uma uma manifestação artística contemporânea composta por elementos organizados em um ambiente. Ela pode ter um caráter efêmero ou pode ser desmontada e recriada em outro local.
Ready-made é a apropriação de algo já existente, frequentemente objetos comuns, de uso cotidiano. Esses objetos são simplesmente retirados de seu contexto de uso habitual e elevados à categoria de obra de arte. Marcel Duchamp cria este estilo artístico, partindo da ideia de ruptura com a idealização e deificação de obras e seus processos de criação, retirando delas a artesania que as caracteriza.

Happening é uma forma de expressão das artes visuais que, de certa maneira, apresenta características das artes cênicas. Neste tipo de obra, quase sempre planejada, incorpora-se algum elemento de espontaneidade ou improvisação, que nunca se repete da mesma maneira a cada nova apresentação.
Assemblage é a obra em colagem, realizada com retalhos de papel ou tecido, objetos descartados, pedaços de madeira, pedras e outros. O termo foi designado por Jean Dubuffet em 1953.
Site Specific ou arte in situ designa um método artístico em que se concebe ou dedica uma obra de arte ao seu local de exposição, pelo que assume uma característica não-transportável. Qualifica igualmente uma obra que toma em conta o local onde está instalada, o que a difere das instalações, que podem ser remontadas várias vezes.
Land Art  também conhecida como Earth Art ou Earthwork, se refere ao tipo de obra artística em  que o processo de criação ocorre concorrendo para que o próprio ambiente natural possa ser transformado em obra, em vez de simplesmente fornecer elementos ou matérias primas.
Web Art ou Internet Art  representa o universo de obras criadas pela e para Internet, com o auxílio de softwares específicos, em que a temática é sempre a web, bem como seu suporte e forma de divulgação.
Body Art surgiu na década de 1960, e é uma manifestação das artes visuais em que o corpo do artista é adotado como suporte ou meio de expressão.

RESPONDA:
Quais destas modalidades das artes visuais (body art, web art, instalação, happening, ready-mad, site Specific e land art) você já conhecia? Na sua opinião quais relações elas podem ter com a tecnologia e com a ciência?

                               CONHECENDO CONCEITOS
Linguagens: híbridas ou convergentes?
Linguagens híbridas

Que unem linguagens de áreas diversas, com a happening; performance.
Linguagens convergentes
Nem sempre são consideradas arte, mas trabalham com seus códigos (arquitetura, cenografia, design, figurino, iluminação, jingle, moda, música para jogos eletrônicos, ourivesaria, publicidade, sons para celular, trilha sonora e videoclipe).
                                       DESAFIO

1. Pesquisa
Pesquise em revistas, livros, jornais, Internet, entre outros, textos e imagens contendo informações sobre as principais características e diferenças das formas híbridas e convergentes de arte que se utilizam da ciência e da tecnologia nos processos de criação. Finalizada a pesquisa, registre em seu caderno ou portfólio todo material coletado.

                              TECNOLOGIA , MÍDIA, ERA DIGITAL E CIÊNCIAS
As mídias e a tecnologia são utilizadas agilizando o processo de registro, arquivo e difusão das obras nas diversas linguagens da arte, como esquemas coreográficos, partituras, banco de peças teatrais,  confecção de cenários e figurinos. Utiliza-se de programas específicos, como o Encore, edição de partituras, ou o Cmap Tools, que são esquemas coreográficos, ou ainda o Autocad, que é a editoração gráfica de cenários e figurinos.
Relação entre tecnologia e linguagens artísticas
Em nossos dias, observamos como arte e tecnologia estão interligadas. A tecnologia modifica a arte que, por sua vez, propicia o surgimento de novas tecnologias. Por meio do diálogo entre as duas áreas, surgem alterações na interatividade humana e nas formas de “pensar” arte.

As tecnologias digitais podem ser caracterizadas por sua mobilidade, multifuncionalidade, convergência e integração. Por sua vez, a arte, em desenvolvimento, como forma de expressão e comunicação, sempre esteve envolvida com diferentes tecnologias.
                         CONHECENDO CONCEITOS
Visão Sistêmica
Consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir neste a análise ou a interferência. A visão sistêmica é formada a partir do conhecimento do conceito e das características dos sistemas.
Enxergar o todo, entender como as linguagens da arte  se articulam entre si, como se relacionam com a ciência e a tecnologia, e como funcionam os processos de criação, produção, veiculação, apreciação, interação com o público e mercado consumidor de arte.

                                                                DESAFIO


2. Criando significado
Partindo do conceito de ação sistêmica, realize o esboço de um projeto de artístico que utilize as mídias e as novas tecnologias tanto para o registro do processo de criação, quanto como suporte ou elemento do produto final. Lembre-se de contemplar em seu projeto para qual público alvo ele é indicado, quanto tempo demorará sua implementação, quais locais serão utilizados, bem como recursos materiais e humanos. Realize o registro em seu caderno ou portfólio. Mãos à obra!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma