Para os alunos que não tem apostila de química, do 1º bimestre.
As atividades da nossa avaliação são: 3C e 4D
Química
TEMA:
“QUALIDADE E TRATAMENTO DE ÁGUA”
ATIVIDADE
1
1.A Realize uma discussão baseada
nos conceitos propostos nas questões a seguir:
1. Podemos beber água do Rio Tietê?
2. Como fazer com que a água poluída dos rios se torne
própria para o consumo?
3. O que é necessário fazer para obter água limpa para
o consumo?
4. É possível construir uma miniestação de tratamento
de água na escola?
Outras sugestões?
1.B. Após a discussão
inicial, preencha individualmente o quadro a seguir para formular hipóteses que
expliquem o porquê de cada situação-problema:
Perguntas
|
Hipóteses
|
1.
Podemos beber água do Rio Tietê?
|
|
2.
Como fazer com que a água poluída dos rios se torne própria para o consumo?
|
|
3. O
que é necessário fazer para obter água limpa para o consumo?
|
|
4. É
possível construir uma miniestação de tratamento de água na escola?
|
|
Outras
sugestões?
|
|
Dado o esquema básico das etapas do tratamento de
água, realizado nas Estações de Tratamento de Água - ETA, desenvolva as
atividades 2 e 3 a seguir:
ATIVIDADE
2
2.A Descreva com suas palavras,
com o auxílio de pesquisas, as etapas do tratamento de água que são realizadas
nas Estações de Tratamento de Água - ETA e socialize com os colegas as suas
considerações.
2.B. Assista
ao Vídeo “Sabesp - Tratamento de Água”
disponível em https://www.youtube.com/watch?v=P2ShcHsEGts e reflita sobre as etapas do tratamento, o consumo
e o uso consciente da água. Escreva as principais ideias do vídeo no quadro
abaixo e socialize com os colegas.
Cite alguns usos da água:
|
|
% Água no planeta:
|
|
Como a água chega em casa?
|
|
Quais as represas de água
interligadas da Sabesp e como funcionam?
|
|
Ao chegar na ETA, quais as etapas
do tratamento da água?
|
|
Quais atitudes você poderá adotar
para economizar a água?
|
|
ATIVIDADE
3
3.A Em grupos, realizem uma
pesquisa para fundamentação teórica do tema abaixo escolhido e uma pesquisa de
campo para a elaboração de um diagnóstico da utilização da água na escola e/ou
no seu entorno, para mapear a condição atual e real dos hábitos de consumo. As
ações, informações, dados, fotos, pesquisas deverão ser registradas em
Relatórios, Diários de Bordo ou Portfólios (conforme indicação do professor).
Socializar com a classe as conclusões obtidas no desenvolvimento do trabalho.
Temas:
Grupo 1: Realização de um experimento sobre as
etapas para o tratamento de água.
Grupo 2:
Como é o sistema de abastecimento de água da escola (qual represa,
distribuidora, etc.).
Grupo 3: Projeto de construção de sistema de
reutilização da água de chuva na escola.
Grupo 4: Rios e córregos da região da escola.
Grupo 5: Consumo sustentável de água na escola.
3.B Utilize o Simulador “Preciso de Oxigênio”
disponível em:
http://rived.mec.gov.br/atividades/biologia/microorganismos/atividade5/atividade5.htm e selecione o item 2 (vermelho) “Despejo de
Esgotos”. Para iniciar discussões acerca da redução de oxigênio nos cursos de
água em função do aumento de despejo de esgotos nessas águas. Efetue a leitura
do texto do lado esquerdo da telinha, manuseie o simulador para observar as
consequências no despejo do esgoto no lago e responda às perguntas sugeridas. Anote
e discuta com os seus colegas as observações realizadas.
3.C. Dadas as
perguntas abaixo, realize pesquisas mais específicas para respondê-las, com o
auxílio do professor, sobre a Qualidade e Tratamento de Água e socialize com os
colegas:
•
Qual a diferença entre água
pura e potável?
• Por que há a adição de cloro
numa das etapas do tratamento da água?
• Por que se adiciona o
hidróxido de cálcio e o sulfato de alumínio para que ocorra a etapa da
floculação, no tratamento de água?
•
Qual a função da filtração
após a floculação?
•
O que é concentração de uma solução? Quais os
tipos de concentração? Como podem ser calculadas e em quais unidades de medida
podem ser expressas?
•
O que significa DBO e por que constitui um dos
parâmetros para verificação da qualidade da água?
ATIVIDADE
4
4.A Para realizar a determinação
da concentração de uma solução de hidróxido de sódio (NaOH), foi realizada a
titulação com ácido sulfúrico (H2SO4) na concentração de 0,1mol/L. Para este
procedimento, foram utilizados 27,5mL de solução ácido sulfúrico para a
neutralização de 25mL do hidróxido sódio. A partir dos dados fornecidos e da
reação não balanceada a seguir, realize o balanceamento e calcule a
concentração, em mol/L, de hidróxido de sódio que foi encontrada.
NaOH + H2SO4 → Na2SO4 + H2O
4.B Uma amostra de 3L de água foi
submetida à incubação por cinco dias, numa temperatura de 20°C, para
determinação da sua Demanda Bioquímica de Oxigênio - DBO. Foi observado um
consumo de 211 mg de oxigênio. Sabendo-se que a água de esgoto, quando tratada,
deve apresentar uma DBO máxima de 60 mg/L (Sabesp) para poder ser lançada nos
rios, será que essa amostra analisada está adequada para ser lançada nos rios?
Justifique.
4.C Dado o gráfico abaixo, que
apresenta a variação de solubilidade do gás oxigênio em água em diferentes
temperaturas, a 760mmHg, responda:
O que
acontece com o gás oxigênio da água nas temperaturas de 10°C e 30°C?
|
|
Baseado
na resposta anterior, reflita acerca dos possíveis impactos à vida nos rios e
mares?
|
|
Qual é
a máxima quantidade de oxigênio que se dissolve em 1L de água a uma
temperatura de 20°C?
|
|
Solubilidade do oxigênio a
várias temperaturas (a 760 mmHg)
4.D A cidade X possui três rios
em suas imediações, que apresentam os parâmetros de qualidade indicados na
tabela abaixo. Para que as águas dos rios da cidade sejam tratadas, precisam
atender a determinadas concentrações de metais indicadas pelo limite permitido.
De acordo com esses parâmetros permitidos na tabela, quais amostras devem ser
tratadas? Por quê?
Parâmetro medido
|
|
Concentração em mg/L
|
|
|
Limite permitido
|
Amostra A
|
Amostra B
|
Amostra C
|
|
Níquel
(Ni)
|
0,02
|
0,0007
|
0,120
|
0,009
|
Cromo
(Cr)
|
0,059
|
0,045
|
0,27
|
0,033
|
Zinco
(Zn)
|
5,9
|
4,72
|
3,1
|
4,88
|
4.E Um Químico preparou 3
soluções de KMnO4
(permanganato de potássio), com as seguintes concentrações: (A) 0,5 mol/L; (B)
79 g/L; (C) 39,5 g/L. Fornecidos os dados a seguir, quais as soluções que
possuem a mesma concentração? K= 39 g/mol; Mn= 55 g/mol; O=16 g/mol.
4.F Na etapa da coagulação, no
tratamento da água, adiciona-se agentes coagulantes que formam material
flocular de baixa solubilidade em água, para serem retidos juntamente com as
impurezas, na etapa da floculação. As reações que ocorrem são:
3Ca(OH)2 + Al2(SO4)3 -> 2Al(OH)3 + 3CaSO4
3Ca(OH)2 + 2FeCl3 -> 2Fe(OH)3 + 3CaCl2
Baseado no quadro da solubilidade das substâncias
abaixo em 100g de água, quais as substâncias que floculam e por quê?
Substância
|
Solubilidade (g/100g de
água)
|
FeCl3
|
102,0
|
Ca(OH)2
|
0,13
|
Al(OH)3
|
1,0x10-7
|
Al2(SO4)3
|
38,4
|
Fe(OH)3
|
4,8x10-9
|
CaSO4
|
1,4x10-3
|
CaCl2
|
78,6
|
ATIVIDADE
5
Utilize os seguintes objetos digitais para
complementar e/ou exemplificar os conceitos estudados e desenvolver as
seguintes atividades:
5.A Utilize o Simulador 1 “Concentração” disponível
em
https://phet.colorado.edu/sims/html/concentration/latest/concentration_pt_BR.html e verifique o comportamento da concentração de
várias soluções e preencha os valores que faltam na tabela a seguir,
considerando as seguintes massas molares:
K=39 g/mol; Mn=55 g/mol; O=16 g/mol; Cr=52 g/mol;
Cu=64 g/mol; S=32 g/mol.
Soluto
|
Massa
Molar
(g/mol)
|
Massa
soluto
(g)
|
Volume
(L)
|
Concentração
Molar mol/L
(Sem evaporação)
|
Concentração
Molar mol/L
(Com evaporação de 1/2L)
|
Permanganato
de potássio (KMnO4)
|
|
|
1
|
0,190
|
|
Permanganato
de potássio (KMnO4)
|
|
20
|
1
|
|
|
Cromato
de potássio (K2CrO4)
|
|
10
|
1
|
|
|
Suco
em pó
|
---
|
---
|
1
|
0,04
|
|
Sulfato
de cobre II (CuSO4)
|
|
|
1
|
0,220
|
|
5.B Utilizando o Simulador 2 “Molaridade” disponível em:
https://phet.colorado.edu/sims/html/molarity/latest/molarity_pt_BR.html verifique o comportamento de várias concentrações
de soluções (molaridade) de vários solutos, observando a relação
soluto/solvente e preencha os valores que faltam na tabela a seguir,
considerando as seguintes massas molares: K=39 g/mol; Mn=55 g/mol; O=16 g/mol;
Cr=52 g/mol; Cu=64 g/mol; S=32 g/mol. Observação: Clicar em ver valores no
simulador.
Soluto
|
Massa
Molar
(g/mol)
|
Quantidade
de Soluto
(mol)
|
Massa
Soluto
(g)
|
Volume
Solução (L)
|
Concentração
Solução
(Molaridade)
|
Diluído ou Saturado?
|
Permanganato
de potássio (KMnO4)
|
|
0,400
|
|
1
|
|
|
Permanganato
de potássio (KMnO4)
|
|
0,550
|
|
1
|
|
|
Permanganato
de potássio (KMnO4)
|
|
0,200
|
|
0,5
|
|
|
Cromato
de potássio (K2CrO4)
|
|
0,500
|
|
0,5
|
|
|
Sulfato
de cobre II (CuSO4)
|
|
0,100
|
|
0,8
|
|
|
ATIVIDADE
6
6.A Pesquise de que forma podem
ser eliminados os microrganismos da água contaminada, na etapa 6 do tratamento
da água, e quais os procedimentos. Realize a pesquisa em grupo, faça o registro
de suas anotações e socialize com os colegas.
ATIVIDADE
7
7.A Esta atividade refere-se à
etapa 7 e 8 do tratamento de água: fluoretação e correção de pH. Pesquise sobre
a importância da presença do flúor na saúde bucal e sobre qual valor de pH é
mais adequado para o consumo humano. Registre as informações e socialize com os
colegas.
7.B Utilize o Simulador “Escala de pH” disponível em
https://phet.colorado.edu/sims/html/ph-scale/latest/ph-scale_pt_BR.html selecione Macro, preencha a tabela a seguir e
discuta os dados obtidos com os colegas:
Substância analisada
|
Volume
Inicial
|
pH
|
Mudar o volume para:
|
pH
|
Solução Alcalina ou Ácida?
|
Sabonete
|
1/2L
|
|
1L
|
|
|
Sangue
|
1/2L
|
|
0,8L
|
|
|
Leite
|
1/2L
|
|
1,2L
|
|
|
Café
|
1/2L
|
|
0,2L
|
|
|
7.C Utilize o Infográfico “Escala de pH” disponível
em
http://www.johnkyrk.com/pH.pt.html efetue a leitura e discuta sobre os conceitos
envolvidos com os colegas. Registre suas considerações.
7.D Utilize a Animação “Água” disponível em
http://www.johnkyrk.com/H2O.pt.html selecione pH, efetue a leitura da animação e
discuta sobre os conceitos envolvidos com os colegas. Registre suas
considerações.
7.E Utilize o Simulador “Soluções ácidos e bases”,
disponível em:
https://phet.colorado.edu/sims/html/acid-base-solutions/latest/acid-base-solutions_pt_BR.html selecione o item Moléculas no simulador e registre
o pH para cada uma das soluções indicadas na tabela a seguir:
Soluções
|
Aparelho de pH (Peagâmetro)
|
Indicador de pH (Papel
universal)
|
Eletrodos (verifique a
condutibilidade elétrica – a lâmpada acende pouco, acende muito ou não
acende)
|
Água
|
|
|
|
Ácido
Forte
|
|
|
|
Ácido
Fraco
|
|
|
|
Base
Forte
|
|
|
|
Base
Fraca
|
|
|
|
7.F Em grupos, recolha amostras
de água em diversos pontos da escola para verificar os valores de pH, por meio
do papel tornassol e/ou do papel indicador universal. Analise, registre as
considerações e socialize com os colegas.
ATIVIDADE
8
8.A Para o estudo da Etapa 9 de
tratamento de água “Reserva e Distribuição”, realize um debate, com a
orientação do professor, sobre a Conscientização
do uso racional e sustentá-
vel da água: baseados na realidade de sua região, observe
a qualidade da água fornecida, deveres e direitos do cidadão e práticas de
incentivo ao uso consciente de água.
Registre suas considerações.
8.B. Em
grupos, com orientação do professor, desenvolva um projeto que tenha como
objetivo principal divulgar e propor bons costumes e estratégias para o reuso e
a captação da água da chuva, além de promover o hábito da economia de água nas
pequenas tarefas nas residências, nas escolas, no comércio, etc. Divulgue as
informações por meio de banners, cartazes ou pelas mídias, para cultivar os
bons hábitos na comunidade escolar e acentuar uma cultura do uso consciente de
água.
ATIVIDADE
9
9.A. Assista
ao vídeo 1: “Experimento de Química -
Tratamento de Água”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ba6skAs0f4w e, com o apoio do professor, realize o experimento
em grupo e preencha o quadro abaixo individualmente:
Escreva
a lista do material a ser utilizado no experimento:
|
|
Descrição
do procedimento:
|
|
Faça
um desenho do filtro apontando as camadas acrescentadas:
|
|
Quais substâncias
acrescentadas fazem parte do processo de floculação e para que serve esta
etapa?
|
|
Descreva o teste que é
realizado com o padrão de cloro e para que serve?
|
|
Quais
foram os resultados obtidos a partir da realização do experimento?
|
|
Conclusões:
|
|
9.B Assistir ao vídeo 3: “Etapas de uma estação de tratamento de
água ETA”, disponível em: http://www.lapeq.fe.usp.br/labdig/videos/ e sistematizar no caderno as informações de cada
etapa do tratamento de água e as dúvidas que ainda persistam, para
socializá-las com os colegas e realizar o fechamento das ideias.
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