CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 7 de julho de 2020






   



     Na aula de Hoje faremos uma revisão das aulas anteriores sobre Impérios da África ocidental e América pré-colombiana. 

 Olá pessoal tudo bem ? espero que sim . Em nossa aula desta semana nós vamos buscar nos aproximar das culturas africanas e americanas antes da chegada dos europeus . É preciso dizer que a África e também a América eram regiões ricas sobre diversos aspectos , com uma acumulação de conhecimentos longeva e profundamente abstrata em diversas áreas como matemática , filosofia , engenharias , arquitetura . Então desde já é preciso pensar de maneira crítica ,e destruir aquelas ideias que apontam para povos da América e da África como selvagens, logo, não evoluídos. Ao contrário basta investigarmos estas sociedades e tão logo veremos o quanto eram ricas e complexas em suas organizações.

     Você sabe o que é Patrimônio Histórico Cultural ? Estas sociedades deixaram um legado muito importante para buscarmos entender o seu funcionamento. Diferentes objetos foram encontrados repleto de significados . É bom lembrar que uma parte significativa delas não usavam a escrita então os objetos materiais encontrados são de muito valor.
     Diversas dessas sociedades usavam Mascaras , por diversos motivos como o religioso, o artístico, aliás o uso delas perdura até os nosso dias, com seus próprios interesses e importâncias, a o fator simbólico.

     É importante lembrar que a África é um continente formado por diversos países e povos diferentes com suas próprias culturas , sugiro que consultem um mapa e façam a leitura dele.
     Ao norte do continente africano temos o deserto do Saara , os povos circulavam por ele fazendo trocas comerciais, ligando o centro do continente africano a Europa e também a Ásia. Promovendo trocas comerciais e trocas , encontros culturais , essa dinâmica vai favorecer e intensificar o desenvolvimentos de povos , sociedades, cidades , ligadas a essas regiões como : Império de Gana VI - XIII, Império do Mali XIII ao XV, Império de Songai XV ao XVI. Isto tudo na África Ocidental.


     Texto sobre Ámérica -pré-colombiana.

 Logo em sua chegada na América os europeus encontraram os Astecas , eles estavam localizados no atual México viviam numa sociedade altamente tecnológica em harmonia com a Natureza , viveram entre os séculos XIV-XV, possuíam religião politeísta , com Deuses com características de fenômenos da natureza e animais . Possuíam também  Poder politico centralizado numa sociedade altamente militarizada, e uma agricultura baseada nas chamadas Chinampas , que eram ilhas de produção de gêneros alimentícios.

     Nas relações de poder estabelecidas com a chegada dos europeus , eles entendiam , de maneira completamente equivocada que os nativos eram selvagens e não civilizados , portanto era uma missão dos europeus civiliza-los . Para tanto se valeram de práticas altamente violentas para dominar os povos nativos como a escravização. Trouxeram cavalos que aqui não existiam, armas de fogo , pólvora, e inúmeras doenças, malária ,colerá, além do que passaram a admitir somente uma religião que é a Cristã , não conhecida das populações indigenas,  como estratégia para enfraquecer e dominar estes povos .
     Os Astecas no México possuíam uma mitologia que dizia que os seus deuses quando voltassem a terra viriam num animal semelhante a um cavalo, isso vai ajudar os conquistadores na dominação pois a chegada do europeu , espanhol, com suas vestimentas , cavalo , armas de fogo vai confundir o pensamento dos nativos .Portanto num primeiro momento Hernan Cortez , enviado da corte espanhola ao México é muito bem recebido, sendo tratado como um Deus. Ele da início a sua empreitada violenta na conquista.

     Vejamos que a a História é sempre construída com uma perscectiva etnocêntrica, ou seja aquele grupo que a constrói ,mesmo sem um objetivo explicito, tende a defender os seus valores culturais  seus ideias , seus objetivos . Então nós não temos a versão completa destas conquistas pelos povos nativos , o que temos são fragmentos de uma cosmovisão do que foi esse encontro plenamente violento e devastador para estes povos . Numa população de mais ou menos 100 milhões rapidamente , em 30 anos , é dizimada para 30 milhões. Isso da uma ideia do que foi esse encontro para os povos nativos com os europeus !





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma