CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 14 de julho de 2020

ÁFRICA - MATRIZES ESTÉTICAS E CULTURAIS.

 ARTE/ARTES VISUAIS

 Objetos de Conhecimento/Conteúdos: Elementos das Linguagens: Elementos constitutivos das artes visuais; Contextos e Práticas: Matrizes estéticas e culturais.

 Habilidades: (GO-EF08AR04-A) Explorar os elementos constitutivos das artes visuais, tais como: o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço, o movimento, a textura, os planos, a perspectiva, a composição, a proporção, o equilíbrio e desenvolver a produção, expressão artística e imagética em contextos variados e significativos; (GO-EF08AR03-A) Reconhecer e valorizar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais, nacionais, universais, assim como as representações que estas fazem dos sujeitos, observando papeis de gênero e outros marcadores sociais. Compreender criticamente os conceitos e os contextos das produções socioculturais de diferentes períodos da história da arte.

                                                ATIVIDADE

Fig. 1 - Emblema 85 - Rubem Valentim Fig. 2 - (Sem título) - Rubem Valentim (Fonte: https://www.espacoarte.com.br/obras/8585-rubem-valentim, acesso em 03/04/2020)

Rubem Valentim, foi pintor, escultor, gravador e professor. Iniciou seu trabalho de pintor na década de 1940, como autodidata. Desde o início de sua produção, ele demonstrou um forte interesse pelas tradições populares do Nordeste além de buscar referências ao universo religioso, mais especificamente, relacionado às religiões de matrizes africanas. A estética africana de modo geral, foi também influência para Valentim, algo que está presente na paleta de cores do artista, ou seja, no conjunto de cores que utilizou em suas composições, e também nas abstrações geométricas, que lembram a pintura tribal. A. Com o lápis de cor ou giz de cera, monte as paletas de cores das obras de Rubem Valentim, pintando os quadrinhos com as cores usadas pelo artista (Fig. 1 e 2):
( FAÇA OS QUADRINHOS)*

B. Com o lápis de cor ou giz de cera, crie uma composição geométrica, ou seja, uma composição construída a partir de formas geométricas.

    
Fig. 3 - Esther Mahlangu, Vila Ndebele, África do Sul Fig. 4 - Padrão - Esther Mahlangu (Fonte: https://theculturetrip.com/africa acesso em 03/04/2020) (Fonte: https://www.africancontemporary.com/ acesso em: 03/04/2020)

O povo de Ndebele é um grupo étnico que vive no Norte do Zimbábue. Esse povo é conhecido pela expressão artística, sobretudo pela pintura das casas que eram e continuam sendo pintadas somente pelas mulheres. Durante o Apartheid essas pinturas eram usadas como um sinal pelas pessoas do vilarejo. A cores roxa, por exemplo, era utilizada como um aviso de perigo, e a cor verde, simbolizava o fim de um período de fome ou de guerra, segundo contam nativas da região. Atualmente, a arte do povo Ndebele conquistou galerias e exposições de arte pelo mundo, sobretudo com as pinturas da artista Esther Mahlangu.

 C. Observe novamente as pinturas de Rubem Valentim e faça uma comparação formal entre elas e as pinturas de Esther Mahlangu. Que elementos, cores, formas utilizados são comuns? Que elementos são diferentes? Qual delas te chamou mais a atenção? Por quê?

D. As cores na pintura Ndebele funcionaram como código para o povo daquelas comunidades durante o apartheid, indicando perigo ou o fim de um período difícil. Pensando na nossa cultura, que cores utilizamos na nossa cultura são ainda utilizadas para simbolizar ou evocar alguma mensagem, sentimento? Cite as cores (e seus respectivos significados) que você se lembrar.

E. Pesquise sobre o apartheid, depois volte e comente porque você acha que o povo Ndebele utilizou a cor e não mensagens escritas ou faladas como forma de aviso entre sua comunidade.

F. Pesquise por (pelo menos) mais cinco obras de Rubem Valentim e Esther Mahlangu e salve suas favoritas no seu banco de imagens. Salve as imagens no computador, se puder, imprima-as (Não se esqueça de registrar o nome de cada obra).________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma