Data: semana – 29 de junho até 03 de julho
Número de aulas: 2
Contato e entrega de atividades: via e-mail paulacelestino@prof.educacao.sp.gov.br e sempre uma cópia no caderno.
Você pode tirar foto do que foi feito no caderno, pode enviar no Word ou no corpo do e-mail.
Prazo para Entrega: 09/07/2020
Orientações para entrega de Atividades.
- Coloque o nome completo, o ano (Ex. 7E) e a data de resolução em cada folha do caderno;
- Coloque o Título da Atividade no Início (semana de XX ate XX de junho - título da atividade);
- Ao terminar toda a atividade, tire foto (legível) de cada folha e envie para o meu email (paulacelestino@prof.educacao.sp.gov.br), você pode fazer no Word também ou outro editor de texto, mas sempre deixe uma cópia no CADERNO;
- No email, colocar o título da atividade no campo "ASSUNTO" e no corpo da mensagem o NOME COMPLETO E ANO/SÉRIE.
Potencial Empreendedor a partir do “COMPORTAMENTO” e “ATITUDES” Empreendedora.
Nas duas primeiras aulas sobre o Empreendedorismo trabalhamos as bases comuns.
Agora o PROTAGONISTA será VOCÊ.
“Uma pessoa que tem ATITUDE empreendedora é aquela que:
Acredita na própria capacidade de ser protagonista;
Valoriza as mudanças;
É flexível e aberta a tudo o que é novo e diferente;
Prioriza o futuro, o desconhecido;
Acredita que é capaz de reproduzir a própria realidade.”
Quando pensamos em comportamentos e atitudes, me fez recordar uma aula presencial que estávamos nos conhecendo, conversando sobre as possibilidades de trabalho, foi dito que em tudo na vida somos analisados, principalmente nosso psicológico e se em algum momento precisasse ser comparado positivo ou negativamente, no seu positivo queira ser sempre a formiga.
Segue um texto para reflexão e assimilar a atividade que vamos fazer sobre o tema abordado.
“ATÉ AS FORMIGAS SE ORGANIZAM” e tomam decisões em grupo, sugere estudo americano.
Assim como você organiza as tarefas de seu dia, como ir ao banco, almoçar, retornar ao trabalho e estudar um idioma, por exemplo, animais também pensam em seu cotidiano de forma a organizá-lo e, muitas vezes, fazem isso de forma coletiva. Isso é o que afirma um novo estudo, conduzido pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, e divulgado nesta semana no periódico científico Biology Letters.
Os pesquisadores estudaram o comportamento de formigas e chegaram à conclusão que esses insetos muitas vezes mudam a ordem de suas atividades ao longo do dia denotando sofisticação na organização de tarefas e levando em conta preferências e necessidades.
Para chegar à afirmação, os cientistas Taka Sasaki e Stephen Pratt —ambos autores do estudo e com experiência na análise de animais formadores de colônias— realizaram o seguinte experimento: oferecer a uma colônia de formigas da espécie Temnothorax rugatulus, desabrigadas de seu formigueiro original, dois novos formigueiros com características distintas e ver por qual deles os insetos optariam.
Em um dos casos, o formigueiro tinha entradas com tamanhos variados; em outro, a exposição à luz era alterada artificialmente.
Isso estimulava as formigas a fazerem escolhas na busca pelo novo lar, já que, naturalmente, elas tendem a preferir ninhos com entradas pequenas e com baixo nível de intensidade de luz.
"É como acontece com seres humanos escolhendo um imóvel para compra. São muitas opções e variáveis a considerar, como tamanho, vizinhança e número de quartos, por exemplo. O processo é similar para as formigas, sendo quase impossível achar um formigueiro com tudo o que elas querem", pondera Pratt na divulgação do estudo.
Priorização e renúncia.
Dessa forma, segundo o cientista, as formigas demonstraram um notável nível de inteligência ao avaliarem as possibilidades e limitações de seus novos formigueiros. De acordo com os dados da pesquisa, as formigas foram obrigadas a priorizar suas preferências e renunciar a alguns itens em nome de outras características, ordenando as escolhas. Assim, os insetos demonstraram valorizar mais um novo formigueiro com menor exposição à luz em detrimento de um formigueiro com entradas menores, apontando a capacidade de consenso em decisão e priorização de necessidades.
"Tínhamos centenas de formigas e, de alguma forma, elas chegaram a uma decisão", diz Pratt. "Como elas fazem isso sem ter ninguém no comando dizendo o que tem de ser feito?", se pergunta o cientista, que planeja novas pesquisas junto a esses insetos de forma a, um dia, entender como algumas formigas têm a capacidade de liderar a colônia.
O objetivo de Pratt e Sasaki, ressalta o estudo, é conseguir aplicar esse conhecimento às relações humanas para que decisões tomadas coletivamente se mostrem tão fáceis para nós quanto o são para as formigas.
Sendo assim nossa Atividade será:
1- Na aula apresentada dia 30/06 CMSP https://youtu.be/0JqObj_wgs0 , foi apresentado um vídeo sobre uma história de sucesso, após assistir responda.
a-) Quais foram as atitudes empreendedora apresentada na história?
b-) Quais foram os comportamentos identificados? Comente.
2- Você acredita que possui uma atitude empreendedora?
3- Como construir uma atitude empreendedora?Responda:
a-) Identifique seu desejo.(Sonho)
b-) Por que você tem esse desejo? Qual é o motivo para fazer isso?(Causa)
c-)Para que você tem esse sonho?(Finalidade - Meta - Objetivo)
d-) Quais são os caminhos para a realização desse sonho?(Estratégia)
"A motivação é o que faz o Empreendedor começar e o hábito é o que faz continuar".
Bom trabalho, espero que todos estejam bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma