Boa tarde pessoal , nesta semana nós vamos estudar a centralização política européia no século XIV.. Para tanto é necessário retomar alguns conceitos sobre a Idade Média . Lembremos que o poder estava descentralizado ou seja cada senhor feudal detinha o controle de seu feudo , podendo este ser vassalo ou suserano de outros nobres também senhores feudais. Isto implica dizer que as Nações não estavam unificadas, sobre o domínio de uma coroa , de um rei .
Na alta idade média o sistema feudal entra em crise XIV, surge e ganha consistência uma nova classe social a Burguesia esses elementos são favoráveis a uma centralização política em decorrência de mudanças sócio- culturais, e econômicos .
Ter o poder centralizado é um facilitador de movimentações comerciais , há uma unificação aduaneira , isso fortalece o Estado e o poder do Rei. lembrando que o sistema político é a Monarquia Absolutista, ou seja o poder está concentrado nas mãos de uma pessoa , o Rei, que invariavelmente provinha da nobreza, em contra posição há burguesia e os servos.
O Absolutismo Monárquico é o sistema que caracteriza a centralização do poder , não há uma Constituição para a segurar os direitos das pessoas , o conceito de cidadania ainda era inexistente, O Rei governa segundo o seus interesses. O exercito está unificado , as fronteiras estão definidas há também uma unificação monetária. Este processo promove o fortalecimento dos Estados- Nações .
veja a vídeo aula :
klebernatividade@educacao.prof.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma