“Quero crer que certas épocas são doentes mentais. Por
exemplo: a nossa.” Nelson Rodrigues
Bem-vindos novamente ao roteiro de estudo virtual.
Todas as dúvidas e questões podem ser postadas no próprio
blog ou enviadas por e-mail. Temos respondido a todos de forma atenciosa.
As atividades de Português desta semana estão baseadas na aula do centro
de mídias e no material que vocês têm em mãos (SP Faz
escola, primeiro bimestre, páginas 92 a 99).
Link para estudo:
Roteiro de estudo:
1.
Acompanhe a aula com seu caderno em mãos;
2. Realize as atividades interativas junto ao professor do vídeo;
3.
Se necessário, volte o vídeo, analise, leia o
material impresso e, se ficar dúvidas, anote-as e envie para o meu e-mail.
4.
Após o estudo dirigido pela mídia, escreva em
seu caderno o que ficou pra você sobre os conceitos estudados:
A)
Conceito de Moderno e Modernidade;
B)
Como identificar a modernidade no conceito
literário;
C)
Diferença entre poema e poesia;
5.
Enviar para o meu e-mail as atividades finais do
Caderno do Aluno que não foram feitas online (abaixo):
Página 99:
Analise os poemas “Violoncelo”, de Camilo
Pessanha, e “Conclusão a sucata!... Fiz o cálculo”, de Fernando Pessoa
(heterônimo Álvaro de Campos) considerando o que foi trabalhado nas atividades
anteriores. Realize seu registro a partir das questões abaixo: a) Descreva a
estrutura dos poemas.
b)
Quanto às escolhas linguísticas, quais as opções feitas pelos autores?
c)
Quanto às dimensões do Texto, do Contexto e do Intertexto, o que os poemas nos
apresentam?
d)
Quais elementos nos permitem caracterizar os textos como Poemas e como Poesias?
e) Os textos apresentam traços do que
consideramos moderno na Literatura? Comente, retomando a discussões realizadas
sobre o “Mundo Moderno”.
Obs: Pode fazer no Word se desejar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma