RELAÇÕES
DE PROPORCIONALIDADE DIRETA E INVERSA
Entendemos por grandezas
tudo aquilo que pode ser contado ou medido, a altura de uma árvore que
plantamos ao longo do tempo, o peso de uma pessoa ao longo da vida, o preço do
combustível a cada dia, a temperatura do refrigerante colocado em uma geladeira,
o preço a pagar por uma corrida de Uber são alguns exemplos de grandezas.
Duas grandezas x e y
podem variar de modo interdependente, de tal forma que assumam valores inter
-relacionados. Quando deixando variar livremente os valores de uma grandeza x,
notamos que os valores de outra grandeza y também variam, de tal forma que cada
valor de x corresponde a um e somente um valor de y, então dizemos que y é uma
função de x; dizemos ainda que x é a variável independente e y é a variável
dependente. Por exemplo:
a)A área A de um quadrado
é uma função de seu lado x; se os valores de x variarem livremente( neste caso
x não pode assumir valores negativos), então os valores de A variarão em função
de x, portanto A= f(x). Neste caso temos A = f(x)= x2
b)Dada a tabela:
Quantidade de Canetas
(unidades)
|
Valor a pagar
(R$)
|
5
|
10
|
7
|
14
|
10
|
20
|
Podemos observar que o valor a pagar deponde da quantidade de
canetas.
Grandezas Diretamente
Proporcionais
Quando x e y são
grandezas diretamente proporcionais, elas aumentam ou diminuem simultânea e
proporcionalmente, ou seja a razão
y/x é constante, resultando em y
= k. x (k é uma constante).
Grandezas Inversamente
Proporcionais
Quando x e y são
grandezas inversamente proporcionais, sempre que uma delas aumenta a outra
diminui na mesma proporção e vice versa, de modo que o produto das duas permanece
constante x . y = k ou seja y = k/x , onde k é uma constante não
nula.
Exemplos:
a)
A altura de uma pessoa é diretamente
proporcional à sua idade t?
A
altura a de uma pessoa é uma função da sua idade t,
porem não é diretamente proporcional, pois quando a idade duplica a altura não duplica.
b)
O perímetro p de um quadrado é diretamente proporcional ao
seu lado a?
Sim
pois se o lado aumenta o perímetro p aumenta proporcionalmente.
c)
A produção de automóveis e produção de
tratores (anual , em milhares)
Paises
|
Automóveis
|
Tratores
|
A
|
100
|
8
|
B
|
200
|
16
|
C
|
300
|
24
|
A
produção de automóveis cresce simultaneamente com a produção de tratores; ou
seja, ela é diretamente proporcional à
produção de tratores, observe que quando um dobra o outro também dobra, se um
triplica o outro também triplica.
d)
Um premio P da loteria deve ser dividido
em partes iguais, cabendo um valor x a cada um dos n ganhadores. Considerando o
um premio P de 400 mil.
n
|
x
|
1
|
400
|
2
|
200
|
4
|
100
|
A
partir do fato que os R$ 400 mil serão divididos em partes iguais entre os n
ganhadores, concluímos que cada um deles corresponderá um valor x, sendo n . x
= 400.000, logo n e x são inversamente proporcionais.
EXERCÍCIOS
1) Se três cadernos custam R$ 12,00,
o preço de seis cadernos será:
2)
Para encher um tanque são necessárias 20 vasilhas de 6 litros cada uma. Se
forem usadas vasilhas de 3 litros cada, quantas serão necessárias?
3) Em 10 minutos, 27 secretárias com a
mesma habilidade digitaram o equivalente a 324 páginas. Nas mesmas condições,
se o número de secretárias fosse 50, teoricamente quantas páginas seriam
digitadas?
4) Três
caminhões transportam 250 m3 de areia. Quantos caminhões iguais a esse serão
necessários para transportar 7000 m3 de areia?
5)Em cada um dos casos apresentados a
seguir , verifique se há ou não proporcionalidade. Se existir , expresse tal
fato algebricamente, indicando o valor da constante de proporcionalidade. Em
caso negativo, justifique sua resposta.
a) Um forno tem sua produção de ferro
fundido de acordo com a tabela abaixo:
Procução (kg)
|
|
5
|
100
|
10
|
200
|
15
|
400
|
b) Um
objeto em movimento constante faz certo deslocamento em certo tempo
Tempo (t)
|
|
3
|
1
|
9
|
3
|
27
|
9
|
c) Um ciclista faz um treino para a
prova de "1000 metros contra o relógio", mantendo em cada volta uma
velocidade constante, obtendo assim um tempo correspondente, conforme a tabela
abaixo:
Velocidade (m/s)
|
Tempo (s)
|
5
|
200
|
10
|
100
|
20
|
50
|
ORIENTAÇÕES:
-ACOMPANHAR AS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS;
- FAZER OS EXERCÍCIOS;
-NÃO É NECESSITÁRIO COPIAR NADA, APENAS IDENTIFIQUE A QUESTÃO E RESOLVA;
-ENTREGAR ATÉ 17/06
-NÃO ESQUECER DE SE IDENTIFICAR :COLOCAR NOME, NÚMERO
E SÉRIE.
-DÚVIDAS PELO BLOGGER OU E-MAIL:
claudiamatos@prof..educacao.sp.gov.br
Professora eu já tentei mandar 3 vezes mais seu email tá dando como errado 🙁🙁🙁
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