Alunos!
Os itens dessa lista de exercícios devem ser enviados para o email virginiahsilva@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 17/06 para compor as avaliações do conteúdo. Peço que não esqueçam de colocar seus nomes e suas séries.
Bom estudo!
Abraços.
Professora: Virginia
# Aula 1: De onde vem o
dia e a noite?
MOVIMENTOS
DE ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO DA TERRA
A TERRA REALIZA, AO TODO, QUATORZE
MOVIMENTOS, INCLUINDO AQUELES QUE OCORREM COM O SISTEMA SOLAR, A VIA LÁCTEA E O
UNIVERSO, QUE ESTÁ SEMPRE EM MOVIMENTO E EXPANSÃO. NO ENTANTO, PARA NÓS, UM DOS
MAIS IMPORTANTES MOVIMENTOS É A ROTAÇÃO, QUE NADA MAIS É
DO QUE O “GIRO” QUE A TERRA EXECUTA EM TORNO DE SI MESMA.
O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO TERRESTRE OCORRE NO SENTIDO ANTI-HORÁRIO, ISTO É,
SE OBSERVÁSSEMOS A TERRA DO LADO DE FORA SOBRE O POLO NORTE, VERÍAMOS SEU GIRO
NO SENTIDO OPOSTO AO DOS PONTEIROS DO RELÓGIO. ISSO QUER DIZER QUE A TERRA GIRA
NO SENTIDO OESTE-LESTE, O QUE FAZ COM QUE O MOVIMENTO APARENTE DO SOL, PARA
NÓS, SEJA DO LESTE PARA O OESTE.
A DURAÇÃO DA ROTAÇÃO DA TERRA É DE CERCA DE
24 HORAS, ORIGINANDO A SUCESSÃO DOS DIAS E DAS NOITES.
O MOVIMENTO DE
TRANSLAÇÃO ESTÁ ASSOCIADO À EXISTÊNCIA DAS ESTAÇÕES DO ANO E A DINÂMICAS
CLIMÁTICAS, ALÉM DE EVENTOS COMO OS SOLSTÍCIOS E OS EQUINÓCIOS.
COMO SABEMOS, A TERRA ESTÁ
EM CONSTANTE MOVIMENTO E A TRANSLAÇÃO É UM DOS PRINCIPAIS MOVIMENTOS DO
NOSSO PLANETA. ELES SÃO PRIMORDIAIS PARA QUE OS CICLOS DE VIDA NELA FUNCIONEM
PERFEITAMENTE, COMO O CICLO HIDROLÓGICO (CICLO DA ÁGUA).
TODO PLANETA NO SISTEMA SOLAR TEM
SEUS MOVIMENTOS DE ACORDO COM A DISTÂNCIA QUE POSSUEM EM RELAÇÃO AO SOL.
ELES INFLUENCIAM DINÂMICAS CLIMÁTICAS, ALTERAÇÕES DE MARÉS, ESTAÇÕES DO
ANO, CONSEQUÊNCIAS DE DIAS E NOITES, E OUTRAS INÚMERAS ATIVIDADES LIGADAS À
VIDA NA TERRA.
#Aula 2:
RESPONDA:
ENTRE TODOS OS MOVIMENTOS REALIZADOS PELA TERRA, A ROTAÇÃO E A TRANSLAÇÃO
SÃO CONSIDERADAS COMO OS DOIS MAIS IMPORTANTES, POIS SÃO OS QUE EXERCEM MAIOR
INFLUÊNCIA VISÍVEIS AO NOSSO DIA A DIA. AS CONSEQUÊNCIAS PRINCIPAIS DA ROTAÇÃO
E DA TRANSLAÇÃO DA TERRA SÃO?
# Aula 3:
NO
TEXTO DA AULA 1 FALAMOS SOBRE SOLSTÍCIO E EQUINÓCIO. FAÇA UM PEQUENA PESQUISA E
EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS COMO OCORREM
ESSES FENÔMENOS.
# Aula 4:
O TEMPO
OLAVO BILAC
SOU O TEMPO QUE PASSA, QUE
PASSA
SEM PRINCÍPIO, SEM FIM, SEM MEDIDA
VOU LEVANDO A VENTURA E A DESGRAÇA,
VOU LEVANDO AS VAIDADES DA VIDA
A CORRER, DE SEGUNDO EM SEGUNDO
VOU FORMANDO OS MINUTOS QUE CORREM...
FORMO AS HORAS QUE PASSAM NO MUNDO,
FORMO OS ANOS QUE NASCEM E MORREM.
NINGUÉM PODE EVITAR OS MEUS DANOS...
VOU CORRENDO SERENO E CONSTANTE:
DESSE MODO, DE CEM EM CEM ANOS,
FORMO UM SÉCULO E PASSO ADIANTE.
TRABALHAI, PORQUE A VIDA É PEQUENA
E NÃO HÁ PARA O TEMPO DEMORA!
NÃO GASTEIS OS MINUTOS SEM PENA!
NÃO FAÇAIS POUCO CASO DAS HORAS!
SEM PRINCÍPIO, SEM FIM, SEM MEDIDA
VOU LEVANDO A VENTURA E A DESGRAÇA,
VOU LEVANDO AS VAIDADES DA VIDA
A CORRER, DE SEGUNDO EM SEGUNDO
VOU FORMANDO OS MINUTOS QUE CORREM...
FORMO AS HORAS QUE PASSAM NO MUNDO,
FORMO OS ANOS QUE NASCEM E MORREM.
NINGUÉM PODE EVITAR OS MEUS DANOS...
VOU CORRENDO SERENO E CONSTANTE:
DESSE MODO, DE CEM EM CEM ANOS,
FORMO UM SÉCULO E PASSO ADIANTE.
TRABALHAI, PORQUE A VIDA É PEQUENA
E NÃO HÁ PARA O TEMPO DEMORA!
NÃO GASTEIS OS MINUTOS SEM PENA!
NÃO FAÇAIS POUCO CASO DAS HORAS!
APÓS A LEITURA DA POESIA “O
TEMPO” VAMOS REALIZAR A ATIVIDADE. NELA VOCÊS TERÃO DE CONTAR A VIDA DE UM SER
VIVO COM FOTOS OU DESENHOS, PENSANDO NA PASSAGEM DO TEMPO E NA ALTERAÇÃO
QUE OCORREM DURANTE A PASSAGEM DESSE TEMPO, POR EXEMPLO, A FOTO DE UMA MULHER
GRÁVIDA, DEPOIS DE UM BEBE, DEPOIS UMA CRIANÇA, UM ADOLESCENTE E UM ADULTO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma