Prof.ª Maria do Carmo
7ª ano - Geografia
Orientações:
· Você
deve tirar uma foto do seu caderno ou da folha que utilizou para fazer o
exercício e enviar por e-mail: mcarmoramos@prof.educacao.sp.gov.br até o
dia 03.07.
· No
e-mail, lembre-se, identificar-se, colocando seu nome completo, série e escola.
· O
assunto deve ser: Geografia – 7º ano, atividade semana 03.07
· As
atividades devem ser feitas no caderno à caneta.
Leia o texto abaixo, após isto, você deve copiar
apenas as questões e responder no caderno.
FORMAÇÃO SOCIOECONÔMICA E
TERRITORIAL DO BRASIL
Diversidade:
• O Brasil é marcado pelas diversidades
culturais, sociais e econômicas;
• Uma das razões é o tipo de colonização
implantada no país;
• Outra razão é a imposição do trabalho escravo
dos indígenas e a vinda obrigatória de povos africanos para trabalharem como
escravos nos engenhos;
• Substituição do trabalho escravo pelo trabalho
“assalariado” de imigrantes vindos principalmente da Europa (final do século
XIX) e da Ásia principalmente do Japão, Coreia do Sul, Síria, Líbano etc.
(início do século XX);
• Nova entrada de imigrantes, principalmente de
europeus (após a II Guerra Mundial);
• A partir da década de 1980, a entrada de povos
da América Latina se acentua, principalmente de bolivianos, chilenos, peruanos
e outros;
• Africanos no final do século XX, haitianos no
início do século XXI e venezuelanos atualmente completam essa vasta lista de
povos e culturas.
Processo de ocupação e
colonização:
• Busca por mercadorias que alimentavam o comércio
europeu;
• Colonização de exploração;
• Início do povoamento a partir de 1530;
• Apropriação de terras indígenas;
• Etnocídio da população indígena;
• Utilização de mão de obra escravizada,
monocultura para exportação, latifúndios conhecidos como Plantation;
• Contenção de movimentos sociais por meio da
violência.
Escravidão indígena (século
XVI)
• Os portugueses iniciaram uma relação com os
indígenas por meio do escambo;
• Tribos indígenas serviam para povoar
território ou ocupar fronteiras;
• Eram utilizados para extração do pau-brasil;
• Posteriormente eram capturados para trabalhar
em lavouras e ao Norte na coleta de “Drogas do Sertão”;
• Eram utilizados para capturar escravizados
africanos fugitivos nas matas.
Vila de São Paulo (século XVI)
Vila
fortificada – No século XVI, as cidades e vilas brasileiras defendiam-se dos
ataques dos índios e dos corsários com muros de taipa e cerca de madeira.
Tráfico de escravizados
africanos
• Salvador e Recife foram as principais portas
de entrada de africanos escravizados trazidos à força para o Brasil;
• No século XVI foram trazidos para trabalharem
nas plantações de cana-de-açúcar no Nordeste.
Culturas Indígenas e
Africanas
Ambas
as culturas são significantes e importantes para a nossa cultura, assegurando,
além da miscigenação entre os povos, uma vasta herança cultural.
• Comidas;
• Danças e músicas;
• Religião;
• Palavras.
A Conquista da Amazônia
• Com a invasão principalmente dos ingleses e
holandeses, Portugal se viu obrigado a intensificar sua inserção na região
Norte.
• A construção do forte de Belém em 1616
propiciou uma série de expedições exploratórias na região amazônica.
• Possibilitando a descoberta de vários recursos
naturais denominados de “Drogas do Sertão”.
• Tipos de “Drogas do Sertão”: Cacau, pau-cravo,
castanha- do-pará,
guaraná etc.
guaraná etc.
Nordeste: Pecuária
extensiva e algodão
• Além da cana-de-açúcar, o Nordeste também
cultivava algodão e criação de gado;
• A pecuária se desenvolveu próximo dos
engenhos, mas ao longo do século XVII expandiu-se pelo interior, estimulando a
ocupação desse território;
• As principais criações de gado eram a de
bovinos e a de muares;
• Essas criações se davam próximo às margens do
Rio São Francisco;
• A pecuária de bovinos e de muares fez surgir
algumas cidades importantes do Nordeste: Feira de Santana, Caruaru, Teresina,
entre outras.
Brasil e ouro:
• No fim do século XVII, a notícia da descoberta
do ouro em algumas regiões do interior da América Portuguesa incentiva a
exploração rumo ao interior do país;
• Os paulistas foram os primeiros descobridores
de ouro na região do atual Estado de Minas Gerais, sendo sucedidos por pessoas
vindas do Rio de Janeiro, Bahia e Sergipe;
• Entre 1700 e 1720 chegaram milhares de pessoas
para o trabalho nas minas, sendo que boa parte da mão de obra era escrava.
São Paulo e o Café:
• O café, cujas exportações superaram o algodão
e o açúcar, manteve sua hegemonia apesar da mudança do trabalho escravo pelo
assalariado;
• Em sua primeira etapa, enriqueceu os proprietários
fluminenses, mineiros e paulistas;
• Foi também na Província de São Paulo que o
café passou a ser produzido por trabalhadores livres e assalariados, nacionais
e estrangeiros.
• Com o passar do tempo, o café também é
cultivado no Sul do país.
Migração:
A população brasileira é resultado de um grande
processo migratório; Apresenta uma elevada miscigenação.
Tipos de migrações:
• Sazonais;
• Pendulares;
• Forçadas;
• Espontâneas.
EXERCÍCIOS:
1) O que
você sabe sobre as nações colonizadoras do Brasil?
2) Quais
relações foram estabelecidas com os povos originários no território brasileiro?
3) Quais
atividades e ciclos econômicos foram desenvolvidos nos séculos XVI, XVII, XVIII
e XIX?
4) Cite
um tipo de comida trazida pelos povos africanos.
5) Cite
um alimento cultivado pelos povos indígenas.
6) O que
são quilombolas?
7) Quem
eram os tropeiros?
8) O que
é migração?
9) Por
que as pessoas migram?
10) O
Brasil pode ser considerado um país que se formou através de processos migratórios?
11) Você
conhece alguém que seja migrante? Se sim, quais foram os motivos de seu
deslocamento?
12) Comente
sobre migrações na sua família e seu bairro. (máx. 10 linhas)
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