CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
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3 ANOS
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terça-feira, 30 de junho de 2020

FORMAÇÃO SOCIOECONÔMICA E TERRITORIAL DO BRASIL


Prof.ª Maria do Carmo
7ª ano - Geografia

Orientações:
·       Você deve tirar uma foto do seu caderno ou da folha que utilizou para fazer o exercício e enviar por e-mail:  mcarmoramos@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 03.07.  
·       No e-mail, lembre-se, identificar-se, colocando seu nome completo, série e escola.
·       O assunto deve ser: Geografia – 7º ano, atividade semana 03.07
·       As atividades devem ser feitas no caderno à caneta.
Leia o texto abaixo, após isto, você deve copiar apenas as questões e responder no caderno. 

FORMAÇÃO SOCIOECONÔMICA E TERRITORIAL DO BRASIL

Diversidade:
       O Brasil é marcado pelas diversidades culturais, sociais e econômicas;
       Uma das razões é o tipo de colonização implantada no país;
       Outra razão é a imposição do trabalho escravo dos indígenas e a vinda obrigatória de povos africanos para trabalharem como escravos nos engenhos;
       Substituição do trabalho escravo pelo trabalho “assalariado” de imigrantes vindos principalmente da Europa (final do século XIX) e da Ásia principalmente do Japão, Coreia do Sul, Síria, Líbano etc. (início do século XX);
       Nova entrada de imigrantes, principalmente de europeus (após a II Guerra Mundial);
       A partir da década de 1980, a entrada de povos da América Latina se acentua, principalmente de bolivianos, chilenos, peruanos e outros;
       Africanos no final do século XX, haitianos no início do século XXI e venezuelanos atualmente completam essa vasta lista de povos e culturas.

Processo de ocupação e colonização:
       Busca por mercadorias que alimentavam o comércio europeu;
       Colonização de exploração;
       Início do povoamento a partir de 1530;
       Apropriação de terras indígenas;
       Etnocídio da população indígena;
       Utilização de mão de obra escravizada, monocultura para exportação, latifúndios conhecidos como Plantation;
       Contenção de movimentos sociais por meio da violência.

Escravidão indígena (século XVI)
       Os portugueses iniciaram uma relação com os indígenas por meio do escambo;
       Tribos indígenas serviam para povoar território ou ocupar fronteiras;
       Eram utilizados para extração do pau-brasil;
       Posteriormente eram capturados para trabalhar em lavouras e ao Norte na coleta de “Drogas do Sertão”;
       Eram utilizados para capturar escravizados africanos fugitivos nas matas.

Vila de São Paulo (século XVI)
Vila fortificada – No século XVI, as cidades e vilas brasileiras defendiam-se dos ataques dos índios e dos corsários com muros de taipa e cerca de madeira.

Tráfico de escravizados africanos
       Salvador e Recife foram as principais portas de entrada de africanos escravizados trazidos à força para o Brasil;
       No século XVI foram trazidos para trabalharem nas plantações de cana-de-açúcar no Nordeste.

Culturas Indígenas e Africanas
Ambas as culturas são significantes e importantes para a nossa cultura, assegurando, além da miscigenação entre os povos, uma vasta herança cultural.
       Comidas;
       Danças e músicas;
       Religião;
       Palavras.

A Conquista da Amazônia
       Com a invasão principalmente dos ingleses e holandeses, Portugal se viu obrigado a intensificar sua inserção na região Norte.
       A construção do forte de Belém em 1616 propiciou uma série de expedições exploratórias na região amazônica.
       Possibilitando a descoberta de vários recursos naturais denominados de “Drogas do Sertão”.
       Tipos de “Drogas do Sertão”: Cacau, pau-cravo, castanha- do-pará,
guaraná etc.

Nordeste: Pecuária extensiva e algodão
       Além da cana-de-açúcar, o Nordeste também cultivava algodão e criação de gado;
       A pecuária se desenvolveu próximo dos engenhos, mas ao longo do século XVII expandiu-se pelo interior, estimulando a ocupação desse território;
       As principais criações de gado eram a de bovinos e a de muares;
       Essas criações se davam próximo às margens do Rio São Francisco;
       A pecuária de bovinos e de muares fez surgir algumas cidades importantes do Nordeste: Feira de Santana, Caruaru, Teresina, entre outras.

Brasil e ouro:
       No fim do século XVII, a notícia da descoberta do ouro em algumas regiões do interior da América Portuguesa incentiva a exploração rumo ao interior do país;
       Os paulistas foram os primeiros descobridores de ouro na região do atual Estado de Minas Gerais, sendo sucedidos por pessoas vindas do Rio de Janeiro, Bahia e Sergipe;
       Entre 1700 e 1720 chegaram milhares de pessoas para o trabalho nas minas, sendo que boa parte da mão de obra era escrava.

São Paulo e o Café:
       O café, cujas exportações superaram o algodão e o açúcar, manteve sua hegemonia apesar da mudança do trabalho escravo pelo assalariado;
       Em sua primeira etapa, enriqueceu os proprietários fluminenses, mineiros e paulistas;
       Foi também na Província de São Paulo que o café passou a ser produzido por trabalhadores livres e assalariados, nacionais e estrangeiros.
       Com o passar do tempo, o café também é cultivado no Sul do país.

Migração:
A população brasileira é resultado de um grande processo migratório; Apresenta uma elevada miscigenação.
Tipos de migrações:
       Sazonais;
       Pendulares;
       Forçadas;
       Espontâneas.

EXERCÍCIOS:
1)    O que você sabe sobre as nações colonizadoras do Brasil? 
2)    Quais relações foram estabelecidas com os povos originários no território brasileiro?
3)    Quais atividades e ciclos econômicos foram desenvolvidos nos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX?
4)    Cite um tipo de comida trazida pelos povos africanos.
5)    Cite um alimento cultivado pelos povos indígenas.
6)    O que são quilombolas?
7)    Quem eram os tropeiros?
8)    O que é migração?
9)    Por que as pessoas migram?
10)  O Brasil pode ser considerado um país que se formou através de processos migratórios?
11)  Você conhece alguém que seja migrante? Se sim, quais foram os motivos de seu deslocamento?
12)  Comente sobre migrações na sua família e seu bairro. (máx. 10 linhas)  



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