CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


quarta-feira, 10 de junho de 2020


ESCOLA ESTADUAL HERBERT BALDUS  10/06/20
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
PROFESSORA: ANGELA
Série: 9ªA,B

Texto: A natureza da luz – 2ª Bimestre

Há muito tempo, o ser humano tem buscado compreender a natureza da luz e interpretar os fenômenos relacionados a ela. Do ponto de vista da historia da ciências, as explicações apresentadas têm sido fonte de incessantes experiências  e questionamentos.
Os primeiros relatos documentados datam do período clássico grego (entre os séculos V a.C.e  IV a. C).  Naquela época, considerava-se que a luz solar ou luz branca fosse pura, ou seja, que não fosse composta de uma mistura de raios de diferentes cores. Quando a luz  atravessa um prisma,por exemplo, a decomposição da luz observada era reconhecida como um exemplo de transformação, ou seja, considera-se que o prisma transformava a luz branca em uma série de cores.
Os trabalhos de Isaac Newton ( 1643-1727) apresentaram outra forma de explicar alguns fenômenos ópticos e a natureza da luz.

Experimentos ópticos de Isaac Newton.

Em  1666.Newton começou a estudar o fenômeno das cores usando, para isso, um prisma de vidro, que havia comprado por volta de 1665. Trancado em seu quarto escuro, Newton fez um pequeno orifício na veneziana da janela e colocou o prisma para receber a luz solar que por ele passava. Ele percebeu que essa luz branca era decomposta nos raios( cores) do arco Iris (fenômeno esse mais tarde conhecido como dispersão da luz). Além disso, observou que essas cores apresentavam uma forma Oblonga em vez de ser circular, como se esperava em virtude da lei da refração conhecida....
Convencido de que essas cores estavam presentes na própria luz solar branca e que as mesma não foram criadas no prisma, como se acreditava nessa  época, Newton realizou um outro tipo de experiência na qual fez passar essas cores do arco-íris por um segundo prisma invertido em relação ao primeiro, reproduzindo, dessa forma, e em uma tela, a luz branca original. Na continuação dessas experiências, Newton observou que, se apenas uma cor do arco-íris atravessasse o prisma não haveria mais a decomposição cromática, já que o feixe de luz que emergia do prisma apenas  alargava-se ou estreitava-se dependendo do ângulo de incidência inicial, permanecendo, assim, da mesma cor.  Em vista dessa experiência ,Newton formulou a hipótese  de que a luz branca nada mais era do que uma mistura das cores do arco-íris. Para confirmar essa hipótese, Newton fez uma outra experiência na qual usou um disco colorido, o famoso disco de Newton – que, ao ser girado, o mesmo aparecia branco....

Trabalhos de Robert Hooke e Christian  Huygens

Em 1665, Robert Hooke, outro defensor de uma teoria ondulatória mecânica, publica sua Micrografia, em que descreve observações ao microscópio das ‘’cores das laminas delgadas, ‘’explicadas hoje como um fenômeno (ondulatório). Para  Hooke, a luz seria constituída por pulsos de pequena amplitude , propagando-se em um meio continuo, e possuiria  apenas  duas  cores básicas , o vermelho e o azul.  As demais cores seriam geradas a partir  dessas duas.
O primeiro trabalho de Newton foi severamente criticado  por Flamsteed, Huygens e, sobretudo, por Hooke, que acusava Newton de conceber a luz como uma substância  material, ou seja, corpuscular.  Talvez por isso Newton tenha postergado a publicação de sua Óptica até 1704, após a morte de Hooke, ocorrida em 1703.
Com respeito ao caráter ondulatório, ele fez uma analogia com as ondas sonoras no ar, que são mecânicas e longitudinais.
‘’ Sabemos que por meio do ar, que é um corpo invisível e impalpável , o som se propaga em torno do local em que é produzido, por um movimento que passa sucessivamente de uma parte a outra do ar, e que a extensão desse movimento se faz igual velocidade por todos os lados, formando-se como ondas esféricas  que se alargam permanentemente e vêm tocar nosso ouvido. Ora, não qualquer dúvida que a luz venha também de corpos luminosos até nós  por meio de algum movimento impresso  à matéria  entre os dois, pois vimos que isso não pode ocorrer pelo transporte de um corpo que passaria de um a outro’’

Leia o texto e responda as questões:

1-    De acordo com o texto, a explicação de Newton sobre a composição da luz era igual à dos gregos antigos?  Justifique sua resposta.

2-    A obra Micrografia, de Hooke tinha uma grande aceitação entre os cientistas  quando Newton, aos 29 anos de idade, apresentou seu primeiro artigo que tratava de uma nova teoria de luz e cores.  Em sua opinião, a influência de um cientista  no meio acadêmico pode afetar a aceitação de um modelo ou de uma teoria cientifica? Justifique sua resposta.

3-    Consulte um dicionário o significado das palavras que você não conhece e redija uma definição para essas palavras.

4-     De acordo com o texto quais foram as contribuições de Isaac Newton para a ciências?

Entregar as atividades até 17/06/20 por email: angelapaulasantos@prof.educacao.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma