Na aula anterior você aprendeu:
•Elementos
estruturantes de um projeto;
•Festivais
de dança (profissionais e estudantis);
•Espaços
expositivos para a dança;
•Espaços
alternativos e novas formas de interação em dança.
HABILIDADE:
Esboçar
projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a
apresentação do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno.
CONCEITOS:
O que significa esboçar?
•Desenhar, fazer o contorno;
•Criar um plano e projetá-lo;
O
que são Processos colaborativos?
Nascem
da disponibilidade para conversar, problematizar, pesquisar, trocar, provocar e
aprofundar-se, com a experiência de cada um enriquecendo-se, assim, de forma
mútua, na produção coletiva.
•Logística colaborativa
Consiste
na colaboração entre pessoas para a idealização e produção artística.
Caracteriza-se pelo alto grau de compromisso entre todos os envolvidos, com na
eficácia das produções, eliminando desperdícios e otimizando equipamentos,
mão-de-obra e recursos empregados. É também caracterizada pela ajuda mútua,
sendo obtidas melhorias significativas que são comuns a todos. Não existe uma
hierarquia; todos trabalham em conjunto em prol de
um mesmo objetivo.
OBJETIVOS DO CONHECIMENTO:
Conteúdos, conceitos e processos de criação
•Festivais
de música, espaços alternativos e para concertos de música;
•Festivais de teatro, mostras
universitárias, espaços
promotores de leitura dramática.
Mostras de teatro universitárias e estudantis
Nas
produções teatrais escolares, há noções híbridas de profissionalismo e
amadorismo. Se por um lado é possível reconhecer algumas fragilidades nas
produções escolares, também observamos um vigor que compensa certas
precariedades técnicas. Diante desse quadro, o TUSP (Teatro da USP), por
exemplo, propõe a Mostra de Teatro Estudantil,
que
tem por objetivo ampliar os formatos tradicionais voltados às escolas de
formação. Sugere-se, assim, a integração com instituições de ensino de qualquer
perfil. Com isso, busca-se estabelecer um panorama amplo de produções
estudantis. Nesse contexto, em programações gratuita e aberta ao público em
geral, pode-se mapear e colocar em diálogo escolas e grupos das mais diferentes
instituições.
Espaços promotores de leituras dramáticas
Locais
expositivos que trabalham sob a perspectiva da análise de um processo de ensaio
e apresentação da leitura dramática do texto teatral, considerando duas
dimensões, a saber: os espaços de leitura dos “alunos atores” e do “professor
diretor” e o de leitura dos espectadores. Consideram-se, então, tanto os
procedimentos de leitura do texto teatral como processo de elaboração
artística, quanto à recepção dos
espectadores na apresentação da leitura dramática, ambos compreendidos como
ações de formação e fruição.
1.Os
espaços da escola em que você estuda é utilizado para apresentações artísticas?
Há quadra, palco e anfiteatro?
2.Perto
da escola, existem locais próprios para apresentações de teatro ou shows de
musica?
DESAFIO:
1.Momento
de reflexão
O que
são Festivais de Música? Qual sua importância cultural?
Por
que se tornam socialmente relevante? Qual sua opinião a respeito da
democratização do acesso à música e à cultura por meio dos espaços expositivos
alternativos? O que são festivais de teatro? Por que esses festivais fomentam a
cultura social? De que forma os espaços promotores de leitura dramática
contribuem para a formação do ator ou do
diretor e para a fruição do público? Qual a importância dessas
manifestações artísticas para a disseminação da arte? Anote suas impressões em
seu caderno.
2.Esboçando um projeto
Agora
que você já refletiu sobre as intervenções musicais e teatrais no ambiente,
faça um esboço em seu caderno de como você realizaria um projeto de um festival
de música e/ou teatro na sua escola. Pense nos elementos que você precisaria
para a execução dessa ação, como local, público-alvo, tema, prazos, materiais,
entre outros.
3.Pesquisa
Pesquise
na Internet uma entrevista com um músico ou cantor. Tomando por base o que ele
pensa sobre a música, sua importância na sociedade e o apelo da mídia formando tendências. Reflita e anote em seu
caderno o que você pensa sobre o tema. Por que você considera a música
importante em nosso dia a dia, ainda mais agora, considerando esses tempos de
pandemia?
RESPONDA:
Em
tempos de pandemia, vários cantores estão utilizado a internet para promover
seus shows de músicas através das lives, buscando um novo espaço de
apresentações. Você tem acompanhado estas lives? Às quais você já assistiu?
Nesta aula, você aprendeu:
•Festivais
de música e mostras musicais (profissionais e
estudantis);
•Espaços
expositivos convencionais e alternativos para a música;
•Festivais
de teatro e mostras universitárias e estudantis.
•Leitura
dramática e seus espaços de fomento.
Finalizando
os 3 desafios propostos, organize seu portfólio (acervo de pesquisas e
registros) e entregue para seu professor no retorno às aulas. Suas produções
poderão ser utilizadas no processo de avaliação da aprendizagem.
Este
portfólio poderá ser realizado de formas impressa (por meio de seus cadernos,
desenhos, coleta de imagens em recortes de jornais e ou revistas) ou virtual,
em pastas contendo documentos em diversos formatos (Word, Power Point e
outros).
ARTE MINIMALISTA
ARTE MINIMALISTA
OBRA: MONUMENTO MINIMO
ARTISTA: NELI AZEVEDO
A ARTISTA NELI AZEVEDO REALIZA ESTA INTERVENÇAO URBANA EM
VARIAS CIDADES DE DIFERENTES PAISES.
SÃO INÚMERAS ESCULTURAS EM GELO COLOCADAS EM ESPAÇOS
PUBLICOS ONDE ATRAEM A ATENÇAO DOS PASSANTES.
ALEM DESTA INFORMAÇAO SERIA INTERESSANTE QUE VOCÊ ASSISTISSE
UM VÍDEO CURTO SOBRE ESTA OBRA DISPONIVEL EM https://www.youtube.com/watch?v=PezEqvq0c2U
PARA COMPLETAR E REFLETIR SOBRE A OUTRA PROPOSTA DA NELI AZEVEDO:
https://www.youtube.com/watch?v=Mdeae3nV8TI
AGORA VAMOS REFLETIR SOBRE A OBRA DA ARTISTA PENSANDO NAS
SEGUINTES QUESTÕES:
1.QUAL A INTENÇAO DA ARTISTA AO FAZER ESTAS INTERVENÇÃOES
ARTISTICAS?
2. O QUE ACONTECE COM AS ESCULTURAS QUANDO SÃO EXPOSTAS?
3. QUAL A SUA IMPRESSÃO SOBRE ESTA OBRA?
4. COMO SÃO FEITAS ESTA ESCULTURAS?
5. SE VOCÊ PUDESSE SUGERIR UM TEMA PARA A ARTISTA PRODUZIR,
QUE TEMA SERIA? POR QUÊ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma