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Professora: Rosi
Geografia Segundo
Bimestre Ano: 7° A, B, C
Boa tarde, meus queridos alunos!
Observações:
- Não esqueça de colocar Nome e o ano que você
estuda.
- Seja organizado e pontual
toda terça-feira novas atividades serão postadas no blog
- Caprichem elas podem ser transformadas em excelentes
notas.
A história da formação territorial
do Brasil, bem como o processo de colonização, firmou uma característica importante
da sociedade – diversidade cultural, base da formação do povo brasileiro
Leitura: Poema: Ser Índio no Brasil
Ser índio é ser igual
E ser diferente.
Ser índio é ter coragem de lutar
e com a luta unir seu povo.
E ser diferente.
Ser índio é ter coragem de lutar
e com a luta unir seu povo.
Ser índio é ter orgulho de
sua identidade
e com ela fortalecer sua cultura.
Ser índio é tornar mais forte o seu povo
e reviver a sua inteligência.
e com ela fortalecer sua cultura.
Ser índio é tornar mais forte o seu povo
e reviver a sua inteligência.
Ser índio é não ter aquilo
que não gosta
e ter aquilo que lhe pertence.
Ser índio é cuidar da mãe terra
e preservar a natureza.
e ter aquilo que lhe pertence.
Ser índio é cuidar da mãe terra
e preservar a natureza.
Ser índio é ser amigo nos
dias de sol
e de chuva.
Ser índio é ter consigo a liberdade
e fazer valer a sua capacidade.
e de chuva.
Ser índio é ter consigo a liberdade
e fazer valer a sua capacidade.
Ser índio é viver em
comunidade.
Ser índio é gostar da verdade.
Ser índio é lutar pela igualdade.
Ser índio é sorrir e chorar com os que amam
o próximo com ternura e sinceridade.
Ser índio é gostar da verdade.
Ser índio é lutar pela igualdade.
Ser índio é sorrir e chorar com os que amam
o próximo com ternura e sinceridade.
puhuy pataxó hãhãhãe
27/11/2008
Na Constituição Federal de 1988, o artigo 5° trata dos direitos e
deveres individuais e coletivos:
“Todos
são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos
brasileiros e residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à
liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.”
Atividade:
Relacione
o poema Ser Índio no Brasil com o artigo 5° da Constituição Federal.
2-Os Africanos na formação do Brasil
Os africanos foram trazidos para serem escravos nas Américas.
No entanto, cada indivíduo trouxe seu idioma, sua fé e suas habilidades.
Desta maneira, este saber foi se disseminando tanto nas fazendas onde
trabalhavam como nos quilombos, que eram espaços de liberdade.
Apesar de toda brutalidade da escravidão no
Brasil, os africanos introduziram alimentos, como o feijão e o quiabo. Na
música, sua influência daria a cadência e o ritmo sincopado próprio da música
popular brasileira.
Igualmente, na dança,
verificamos que o jeito de mover a cintura foi herdada dos africanos, o que
originou uma infinidade de bailes como o maxixe e o samba.
Os africanos, como os
povos iorubás e jejes, trouxeram a religião e seus orixás, que foram misturados
com a crença cristã. Isto deu origem aos terreiros de Candomblé e, posteriormente, à Umbanda no Brasil.
Além disso, várias
palavras africanas foram incorporadas ao português brasileiro, como quilombo,
marimbondo, moleque, farofa, cochichar, quitute, etc.
Festas
como o maracatu são de influência africana
Atividade:
1-Pesquise: -Quilombolas: quem são, origem,
tradição e as condições.
2- Leia o mapa do Brasil: Terras Quilombolas
Responda as questões:
a-Qual é o estado com mais pedidos de terras quilombolas?
Por quê?
b-Qual estado mais concedeu terras quilombolas?
c-Quais interesse em dificultar a distribuição de
terras aos quilombolas? Por quê?
Leitura Complementar do livro didático- A
diversidade Cultural e a imigração capítulo 5 – páginas 92 a 102.
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