E.E.
Herbert Baldus
Profª
Maria do Carmo
1º ano A
Geografia
Orientações:
·
Você
deve tirar uma foto do seu caderno ou da folha que utilizou para fazer o
exercício e enviar por e-mail mcarmoramos@prof.educacao.sp.gov.br
até o dia 26/06
·
No
e-mail, lembre-se se identificar-se colocando seu nome completo, série e
escola.
Exemplo:
NOME
COMPLETO
1º
série A
Escola
Estadual Herbert Baldus
·
O
assunto deve ser: Geografia – 1º ano, atividade semana 22 a 26/06 – aluno:
(preencher com seu nome).
·
As
atividades devem ser feitas no caderno e podem ser feitas na mesma folha,
apenas separe a atividade 1 da atividade 2.
Importante:
Caso você não consiga realizar a
atividade da forma sugerida, por favor entre em contato pelo e-mail para que
possamos encontrar a melhor maneira para você! Conte comigo, estou aqui para
ajuda-lo(a) nos estudos.
Atividade 1:
Pesquisar: Organismos econômicos internacionais.
1.
Após realizar a pesquisa,
produza um resumo de no máximo 15 linhas,
Atividade 2:
Redes geográficas – Copiar texto abaixo
no caderno e resolver os exercícios.
As redes geográficas envolvem o conjunto
de fixos e fluxos que se comportam como instrumentos do processo de
Globalização.
O
espaço geográfico, segundo muitas abordagens, constrói-se e articula-se a
partir das redes. Milton Santos fez reconhecidas constatações sobre a
importância, complexidade e hierarquização das redes geográficas, formadas,
segundo ele, por um conjunto de pontos fixos interligados por meio dos fluxos.
Nesse ínterim, formam-se diversos tipos e subtipos, como as redes de
transportes, as digitais, as urbanas, entre outros exemplos.
Portanto, em uma definição mais
abrangente, podemos entender as redes geográficas como um conjunto de locais da
superfície terrestre conectados ou interligados entre si. Essas conexões podem
ser materiais, digitais e culturais, além de envolver o fluxo de informações,
mercadorias, conhecimentos, valores culturais e morais, entre outros.
Com o processo de Globalização, podemos
dizer que as redes – ou, pelo menos, muitas delas – ganharam um maior alcance e
abrangência no espaço geográfico mundial. Todavia, o acesso e o poder de
difusão dessas redes dependem das diferentes hierarquias nas sociedades,
constituídas pelo poder econômico ou político. Assim, quem possui mais recursos
ou poder possui uma maior possibilidade de usufruir da estrutura das redes
geográficas.
É preciso observar que a estruturação e
a evolução das redes perpassam, impreterivelmente, pela evolução das técnicas e
tecnologias. No século XIX, as transformações proporcionadas pelas revoluções
industriais propiciaram um fundamental avanço das redes de transportes,
incluindo os modais rodoviários e ferroviários. Desse modo, cidades distantes
passaram a estar interligadas entre si, o que se estendeu para pontos situados,
até mesmo, em continentes distintos.
A Revolução Técnico-Científica
Informacional também intensificou sobremaneira a expansão das redes, incluindo
a própria rede de transportes, por meios dos aviões e jatos mais avançados. A
formação das redes digitais e também os avanços nas redes de comunicação
tornaram-se grandes marcos para esse período. Assim, em tempo real, comunicados
e transações financeiras ocorrem e notícias importantes são divulgadas; até
reuniões de negócios não mais necessitam da presença física de todos os seus
participantes, o que exemplifica o grau de avanço técnico das redes.
A importância das redes geográficas
deu-se também para o avanço do sistema capitalista financeiro, que, para
muitos, ganhou o status de capitalismo informacional. A expansão das empresas
multinacionais encontra-se bastante facilitada, incluindo a formação das
holdings, que são agrupamentos entre empresas interligadas em redes
internacionais.
As redes possuem papel ativo na
configuração do espaço geográfico, e isso se estabelece de forma mais nítida na
constituição das hierarquias no cerne das próprias redes. Um exemplo é a rede
urbana, que se define de local ao global nos mais diversos níveis hierárquicos,
desde as cidades globais mais avançadas até os centros regionais dos países
periféricos. Assim, o que se percebe nas diferentes redes geográficas é a
constituição de “nós” formados por tamanhos diferentes, ou seja, alguns com
mais fluxos dos que os outros.
As redes geográficas são, afinal, um
importante elo entre as diferentes partes do espaço geográfico que integram o
sistema mundial em tempos de globalização. Assim, elas permitem e também
condicionam o transporte e difusão de inúmeros instrumentos técnicos, além de
mercadorias, informações e conhecimentos, estando diretamente associadas à maioria
dos elementos que compõem a vida cotidiana das sociedades. PENA, Rodolfo F. Alves. "Redes
geográficas".
2.
Responda as questões
abaixo com base em sua pesquisa e na leitura do texto.
(use seu caderno e caneta azul ou preta)
1. (Enem-2015) Não acho que seja
possível identificar a globalização apenas com a criação de uma economia
global, embora este seja seu ponto focal e sua característica mais óbvia.
Precisamos olhar além da economia. Antes de tudo, a globalização depende da
eliminação de obstáculos técnicos, não de obstáculos econômicos. Isso tornou possível
organizar a produção, e não apenas o comércio, em escala internacional.
Um fator
essencial para a organização da produção, na conjuntura destacada no texto, é
a:
a)
criação
de uniões aduaneiras.
b)
difusão
de padrões culturais.
c)
melhoria
na infraestrutura de transportes.
d)
supressão
das barreiras para comercialização.
e)
organização
de regras nas relações internacionais.
2.
(Enem-2015)
No final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema
presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo
entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença
planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta
nessa globalização perversa.
Uma consequência para o setor produtivo e outra
para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão
presentes, respectivamente, em:
a) Eliminação das vantagens locacionais e ampliação
da legislação laboral.
b) Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais.
c) Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados.
d) Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal.
e) Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.
b) Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais.
c) Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados.
d) Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal.
e) Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.
3.
(Enem-2015)
Tanto potencial poderia ter ficado pelo caminho, se não fosse o reforço em
tecnologia que um gaúcho buscou. Há pouco mais de oito anos, ele usava o bico
da botina para cavoucar a terra e descobrir o nível de umidade do solo, na
tentativa de saber o momento ideal para acionar os pivôs de irrigação.
Até que
conheceu uma estação meteorológica que, instalada na propriedade, ajuda a determinar
a quantidade de água de que a planta necessita. Assim, quando inicia um
plantio, o agricultor já entra no site do sistema e cadastra a área, o pivô, a
cultura, o sistema de plantio, o espaçamento entre linhas e o número de
plantas, para então receber recomendações diretamente dos técnicos da
universidade.
A implementação das tecnologias mencionadas no texto garante o avanço do processo de:
A implementação das tecnologias mencionadas no texto garante o avanço do processo de:
a)
monitoramento
da produção.
b)
valorização
do preço da terra.
c)
correção
dos fatores climáticos.
d)
divisão
de tarefas na propriedade.
e)
estabilização
da fertilidade do solo.
4.
(Enem-2015)
Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em
Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que
foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitária
é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá, a edição e as cópias, feitas
em Nova York para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam-se
com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente.
A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupõe o uso de:
a)
linhas de
montagem e formação de estoques.
b)
empresas
burocráticas e mão de obra barata.
c)
controle
estatal e infraestrutura consolidada.
d)
organização
em rede e tecnologia de informação.
e) gestão
centralizada e protecionismo econômico.
5. (UFRN)
- No contexto da globalização, uma tendência crescente é a formação de blocos
econômicos regionais. Esses blocos apresentam diferentes níveis de integração.
Um desses níveis é a zona de livre comércio que se caracteriza pela:
a) criação de uma moeda única a ser adotada pelos
países membros.
b) livre circulação de mercadorias provenientes dos países membros.
c) unificação de políticas de relações internacionais entre os países membros.
d) livre circulação de pessoas, serviços e capitais entre os países membros.
b) livre circulação de mercadorias provenientes dos países membros.
c) unificação de políticas de relações internacionais entre os países membros.
d) livre circulação de pessoas, serviços e capitais entre os países membros.
6. A
organização dos países em blocos econômicos visa facilitar a economia dos
países, estimulando as trocas e a produção. Sobre os principais blocos, suas
características e finalidades, assinale a alternativa correta.
a) ALCA – constituída por países africanos, promove
a valorização de seus produtos, possibilitando a concorrência com a economia
asiática.
b) MERCOSUL – reúne todos os países da América Latina e visa ampliar as trocas comerciais e o fluxo de pessoas entre os seus membros.
c) CEI – reúne os países da Europa Ocidental que são liderados pela Inglaterra que, por sua vez, detém a hegemonia econômica desta parte de continente.
d) União Europeia – formada por todos os países da Europa, permite a livre circulação, no continente, de pessoas e mercadorias.
e) NAFTA – formado pelos países da América do Norte, eliminou as barreiras tarifárias entre os seus membros
b) MERCOSUL – reúne todos os países da América Latina e visa ampliar as trocas comerciais e o fluxo de pessoas entre os seus membros.
c) CEI – reúne os países da Europa Ocidental que são liderados pela Inglaterra que, por sua vez, detém a hegemonia econômica desta parte de continente.
d) União Europeia – formada por todos os países da Europa, permite a livre circulação, no continente, de pessoas e mercadorias.
e) NAFTA – formado pelos países da América do Norte, eliminou as barreiras tarifárias entre os seus membros
7. (UECE)
A questão ambiental deve ser compreendida como um produto da intervenção da
sociedade sobre a natureza. Diz respeito não apenas a problemas relacionados à
natureza, mas às problemáticas decorrentes da ação social.
A partir
do excerto acima, pode-se concluir corretamente que os problemas ambientais
globais residem:
a) na forma como o homem em sociedade apropria-se
da natureza.
b) nas relações de consumo e não nas relações de produção.
c) principalmente na forma de exploração dos recursos naturais não renováveis.
d) apenas nas relações de produção, porque estas não têm vinculação com o consumo.
b) nas relações de consumo e não nas relações de produção.
c) principalmente na forma de exploração dos recursos naturais não renováveis.
d) apenas nas relações de produção, porque estas não têm vinculação com o consumo.
8. (UFAL) Um dos temas mais debatidos na Geografia
Humana da atualidade é o da globalização. Sobre esse tema, é incorreto afirmar o que segue:
a) Sua origem pode ser identificada no período
mercantilista iniciado, aproximadamente, no século XV.
b) A globalização das comunicações tem sua face mais destacada na rede mundial de computadores, que permite um intenso fluxo de troca de ideias e informações.
c) A globalização das comunicações, paradoxalmente, diminuiu a universalização do acesso a meios de comunicação, apesar da inovação tecnológica. Isso se deve à lógica de mercado do Sistema Capitalista.
d) Os efeitos da globalização no mercado de trabalho são evidentes com a criação de modalidades de emprego para países com mão de obra mais barata voltada à execução de serviços que não exigem alta qualificação.
e) A globalização intensifica o ritmo das mudanças nos meios de produção, tendendo a um aumento de tecnologias limpas e sustentáveis.
b) A globalização das comunicações tem sua face mais destacada na rede mundial de computadores, que permite um intenso fluxo de troca de ideias e informações.
c) A globalização das comunicações, paradoxalmente, diminuiu a universalização do acesso a meios de comunicação, apesar da inovação tecnológica. Isso se deve à lógica de mercado do Sistema Capitalista.
d) Os efeitos da globalização no mercado de trabalho são evidentes com a criação de modalidades de emprego para países com mão de obra mais barata voltada à execução de serviços que não exigem alta qualificação.
e) A globalização intensifica o ritmo das mudanças nos meios de produção, tendendo a um aumento de tecnologias limpas e sustentáveis.
9. (UFRN)
A globalização faz parte do processo de expansão do capitalismo, que atinge as
diversas esferas da sociedade, em escala planetária.
Sobre a
globalização, é correto afirmar que se trata de um processo o qual:
a) embora
apresente tendência à homogeneização do espaço mundial, é seletivo e
excludente.
b)
embora
apresente tendência à fragmentação do espaço mundial, tem reduzido as
desigualdades socioeconômicas.
c)
eleva a
produção da riqueza e conduz à distribuição equitativa de renda entre os países
do mundo.
d)
reduz a
competitividade entre os países e ameniza os conflitos nacionalistas.
10. (UEPB)
A globalização que marca a nova fase do desenvolvimento capitalista se
caracteriza pela mundialização da produção, da circulação e do consumo.
Processo este que foi viabilizado pelo avanço técnico acelerado.
As
transformações rápidas que ocorrem na economia e na sociedade têm hoje a
finalidade de intensificar a competitividade, que é mola propulsora do processo
de globalização.Podemos identificar como estratégias competitivas do
capitalismo globalizado:
I - A
produção de transgênicos que, embora polêmica, é mais produtiva, aumenta a
resistência às pragas e cria a dependência dos produtores junto às empresas que
controlam as sementes geneticamente modificadas.
II - A
customização, ou seja, a fabricação de produtos sob encomenda para atender às
especificações do consumidor final, em substituição à produção padronizada em
série e com grandes estoques.
III - A
flexibilização da produção através da adoção de um mesmo padrão produtivo das
linhas de montagem, distribuídas pelos vários países do mundo, o que reduz
custos e retira a identificação de um produto como sendo de uma nacionalidade.
IV - A
adoção do protecionismo às empresas nacionais através dos subsídios e das cotas
para dificultar a concorrência dos produtos estrangeiros dentro dos territórios
nacionais.
Estão
corretas apenas as alternativas:
a) I, II
e III
b) I, III e IV
c) I e IV
d) II, III e IV
e) II e III
b) I, III e IV
c) I e IV
d) II, III e IV
e) II e III
11. A
globalização foi um processo iniciado nos anos 90. Para a indústria, uma das
principais consequências foi:
a) reorganização do mercado de trabalho, com a
diminuição dos direitos trabalhistas somente nos países desenvolvidos.
b) desconcentração espacial da indústria e da
tecnologia que pode estar em qualquer parte do globo.
c) melhora das condições de trabalho nos países
asiáticos, em geral e na China, em particular.
d) fim do trabalho escravo registrado nos países da periferia do capitalismo.
d) fim do trabalho escravo registrado nos países da periferia do capitalismo.
12. Entre
as características da Globalização podemos citar:
a) reorganização produtiva baseada no Toyotismo.
b) surgimento de novas empresas baseadas no capital
estatal
c) ampliação de políticas sociais aliada à
incorporação de novas tecnologias.
e) expansão do capital financeiro e surgimento de
blocos econômicos.
13. Sobre
a Globalização, NÃO podemos afirmar
a) A maioria das instituições financeiras globais
tem sua sede localizada nos países desenvolvidos.
b) O avanço das telecomunicações não causou impacto no mundo do trabalho.
b) O avanço das telecomunicações não causou impacto no mundo do trabalho.
c) O Estado deixa de intervir na economia através
de suas empresas estatais, limitando-se ao papel de regulador.
e) Os blocos econômicos regionais foram
constituídos visando fortalecer os mercados dos vizinhos continentais.
14. Ao
analisar o avanço tecnológico ocorrido durante o processo de Globalização é
correto afirmar:
a) Os avanços tecnológicos aconteceram de maneira
simultânea em todo o planeta.
b) O setor de serviço perdeu espaço no mundo globalizado, enquanto a indústria “verde” ganhou terreno devido à pressão do movimento ecologista.
b) O setor de serviço perdeu espaço no mundo globalizado, enquanto a indústria “verde” ganhou terreno devido à pressão do movimento ecologista.
c) Observa-se uma tendência dos monopólios dos
meios de comunicação asiáticos em detrimento das empresas americanas que
dominavam o mercado.
d) Os fluxos de informações e capitais estão em
crescente aumento, obedecendo a nova tendência tecnológica.
e) O crescimento econômico dos países em
desenvolvimento tornou-se uma realidade, pois agora o saber é difundido
democraticamente através da internet.
15. A
globalização é um processo econômico, social e cultural que aproxima as nações
de todo o mundo. Sobre o aspecto cultural podemos observar:
a) na popularização do idioma inglês, em todos os
âmbitos sociais.
b) na hegemonia europeia através de programas de financiamento científico e cultural
c) no surgimento de movimentos de nacionalização que são contra a globalização
d) no fortalecimento das relações culturais entre países em desenvolvimento e desenvolvidos.
b) na hegemonia europeia através de programas de financiamento científico e cultural
c) no surgimento de movimentos de nacionalização que são contra a globalização
d) no fortalecimento das relações culturais entre países em desenvolvimento e desenvolvidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma