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sexta-feira, 1 de maio de 2020

Revisão Romantismo Brasileiro


PROFª- MERCIA MAIA - LÍNGUA PORTUGUESA

     Queridos alunos, vamos juntos fazer acontecer e dar continuidade as nossas  atividades por este canal que foi criado especialmente para esse fim. Espero que estejam todos bem e se cuidando como manda o protocolo para o combate a esse vírus que assolou nosso país. Todas as atividades postadas aqui é de suma importância que vocês de fato levem a serio e as realizem com primor e dedicação, pois conhecer é poder e juntos somos mais fortes.

AULA 1- A princípio acessem o link  a baixo e façam uma leitura para revisar o conteúdo que já trabalhamos em sala e após, realizem a atividade proposta.


https://www.stoodi.com.br/blog/2018/10/19/romantismo-no-brasil/


                                                        ATIVIDADE
                                Leia um trecho do poema Navio Negreiro de Castro Alves
O Navio Negreiro
I
'Stamos em pleno mar... Doudo no espaço
Brinca o luar — dourada borboleta;
E as vagas após ele correm... cansam
Como turba de infantes inquieta.
'Stamos em pleno mar... Do firmamento
Os astros saltam como espumas de ouro...
O mar em troca acende as ardentias,
— Constelações do líquido tesouro...
'Stamos em pleno mar... Dois infinitos
Ali se estreitam num abraço insano,
Azuis, dourados, plácidos, sublimes...
Qual dos dous é o céu? qual o oceano?...
'Stamos em pleno mar. . . Abrindo as velas
Ao quente arfar das virações marinhas,
Veleiro brigue corre à flor dos mares,
Como roçam na vaga as andorinhas...
Donde vem? onde vai? Das naus errantes
Quem sabe o rumo se é tão grande o espaço?
Neste saara os corcéis o pó levantam,
Galopam, voam, mas não deixam traço.
Bem feliz quem ali pode nest'hora
Sentir deste painel a majestade!
Embaixo — o mar em cima — o firmamento...
E no mar e no céu — a imensidade!
1. O único item incorreto em relação ao poema e as geração do Romantismo no Brasil é:
I – Na primeira parte do poema, o eu-lírico canta as belezas do mar, fazendo uma descrição do movimento das velas ao toque do vento , da fusão do céu e do mar, do brilho da lua e dos astros, da música criada pela brisa
II – Castro Alves pertence a geração romântica conhecida como Condoreira, que possuía como característica o comprometimento social, a luta a favor dos escravos e a influência de um sentimento de liberdade
III – No poema, Castro Alves usa muitas figuras de linguagem para proporcionar diferentes interpretações ao leitor e. Também trazer sonoridade ao texto
IV – Castro Alves pertence a geração do Romantismo que valorizava o tema da morte, demonstrando uma visão negativa do mundo e da sociedade, pessimista e com sentimento de inadequação à realidade.

2. Leia dois trechos da obra Iracema de José de Alencar e julgue os itens em VERDADEIRO ou FALSO de acordo com o movimento literário a que ela pertence.
Trecho 1
"- Neste momento, Tupã não é contigo! replicou o chefe. O Pajé riu; e seu riso sinistro reboou pelo espaço como o regougo da ariranha. – Ouve seu trovão e treme em teu seio, guerreiro, como a terra em sua profundeza. Araquém proferindo essa palavra terrível, avançou até o meio da cabana; ali ergueu a grande pedra e calcou o pé com força no chão; súbito, abriu-se a terra. Do antro profundo saiu um medonho gemido, que parecia arrancado das entranhas do rochedo. Irapuã não tremeu, nem enfiou de susto; mas sentiu estremecer a luz nos olhos, e a voz nos lábios. – O senhor do trovão é por ti; o senhor da guerra será por Irapuã: disse o chefe. O torvo guerreiro deixou a cabana (…)".
Trecho 2
Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra; sua vista perturba-se. Diante dela e todo a contemplá-la, está um guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta. Tem nas faces o branco das areias que bordam o mar; nos olhos o azul triste das águas profundas. Ignotas armas e tecidos ignotos cobrem-lhe o corpo. Foi rápido, como o olhar, o gesto de Iracema. A flecha embebida no arco partiu. Gotas de sangue borbulham na face do desconhecido. De primeiro ímpeto, a mão lesta caiu sobre a cruz da espada; mas logo sorriu."
a) (  ) A obra pertence a primeira geração romântica no Brasil que baseava-se no binômio “nacionalismo-indianismo”.
b (  ) O autor, José de Alencar, evita utilizar-se da poesia, já que a obra trata-se de um texto narrado em prosa.
c) (  ) A relação entre Iracema e Martim caracteriza uma união de povos, indígenas e brancos, e a união de culturas, europeia civilizada e indígena selvagem.
d) (  ) O autor utiliza-se de uma linguagem cheia de imagens e metáforas para representar o pensamento indígena.
e) (  ) O pensamento do índio é realista e, por isso, se distancia muito da poesia.

3. (FAU-SP) O indianismo de nossos poetas românticos é:
a)uma forma de apresentar o índio em toda a sua realidade objetiva; o índio como elemento étnico da futura raça brasileira.
b)um meio de reconstruir o grave perigo que o índio representava durante a instalação da capitania de São Vicente.
c) um modelo francês seguido no Brasil; uma necessidade de exotismo que em nada difere do modelo europeu.
d) um meio de eternizar liricamente a aceitação, pelo índio, da nova civilização que se instalava.
e) uma forma de apresentar o índio como motivo estético; idealização com simpatia e piedade; exaltação da bravura, do heroísmo e de todas as qualidades morais superiores.

4.Numere a coluna da esquerda, de acordo com a coluna da direita, tendo em vista a poesia romântica brasileira:
1. primeira geração                  (    ) abolicionismo

2. segunda geração
                                                 (      ) condoreirismo

3. terceira geração                   
(      ) autocomiseração exacerbada
                                                 (     ) obsessão pela morte
                                                 (     ) indianismo



                                                 (    ) nacionalismo

Agora, escolha a alternativa que apresenta a sequência correta dos numerais:
a) 2 - 3 - 2 - 1 - 2 - 1.
b) 1 - 3 - 2 - 1 - 2 - 3.
c) 3 - 2 - 2 - 1- 2 - 2.
d) 2 - 1 - 2 - 2 - 1 - 1.
e) 3 - 3 - 2 - 2 - 1 - 1.
5. Assinale a alternativa correta.
A poesia brasileira do Romantismo do século XIX pode ser dividida em:
a) três fases: a poesia da natureza e indianista, a poesia individualista e subjetiva, e a poesia liberal e social.
b) duas fases: a histórica e indianista, e a fase subjetiva e individualista.
c) três fases: a subjetiva, a nacionalista e a experimental.
d) quatro fases: a histórica, a de crítica nacionalista, a experimental e a subjetiva.
e) duas fases: a amorosa e sentimental e a fase nacionalista.

6. Unifesp – 2003)
Canção do exílio
Minha terra tem palmeiras, 

Onde canta o Sabiá; 
As aves, que aqui gorjeiam, 
Não gorjeiam como lá.
Nossas várzeas têm mais flores, 
Nossos bosques têm mais vida, 
Nossa vida mais amores.
Mais prazer eu encontro lá; 
Minha terra tem palmeiras, 
Onde canta o Sabiá.
Que tais não encontro eu cá; 
Em cismar sozinho, à noite
Mais prazer eu encontro lá; 
Minha terra tem palmeiras, 
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra
Sem que eu volte para lá; 
Sem que desfrute os primores 
Que não encontro por cá; 
Sem qu'inda aviste as palmeiras, 
Onde canta o Sabiá.


Gonçalves Dias
Gonçalves Dias consolidou o romantismo no Brasil. Sua “Canção do exílio” pode ser considerada tipicamente romântica porque
a) apoia-se nos cânones formais da poesia clássica greco-romana; emprega figuras de ornamento, até com certo exagero; evidencia a musicalidade do verso pelo uso de aliterações.
b) exalta terra natal; é nostálgica e saudosista; o tema é tratado de modo sentimental, emotivo.
c) utiliza-se do verso livre, como ideal de liberdade criativa; sua linguagem é hermética, erudita; glorifica o canto dos pássaros e a vida selvagem.
d) poesia e música se confundem, como artifício simbólico; a natureza e o tema bucólico são tratados com objetividade; usa com parcimônia as formas pronominais de primeira pessoa.
e) refere-se à vida com descrença e tristeza; expõe o tema na ordem sucessiva, cronológica; utiliza-se do exílio como o meio adequado de referir-se à evasão da realidade.


Enviar respostas para o email: merciamaia@prof.educacao.sp.gov.br 

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