CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


quarta-feira, 6 de maio de 2020

Revisão de Biologia


 Segue abaixo alguns links de texto e vídeo para revisão

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/fotossintese.htm - Link para texto “Fotossíntese”.
https://www.youtube.com/watch?v=FgwWb_WVRYk – Vídeo aula – Cadeia Alimentar
  ATIVIDADES:
1)    A fotossíntese é o processo autotrófico realizado pelos seres clorofilados – plantas, cianobactérias, bactérias fotossintetizantes e alguns protistas – para a obtenção do seu próprio alimento. A equação da etapa fotoquímica da fotossíntese é:
2)    A propriedade de “captar vida na luz” que as plantas apresentam se deve à capacidade de utilizar a energia luminosa para a síntese de alimento. A organela (I), onde ocorre esse processo (II), contém um pigmento (III) capaz de captar a energia luminosa, que é posteriormente transformada em energia química. As indicações I, II e III referem-se, respectivamente a:
  1. Mitocôndria, respiração, citocromo.
  2. Cloroplasto, fotossíntese, citocromo.
  3. Cloroplasto, respiração, clorofila.
  4. Mitocôndria, fotossíntese, citocromo.
  5. Cloroplasto, fotossíntese, clorofila.
3)    A fotossíntese é um processo que ocorre em alguns organismos autotróficos como forma de obtenção de alimento. Para a realização desse processo, vários fatores são necessários, como um pigmento de cor verde denominado de:
a) carotenoide.
b) clorofila.
c) flavonoide.
d) xantofila.
            e) eritrofila.
   4) As cadeias alimentares mostram as relações de alimentação observadas em um ecossistema.      Sobre as cadeias alimentares, marque a alternativa correta.
    a) Nas cadeias alimentares, um mesmo organismo pode ocupar diferentes níveis tróficos.
    b) As cadeias alimentares sempre se iniciam com os decompositores.
    c) Consumidores secundários são sempre herbívoros.
    d) Nas cadeias alimentares, observa-se o fluxo unidirecional dos nutrientes e da energia.
    e) Na cadeia alimentar, os organismos heterotróficos são chamados de produtores.

 
  5) Sobre os diferentes níveis tróficos observados em cadeias e teias alimentares, marque a alternativa incorreta.
   a) Organismos fotossintetizantes fazem parte dos produtores.
   b) No nível de decompositores, encontramos, por exemplo, os fungos, organismos autotróficos.
   c) Consumidores são organismos incapazes de sintetizar seu próprio alimento.
  d) Os consumidores que se alimentam dos produtores são chamados de consumidores primários.
  e) A cada nível trófico parte da energia é perdida.
6) No Pantanal existe um grande número de ecossistemas aquáticos, formados por rios, lagoas e áreas inundáveis. Dá-se o nome de fitoplâncton à comunidade de algas microscópicas que crescem abundantemente nesses ambientes. Esses organismos exercem em seus ecossistemas a função de:
  a) Consumidores primários.
  b) Consumidores secundários.
  c) Consumidores terciários.
  d) Produtores primários.
  e) Decompositores.
7) Em uma cadeia alimentar, o homem poderá ser classificado como consumidor primário e secundário quando se alimentar, respectivamente, de:
 a) Leite e queijo.
 b) Salada e arroz.
 c) Arroz e feijão.
 d) Batata-doce e fígado de vaca.
 e) Frango grelhado e leite.
 8) Pesquise: O que é um Ecossistema e cite alguns deles.

ORIENTAÇÃO(ES) DO PROFESSOR(A) AO ALUNO:
Olá, o conteúdo que vocês irão ver aqui é uma retomada do que já vimos em sala de aula, com um aprofundamento no estudo da fotossíntese.
  • Leia o texto sobre fotossíntese depois veja a vídeo aula, faca anotações e esquemas para que vocês possam compreender melhor o conteúdo. Faca o mesmo para Cadeia alimentar.
  • Respondam as questões com atenção.
  • Assistam a vídeo aula do Centro de Mídias, fazer um resumo para ser entregue.
  • Fazer as atividades em folha separada (pergunta e resposta) entregar na escola junto com o resumo da aula Centro de mídia.
Obs. No período de aula presencial realizamos algumas atividades que serão utilizadas para nota bimestral.

8 comentários:

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma