CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


quarta-feira, 13 de maio de 2020


PROGRESSÃO  GEOMÉTRICA

Uma progressão geométrica (P.G) é uma sequência numérica onde cada termo é igual ao produto de seu antecessor com uma constante, chamada razão da PG, representada pela letra “q .

* A razão de uma PG pode ser encontrada a partir da divisão de um termo da sequência pelo seu antecessor. Ao fazer isso, caso ela seja realmente uma progressão geométrica, essa divisão sempre será igual a q.
Exemplo:
(1, 2, 4, 8, 16, 32)
   q =                8           16        32  =   2
         1          2        4             8        16

Exemplo de progressão geométrica:
(1, 3, 9, 27, 81, …)
Para encontrarmos a razão de uma PG basta dividirmos um número pelo seu antecessor.
   =    9    =   27  =      81  =    3
                                                         1          3          9           27
Cada termo dessa PG, exceto o primeiro, é resultado de um produto de seu antecessor por 3, pois 3 = 3·1, 9 = 3·3 e assim por diante.

razão de uma P.G  e  seus elementos são representados por uma letra minúscula seguida de um número que indica a posição do número. Por exemplo, na P.G acima, o termo a1 é o primeiro termo e é igual a 1. O termo a4 é o quarto termo e é igual a 27. Dessa forma, é costume indicar o enésimo termo de uma PG por an.
Uma progressão geométrica pode ser crescente, quando sua razão for maior que um; decrescente, quando a razão for um número entre zero e um; constante, quando a razão for exatamente um; e oscilante, quando a razão for menor que zero.
Essa sequência pode ser finita, quando há limitação de termos na sequência, ou infinita, caso ocorra exatamente o contrário.

Fazendo uso da definição de PG, podemos escrever o enésimo termo como um produto de seu antecessor an - 1 pela razão. Assim, a definição das progressões geométricas também pode ser dada da seguinte maneira:
(a1,a2,a3,....an,...)          P.G.↔ an = a  n-1  . q


 
TERMO GERAL DA P.G
termo geral de uma PG é uma expressão que pode ser usada para encontrar um termo qualquer de uma progressão geométrica. Esse termo também é expresso por an e a expressão/fórmula utilizada para determiná-lo é:

an =  a1  . q n -1

Onde:
n é o índice do termo que queremos determinar, ou seja, está ligado à posição desse termo na PG;
a1 é o primeiro termo da progressão geométrica e
q é sua razão.
Por exemplo, para determinar o décimo termo da PG (1, 2, 4, 8, 16, …), podemos fazer:
a10 = 1·210 – 1
Pois a1 = 1, q = 2 e n = 10. Prosseguindo nos cálculos:
a10 = 1·29
a10 = 29
a10 = 512

ATIVIDADES:
 CADERNO DO ALUNO : PÁGINA 16: EXERCICIO 6; PÁGINAS16,17,18: EXERCICOS 1,2,3,4,6  e 7.
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO:
1)     Determine a razão da P.G.
      a)(1, 2, 4, 8, 16, …)
b) (-1, -3, -9, -27, -81, …) 
c)(5, 25, 125, 625, …)
d)(40, 20, 10, 5, 52, …)
e)(2, -4, 8, -16, 32, …)
2)  Determine os 8 primeiros termos de cada uma das PGs
a) (1,4,16,...)
b) (8,4,2,1,..)
c) (5,10,20,..)
d) (-7, 21, -63...)
3) Determine o décimo termo de uma progressão geométrica cujo primeiro termo é 2 e a razão é 3.


4) Qual é o décimo quinto termo da PG (1, 2, 4, 8, …)?

5) Várias tábuas iguais estão em uma madeireira. Elas deverão ser empilhadas respeitando a seguinte ordem: uma tábua na primeira vez e, em cada uma das vezes seguintes, tantas quantas já estejam na pilha. Por exemplo:
                                 1ª pilha           2ª pilha          3ªpilha          4ª pilha
                                      uma              duas                quatro          oito
Determine a quantidade de tábuas empilhadas na 12ª pilha.


OBS:
- Leiam com atenção;
-Podem usar o blogger para tirar dúvidas;
-Fazer revisão de potencias e propriedades de potencias,
- Enviar somente os exercícios de fixação até 22/05 para o e-mail : claudiamatos@prof.educacao.sp.gov.br,
-Não esquecer de identificar: colocar nome, número e série.

*Segue  o código de cada turma no classroom
1B: cbq7mnn
1C: r6mtwmc
1D: nsem5pf
1E: z3linp7
1F: fp7gkeo

4 comentários:

  1. Professora não estou conseguindo usar o código pra entrar ta dando incorreto

    ResponderExcluir
  2. Professora o código está como inválido

    ResponderExcluir
  3. professora o código esta correto mais esta dando sem permissão de aceso

    ResponderExcluir
  4. professora, mandei sem querer sem nome, aí mandei de novo minha lição com o nome.

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma