CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 4 de maio de 2020

Atividade de Português

Olá, pessoal do 6ºA!

A atividade a seguir é uma revisão de atividades que fizemos em sala de aula. Por favor, enviem suas respostas da Atividade de revisão para o seguinte e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 11/05/2020. Lembrando que o envio dessas respostas contabilizará para a presença desta semana.

Obrigada J



EE Herbert Baldus
Profª Maria Margarida         Disciplina: Língua Portuguesa

Atividade de Revisão para o 6ºA

Assunto: Gênero Textual Notícia/ Linguagem verbal e não verbal.

I. Leia a notícia a seguir.

Sono na quarentena: veja como evitar que o estresse da pandemia interfira

Muita gente tem passado noites em claro durante a quarentena ou tendo estranhos pesadelos durante o sono. Veja como fazer as pazes com o travesseiro.

19/04/2020 20h00  Atualizado há 2 semanas

As noites têm sido conturbadas para muitas pessoas durante a quarentena. Insônia e sonhos estranhos estão sendo relatados. Para entender o que está acontecendo, o Fantástico ouviu o neurocientista Sidarta Ribeiro, que estuda a relação entre sono, sonho e memória há 25 anos. Ele diz que os sonhos são um mecanismo biológico e com base em dados do passado, tenta simular futuros possíveis. E quando você tem um perigo muito grande, os sonhos tendem a lidar com essa situação e tentar resolver esses problemas de várias maneiras diferentes.
Existem hormônios que controlam o sono e o despertar. A melatonina é o hormônio da escuridão, que ajuda a dormir. Já o cortisol, ajuda a tirar as pessoas da cama. Por isso, de manhã, existe uma liberação alta de cortisol e a noite ela vai diminuindo, para que as pessoas possam descansar.
É importante aproveitar o sol da manhã, que ajuda na hora do sono, e evitar a claridade à noite, que só atrapalha - como a de celulares e tablets.
Uma alimentação adequada faz a diferença na hora de dormir. Monica Andersen, diretora do Instituto do Sono/SP, diz que é preciso diminuir a quantidade de comida à noite e que o leite tem uma substância que pode ser promotora do sono. Andrea Bacelar, presidente da Associação Brasileira do Sono, diz que outra dica importante é a cafeína. O último elemento cafeinado deve ser após o almoço. A bebida alcoólica diminui a quantidade de sonhos e pode ter um efeito bifásico, estimulante e depois depressor, ela atrapalha a qualidade do sono.


II. Agora, que você leu a notícia responda às questões de cada item abaixo.

a)      Qual o assunto da notícia e quando ela foi publicada?

b)      O uso de declarações de pessoas relacionadas aos fatos narrados dá maior credibilidade à notícia; como por exemplo, a declaração do neurocientista Sidarta Ribeiro, que diz que os sonhos são um mecanismo biológico. Cite mais uma declaração e o nome de quem a declarou.

c)      Destaque do texto algumas medidas que as pessoas podem tomar para ajudá-las a ter um sono tranquilo.

d)     Dê a sua opinião: o que você achou da notícia, ela traz uma informação importante para o público?

e)      Leia o texto a seguir.

3 am. insonia, celular, notebook, | Tirinhas, Ilustrações ...

























f)       De que maneira a tira se relaciona com a notícia.

g)      Um texto pode ser formado por mais de uma linguagem. Explique o que é linguagem verbal e linguagem não verbal e explique como essas duas linguagens estão presentes na tira que você acabou de ler.

h)      Dê sua opinião: você acha que as pessoas se prejudicam ao usar demais o celular? Por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma