Espero que estejam bem e seguros!
Não está sendo fácil viver e manter nossa tranquilidade durante esta pandemia, ainda mais com um monte de informações que muitas vezes são contraditórias. Afinal, em quem devemos confiar? Nos políticos? Devo acreditar nas palavras do governador do Estado e do prefeito de nossa cidade? Devo acreditar nas palavras de nosso presidente? Devo acreditar na mídia e nos meios de comunicação? Afinal devo acreditar que estão morrendo muitas pessoas ou que muito mais estão sendo curadas? Devo acreditar na ciência e na medicina que pregam mudança de hábitos de higiene e o isolamento social?
Bem, podem ser muitas perguntas e com elas muitas dúvidas, mas creio que durante este período devemos nos posicionar diante diante destas dúvidas e procurar sempre esclarece - las, deste modo a primeira coisa que devemos fazer é:
a) Quem devo ouvir ou dar atenção neste período?
Quando estou com dor de dente, quem devo procurar? Quando preciso de algum reparo no encanamento de minha residência, a quem devo procurar, por exemplo? Suas respostas provavelmente serão a de QUE DEVEMOS PROCURAR SEMPRE UM ESPECIALISTA, pois se tenho dor de dente, em nada adiantará procurar um profissional de educação física ou um ortopedista. Assim, num momento de pandemia de uma doença é importante que procuremos ouvir especialistas como médicos e infectologistas. Ouvir orientações e informações de especialistas dos mais variados, favorecerão nosso entendimento e desse modo saberemos o que é verdadeiro ou não.
b) Como devo me posicionar diante das informações da mídia, seja escrita, internet ou TV?
Creio que seja importante verificar principalmente as fontes de onde estamos recebendo informações. Se são fontes seguras e confiáveis. Se estamos numa epidemia, claro que informações como número de mortes sejam levadas em conta, não para causar medo nas pessoas, mas para alertar os riscos. Quanto ao exagero das informações, somos nós quem devemos avalia - las levando em conta sempre, informações de fontes confiáveis e de especialistas.
c) Como devo me portar nas redes sociais?
Cuidado, as redes sociais são o centro da divulgação de DESINFORMAÇÃO GENERALIZADA algo que, nesse momento, não colabora para o entendimento de nosso problema e ajuda a deixar as pessoas com mais dúvidas e medo.
Sempre faça a CHECAGEM AS FONTES DE ONDEM VEM A POSTAGEM, as chamadas Fake News nascem dessa forma, através de postagens sem nenhum tipo de veracidade e com o objetivo de causar confusão e desentendimento entre as pessoas. É nosso dever sempre ao receber uma notícia ou informação, pesquisar sua VERACIDADE observando a confiabilidade da fonte. Nunca compartilhe notícias ou informações que tenha recebido e não tenha certeza de que sua fonte e conteúdo sejam realmente verdadeiros ou confiáveis.
d) O número de curados é sempre maior que o de mortos pela Covid-19?
Sim, sempre será. Contudo, para se curar é preciso ter sido infectado pelo vírus e sabemos que muitas pessoas precisarão de cuidados médicos e hospitalares, ocasionando um aumento do número de pacientes e numa perspectiva matemática simples, quanto mais pessoas ficam doentes mais elas precisarão de serviços médicos, QUE NEM SEMPRE SERÃO CAPAZES DE ATENDER A DEMANDA POR FALTAS DE ESPAÇO E EQUIPAMENTOS. Assim, para muitos curados, muitos morrerão o que seria um preço muito alto a se pagar, já que estamos falando de vidas como moeda de troca e claro, não só em perda de vidas devido ao Covid - 19, mas de outras doenças também.
Por último gostaria de dizer que temos o poder de nos informar e levar essa informação a outras pessoas menos privilegiadas que nós. Essas informações são importantes pois no ajudam a ouvir as coisas e assim possamos entende - las por completo, nos posicionando diante delas.
Converse com seus pais e responsáveis à respeito se tiver dúvidas ou alguma angústia,.Seus professores também estão à disposição para ouvi - los e auxilia - los no que for preciso, necessário ou qualquer outra coisa. Conte sempre conosco!
Fique em casa e saia somente se realmente for necessário. Cumpra as orientações de segurança, higiene e de isolamento como solicitam os especialistas. É difícil; mas depende de nós vencer essa pandemia e reaprender a viver depois dela, pois se fosse só uma "gripezinha" ou "resfriadinho", ela já teria passado há algum tempo sem tamanho alvoroço.
DEIXAREI UM LINK DE UM SITE MUITO LEGAL, NA REALIDADE UM CURSO SOBRE FAKE NEWS PARA ACESSAREM, SE PUDEREM CLARO.
Fiquem seguros e se cuidem, sempre!
Grande abraço para todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma