Olá
Espero
que todos estejam bem e com saúde.
Vamos
lá!!!
Além do Blogger da escola, está
disponível o Google sala de aula, segue abaixo o código da turma. https://youtu.be/LbtJgShckYM
O que é variação linguística?
As variações
(variantes ou variedades) linguísticas são as ramificações
naturais de uma língua, as quais se diferenciam da norma-padrão em
razão de fatores como convenções sociais, momento histórico,
contexto ou região em que um falante ou grupo social insere-se.
Trata-se, pois, de objeto de estudo da Sociolinguística, ramo que estuda como a
divisão da sociedade em grupos – com diferentes culturas e costumes – dá origem
a diferentes formas de expressão da língua, as quais, embora se baseiem nas
normas impostas pela gramática prescritiva, adquirem regras e características
próprias. As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais
(diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas
(diafásicas).
É importante observar que toda
variação linguística é adequada para atender às necessidades comunicativas e
cognitivas do falante. Assim, quando julgamos errada determinada variedade,
estamos emitindo um juízo de valor sobre os seus falantes e, portanto, agindo
com preconceito linguístico.
Tipos de variação linguística
Variedades
sociais ou diastráticas
São as variedades linguísticas que não
dependem da região em que o falante vive, mas sim dos grupos
sociais em que ele se insere, ou seja, das pessoas com quem ele
convive. São as variedades típicas de grandes centros urbanos, já que as
pessoas dividem-se em grupos em razão de interesses comuns, como profissão,
classe social, nível de escolaridade, esporte, tribos urbanas, idade, gênero,
sexualidade, religião etc.
Para gerarem sentimento de pertencimento e
de identidade, os grupos desenvolvem características próprias, que vão desde a
vestimenta até a linguagem. Os surfistas, por exemplo, falam
diferentemente de skatistas; médicos comunicam-se diferentemente de advogados;
crianças, adolescentes e adultos possuem vocabulário bastante diferente entre
si. Os grupos mais escolarizados tendem a ser mais formais, enquanto os grupos
de menor formação normalmente são mais informais, ou seja, há diferentes registros
de linguagem.
Há dois fatores que contribuem para a
identificação das variedades sociais:
·
Gírias: palavras
ou expressões informais, efêmeras e normalmente ligadas ao público jovem.
·
Jargão (termo técnico): palavras
ou expressões típicas de determinados ambientes profissionais.
Variedades regionais, geográficas ou diatópicas
São as variedades linguísticas que sofrem forte
influência do espaço geográfico ocupado pelo
falante. Em um país com dimensões continentais como o Brasil, elas são
extremamente ricas (tanto em número quanto em peculiaridades linguísticas).
Essas variantes são percebidas por dois fatores:
·
Sotaque: fenômeno fonético (fonológico) em que pessoas de uma determinada região pronunciam
certas palavras ou fonemas de forma particular. São exemplos a forma como os
goianos pronunciam o R ou os cariocas pronunciam
o S.
·
Regionalismo: fenômeno ligado ao léxico
(vocabulário) que consiste na existência de palavras ou
expressões típicas de determinada região.
O nível histórico ou diacrônico
São
variações ocorridas em períodos históricos distintos, mas que caíram em
desuso no decorrer do tempo. Por
exemplo, a palavra ‘embora’ dizia-se ‘em boa hora’ no século XIX, no século
seguinte permanece embora e atualmente podemos ver a palavra reduzida em forma
de ‘bora’.
Variação situacional ou diafásicas
São as variedades linguísticas que surgem da adequação que o
falante faz de seu nível de linguagem ao estilo exigido pelo texto ou pela
situação comunicativa. A crônica, por exemplo, é um texto cujo estilo exige uso
de linguagem coloquial; a dissertação, por sua vez, exige do redator um estilo
de escrita mais formal. Portanto, caberá ao falante ou redator dominar as
diferentes variantes a fim de adequá-las à situação comunicativa (mais ou menos
formal) e ao estilo exigido pelo texto.
Linguagem
formal: é usada em situações comunicativas formais, como uma
palestra, um congresso, uma reunião empresarial, etc.
Linguagem
Informal: é usada em situações comunicativas informais, como
reuniões familiares, encontro com amigos, etc. Nesses casos, há o uso da linguagem
coloquial. https://youtu.be/6fBOVygtNoU
As atividades desta semana é referente ao conteúdo do Centro de Mídias do dia
14 e 15 de maio de 2020.
Caderno do aluno
volume 1
Responda no caderno as atividades.
Tire foto das resposta e envie para
e-mail: cintiaaug@prof.educacao.sp.gov.br.
Entregar até: 26/05/2020
Observação: Não é necessário responder a questão 01 da página 11.
Atenção na pagina 14 responda somente o exercício p.
Denotação
e Conotação
Sentido
denotativo ou literal
é o sentido mais frequentemente associado a uma palavra ou a um enunciado. O
sentido denotativo é aquele que está definido pelo dicionário.
Exemplo: Os bombeiros
foram chamados pela comunidade para resgatar a gata siamesa de cima da árvore.
Sentido
conotativo ou figurado ocorre quando uma palavra, aplicada em determinado
contexto, se afasta de seu significado mais comum. A conotação se caracteriza
pela multiplicidade de interpretação. Está presente na poesia, no humor, na
publicidade.
Exemplo: A filha da
minha vizinha é uma gata! https://youtu.be/gupgfmrx2gU
Exercícios:
1)
Escreva (D) para o sentido denotativo e (C) para o sentido conotativo nas
frases abaixo:
a) _____ Hélio tem um coração de pedra.
b)
_____ A mulher estava cansada.
c)
_____ Mariana é um sol na vida de todos.
d)
_____ Meu pai é meu espelho
e)
_____ Quebrei o espelho do banheiro
f)
_____ Essa menina tem um coração de
ouro.
g)
_____ A Praça da Sé fica no coração de
São Paulo.
h)
_____ Fez um transplante de coração.
i)
_____ Você é mesmo mau: tem um coração
de pedra.
j)
_____ Para vencer a guerra era preciso
alcançar o coração do país.
k)
_____ Completou vinte primaveras.
l)
_____ Na primavera os campos florescem.
m)
_____ O leão procurou o gerente do Mercado.
Figura de
linguagem
é um recurso que modifica os significados denotativos, convencionais das
palavras, emprestando-lhes novas possibilidades de expressão. As figuras de
linguagem podem ser: figuras de palavras, figuras de pensamento, figuras
sonoras e figuras de sintaxe ou de
construção. https://youtu.be/AmgZDw2Pvbs
Figuras sonoras
|
Conceito
|
Exemplo
|
Onomatopeia
|
Palavra
que imita ruídos e sons da natureza ou sons que os animais emitem.
|
“Ela
digitava rápido.
Tec-tec-tec.” (Milu Leite)
|
Aliteração
|
Fonemas consonantais que se repetem com
efeitos sonoros
|
“Atriz atroz, atrás há três.” (Emílio de
Menezes)
|
Assonância
|
Consiste
na repetição das vogais, criando assim um efeito sonoro expressivo.
|
“A onda anda” (Manuel Bandeira)
|
Figuras de
pensamento
|
Conceito
|
Exemplo
|
Eufemismo
|
Consiste em
comunicar uma situação desagradável pro meio de palavras que abrandem o impacto
causado por essa situação.
|
Deus, que teus anos
encurtou, olhará por você.
|
Antítese
|
Consiste na
colocação de duas ideias opostas lado a lado, em uma mesma frase.
|
Mesmo que você não acredite, o céu é um lugar melhor do que o inferno!
|
Hipérbole
|
Consiste no exagero de expressão.
|
Fui à sua casa milhões de vezes,
mas você nunca está lá!
|
Ironia
|
Consiste na
declaração do contrário de que se pensa para, em geral, fazer zombaria.
|
D. Maria,veja o grande
esforço de seu filho: obteve nota
zero em todas as matérias.
|
Personificação
ou prosopopeia
|
Consiste em atribuir características humanas ou em dar vida
e ação a seres inanimados ou irracionais.
|
A xícara
falou para o bule:
o que aconteceu, por que este bico deste tamanho?
|
Em seu caderno copie e responda as atividades.
Tire foto das resposta e envie para
e-mail: cintiaaug@prof.educacao.sp.gov.br.
Entregar até: 26/05/2020
Exercícios
1) Leia a tira e
responda as questões.
a) O humor da
tirinha se deve às imagens e a apenas uma palavra escrita. Qual é ela?
____________________________________________________________
b) O que essa
palavra procura imitar ou sugerir?
___________________________________________________________
c) Que figura sonora é essa? ____________________________________
2) Leia e assinale a alternativa correta:
a) O emprego da
palavra “pneuzinho” significa:
( ) que pessoa está pouco acima do peso, tem
gordura localizada.
( ) que a pessoa está bem disposta.
( ) que a pessoa está no seu peso normal.
b) Recruta Zero
emprega “pneuzinhos”, apesar de a pessoa estar muito acima do peso. Portanto,
ele:
( ) fala direta e claramente que o inimigo
está muito gordo.
( ) suaviza a expressão, empregando uma ideia
mais agradável.
c) Qual é o nome dessa
figura de pensamento?
( ) hipérbole
( ) antítese
( ) eufemismo
Leia o Trecho da letra da música de Gilberto
Gil para responder as questões 03 e 04.
Esotérico
Não adianta nem me abandonar
Porque mistério sempre há de pintar por aí
Pessoas até muito mais vão lhe amar
Até muito mais difíceis que eu pra você
Que eu, que dois, que dez, que dez milhões,
todos iguais
Pessoas até muito mais vão lhe amar
Até muito mais difíceis que eu pra você
Que eu, que dois, que dez, que dez milhões,
todos iguais
[...]
Gilberto
Gil. In: Carlos Rennó (Org.). Todas as letras. São Paulo: Cia. das Letras,
1996. P. 181.
3) Qual é a figura
de linguagem destacada no trecho? ____________________________________
4) Essa é uma figura de pensamento que:
( ) atribui características humanas a seres
não humanos.
( ) exagera a expressão para realçar uma
ideia.
( ) emprega palavras ou ideias com sentidos
opostos.
Texto
para responder as questões 05.
Estava
bem mudado
Como
se tivesses posto aquela barbas brancas
Para
entrar com maior decoro a Eternidade.
[...]
Levamos-te
cansado ao teu último endereço
[...]
Manuel
Bandeira. Estrela da vida inteira. 20. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,
1993. P. 232.
5) No poema, aparecem eufemismos para a:
( ) morte
( ) doença
( ) vagabundagem
6) Dê o nome das
figuras de linguagem dos trechos/ frases abaixo:
a) “As arestas
fitam-me
Sorriem
realmente as paredes lisas.” (Fernando Pessoa)
___________________________________________________
b) “Mas parece que
a luz está cansada...” (Mário
Quintana) ______________________________________________
c) Filho, por que
você teima em faltar com a verdade? _______________________________
d) Meu primo é
lindo. Assusta até os cachorros. ____________________________________
7) Identifique as hipérboles nas frases a seguir.
a) Minha filha vai
ver esse filme pela milésima vez. ________________________________
b) Saiu de casa a
milhão para não perder o Show. __________________________________
c) Estou morrendo
de fome. ___________________________________________________
8)Leia rapidamente
I. Bote a bota no
bote e tire o pote do bote.
II. O
princípio principal do príncipe principiava principalmente no princípio
principesco da princesa.
a) Que figura de
linguagem é empregada nos trava-línguas lidos? ________________________
9) Leia a tira e responda a questão.
a) Explique a ironia presente na tirinha. _________________________________________
10)
Leia
Balanço
A pobreza do eu
a opulência do mundo
a opulência do mundo
A opulência do eu
a pobreza do mundo
a pobreza do mundo
A pobreza de tudo
a opulência de tudo
a opulência de tudo
A incerteza de tudo
a certeza de nada.
a certeza de nada.
(Carlos Drummond de Andrade)
Veja os pares de palavras retirados do poema.
Pobreza – opulência eu – o mundo
Incerteza – certeza tudo – nada
a) As palavras de cada par possuem
sentido:
( ) igual
( )parecido
( ) contrário
b)
Que
figura de linguagem é essa? _____________________________
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