CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

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PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

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HISTÓRIA, GEOGRAFIA

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PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

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PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 18 de maio de 2020



Olá

Espero que todos estejam bem e com saúde.

Vamos lá!!!

Além do Blogger da escola, está disponível o Google sala de aula, segue abaixo o código da turma. https://youtu.be/LbtJgShckYM





O que é variação linguística? 
As variações (variantes ou variedades) linguísticas são as ramificações naturais de uma língua, as quais se diferenciam da norma-padrão em razão de fatores como convenções sociais, momento histórico, contexto ou região em que um falante ou grupo social insere-se. Trata-se, pois, de objeto de estudo da Sociolinguística, ramo que estuda como a divisão da sociedade em grupos – com diferentes culturas e costumes – dá origem a diferentes formas de expressão da língua, as quais, embora se baseiem nas normas impostas pela gramática prescritiva, adquirem regras e características próprias. As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) estilísticas (diafásicas).
          É importante observar que toda variação linguística é adequada para atender às necessidades comunicativas e cognitivas do falante. Assim, quando julgamos errada determinada variedade, estamos emitindo um juízo de valor sobre os seus falantes e, portanto, agindo com preconceito linguístico. 

Tipos de variação linguística
Variedades sociais ou diastráticas
     São as variedades linguísticas que não dependem da região em que o falante vive, mas sim dos grupos sociais em que ele se insere, ou seja, das pessoas com quem ele convive. São as variedades típicas de grandes centros urbanos, já que as pessoas dividem-se em grupos em razão de interesses comuns, como profissão, classe social, nível de escolaridade, esporte, tribos urbanas, idade, gênero, sexualidade, religião etc.
     Para gerarem sentimento de pertencimento e de identidade, os grupos desenvolvem características próprias, que vão desde a vestimenta até a linguagem. Os surfistas, por exemplo, falam diferentemente de skatistas; médicos comunicam-se diferentemente de advogados; crianças, adolescentes e adultos possuem vocabulário bastante diferente entre si. Os grupos mais escolarizados tendem a ser mais formais, enquanto os grupos de menor formação normalmente são mais informais, ou seja, há diferentes registros de linguagem.
     Há dois fatores que contribuem para a identificação das variedades sociais:
·        Gírias: palavras ou expressões informais, efêmeras e normalmente ligadas ao público jovem.
·        Jargão (termo técnico): palavras ou expressões típicas de determinados ambientes profissionais.

  Variedades regionais, geográficas ou diatópicas
São as variedades linguísticas que sofrem forte influência do espaço geográfico ocupado pelo falante. Em um país com dimensões continentais como o Brasil, elas são extremamente ricas (tanto em número quanto em peculiaridades linguísticas).
Essas variantes são percebidas por dois fatores:
·        Sotaque: fenômeno fonético (fonológico) em que pessoas de uma determinada região pronunciam certas palavras ou fonemas de forma particular. São exemplos a forma como os goianos pronunciam o R ou os cariocas pronunciam o S.
·        Regionalismo: fenômeno ligado ao léxico (vocabulário) que consiste na existência de palavras ou expressões típicas de determinada região.


O nível histórico ou diacrônico

São variações ocorridas em períodos históricos distintos, mas que caíram em desuso no decorrer do tempo. Por exemplo, a palavra ‘embora’ dizia-se ‘em boa hora’ no século XIX, no século seguinte permanece embora e atualmente podemos ver a palavra reduzida em forma de ‘bora’.


 

Variação situacional ou diafásicas

São as variedades linguísticas que surgem da adequação que o falante faz de seu nível de linguagem ao estilo exigido pelo texto ou pela situação comunicativa. A crônica, por exemplo, é um texto cujo estilo exige uso de linguagem coloquial; a dissertação, por sua vez, exige do redator um estilo de escrita mais formal. Portanto, caberá ao falante ou redator dominar as diferentes variantes a fim de adequá-las à situação comunicativa (mais ou menos formal) e ao estilo exigido pelo texto.
Linguagem formal: é usada em situações comunicativas formais, como uma palestra, um congresso, uma reunião empresarial, etc.
Linguagem Informal: é usada em situações comunicativas informais, como reuniões familiares, encontro com amigos, etc. Nesses casos, há o uso da linguagem coloquial. https://youtu.be/6fBOVygtNoU



As atividades desta semana é referente ao conteúdo do Centro de Mídias do dia 14 e 15 de maio de 2020.
Caderno do aluno volume 1
Responda no caderno as atividades.
Tire foto das resposta e envie para e-mail: cintiaaug@prof.educacao.sp.gov.br.
Entregar até: 26/05/2020




Observação: Não é necessário responder a questão 01 da página 11.




Atenção na pagina 14 responda somente o exercício p.


Denotação e Conotação
Sentido denotativo ou literal é o sentido mais frequentemente associado a uma palavra ou a um enunciado. O sentido denotativo é aquele que está definido pelo dicionário.
Exemplo: Os bombeiros foram chamados pela comunidade para resgatar a gata siamesa de cima da árvore.

Sentido conotativo ou figurado ocorre quando uma palavra, aplicada em determinado contexto, se afasta de seu significado mais comum. A conotação se caracteriza pela multiplicidade de interpretação. Está presente na poesia, no humor, na publicidade.
Exemplo: A filha da minha vizinha é uma gata!     https://youtu.be/gupgfmrx2gU

Exercícios:
1) Escreva (D) para o sentido denotativo e (C) para o sentido conotativo nas frases abaixo:
a)  _____ Hélio tem um coração de pedra.
b) _____ A mulher estava cansada.
c) _____  Mariana é um sol na vida de todos.
d) _____ Meu pai é meu espelho
e) _____ Quebrei o espelho do banheiro
f) _____  Essa menina tem um coração de ouro.
g) _____  A Praça da Sé fica no coração de São Paulo.
h) _____ Fez um transplante de coração.
i) _____  Você é mesmo mau: tem um coração de pedra.
j) _____  Para vencer a guerra era preciso alcançar o coração do país.
k) _____  Completou vinte primaveras.
l) _____  Na primavera os campos florescem.
m) _____ O leão procurou o gerente do Mercado.



Figura de linguagem é um recurso que modifica os significados denotativos, convencionais das palavras, emprestando-lhes novas possibilidades de expressão. As figuras de linguagem podem ser: figuras de palavras, figuras de pensamento, figuras sonoras e figuras de sintaxe  ou de construção. https://youtu.be/AmgZDw2Pvbs

Figuras sonoras
Conceito
Exemplo
Onomatopeia
Palavra que imita ruídos e sons da natureza ou sons que os animais emitem.
“Ela digitava rápido. 
Tec-tec-tec.”     (Milu Leite)
Aliteração
 Fonemas consonantais que se repetem com efeitos sonoros
“Atriz atroz, atrástrês.”  (Emílio de Menezes)
Assonância
Consiste na repetição das vogais, criando assim um efeito sonoro expressivo.
A onda anda”                     (Manuel Bandeira)


Figuras de pensamento
Conceito
Exemplo
Eufemismo
 Consiste em comunicar uma situação desagradável pro meio de palavras que abrandem o impacto causado por essa situação.
Deus, que teus anos encurtou, olhará por você.
Antítese
 Consiste na colocação de duas ideias opostas lado a lado, em uma mesma frase.
Mesmo que você não acredite, o céu é um lugar melhor do que o inferno!
Hipérbole
Consiste no exagero de expressão.
Fui à sua casa milhões de vezes, mas você nunca está lá!
Ironia
 Consiste na declaração do contrário de que se pensa para, em geral, fazer zombaria.
D. Maria,veja o grande esforço de seu filho: obteve nota zero em todas as matérias.
Personificação ou prosopopeia
Consiste em atribuir características humanas ou em dar vida e ação a seres inanimados ou irracionais.
A xícara falou para o bule: o que aconteceu, por que este bico deste tamanho?




 Em seu caderno copie e responda as atividades.
Tire foto das resposta e envie para e-mail: cintiaaug@prof.educacao.sp.gov.br.
Entregar até: 26/05/2020

Exercícios

1) Leia a tira e responda as questões.








a) O humor da tirinha se deve às imagens e a apenas uma palavra escrita. Qual é ela? ____________________________________________________________

b) O que essa palavra procura imitar ou sugerir? ___________________________________________________________


c) Que figura sonora é essa? ____________________________________


2) Leia e assinale a alternativa correta:



a) O emprego da palavra “pneuzinho” significa:
(   ) que pessoa está pouco acima do peso, tem gordura localizada.
(   ) que a pessoa está bem disposta.
(   ) que a pessoa está no seu peso normal.

b) Recruta Zero emprega “pneuzinhos”, apesar de a pessoa estar muito acima do peso. Portanto, ele:
(   ) fala direta e claramente que o inimigo está muito gordo.
(   ) suaviza a expressão, empregando uma ideia mais agradável.

 


c) Qual é o nome dessa figura de pensamento?

(   ) hipérbole

(   ) antítese

(   ) eufemismo


Leia o Trecho da letra da música de Gilberto Gil para responder as questões 03 e 04.

Esotérico

Não adianta nem me abandonar
Porque mistério sempre há de pintar por aí
Pessoas até muito mais vão lhe amar
Até muito mais difíceis que eu pra você
Que eu, que dois, que dez, que dez milhões,
todos iguais
[...]
Gilberto Gil. In: Carlos Rennó (Org.). Todas as letras. São Paulo: Cia. das Letras, 1996. P. 181.

3) Qual é a figura de linguagem destacada no trecho? ____________________________________

4) Essa é uma  figura de pensamento que:
(    ) atribui características humanas a seres não humanos.
(    ) exagera a expressão para realçar uma ideia.
(    ) emprega palavras ou ideias com sentidos opostos.


Texto para responder as questões 05.
Estava bem mudado
Como se tivesses posto aquela barbas brancas
Para entrar com maior decoro a Eternidade.
[...]
Levamos-te cansado ao teu último endereço
[...]

Manuel Bandeira. Estrela da vida inteira. 20. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. P. 232.

5) No poema, aparecem eufemismos para a:
(    ) morte
(    ) doença
(    ) vagabundagem

6) Dê o nome das figuras de linguagem dos trechos/ frases abaixo:

a) “As arestas fitam-me
Sorriem realmente as paredes lisas.” (Fernando Pessoa) ___________________________________________________
b) “Mas parece que a luz está cansada...” (Mário Quintana) ______________________________________________
c) Filho, por que você teima em faltar com a verdade? _______________________________
d) Meu primo é lindo. Assusta até os cachorros. ____________________________________

7) Identifique as hipérboles nas frases a seguir.
a) Minha filha vai ver esse filme pela milésima vez. ________________________________
b) Saiu de casa a milhão para não perder o Show. __________________________________
c) Estou morrendo de fome. ___________________________________________________

8)Leia rapidamente
I. Bote a bota no bote e tire o pote do bote.
II. O princípio principal do príncipe principiava principalmente no princípio principesco da princesa.
a) Que figura de linguagem é empregada nos trava-línguas lidos? ________________________


9) Leia a tira e responda a questão. 




a) Explique a ironia presente na tirinha. _________________________________________

10) Leia
Balanço
A pobreza do eu
a opulência do mundo
A opulência do eu
a pobreza do mundo
A pobreza de tudo
a opulência de tudo
A incerteza de tudo
a certeza de nada.
(Carlos Drummond de Andrade)
Veja os pares de palavras retirados do poema.
Pobreza – opulência                  eu – o mundo
Incerteza – certeza                    tudo – nada
a) As palavras de cada par possuem sentido:
(    ) igual
(    )parecido
(    ) contrário 


b) Que figura de linguagem é essa? _____________________________








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