CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 12 de maio de 2020

História





     Olá pessoal tudo bem ?  Espero que sim . Nossa atividades no blog estão de acordo com as aulas do Centro de Mídias.

    Na atividade anterior fora solicitado que vocês fizessem uma breve pesquisa sobre o termo Modernidade assunto das nossas próximas aulas .
    Saber o significado desse termo é preponderante para Nós entendermos o que foi o Renascimento Cultural e Urbano. O mundo medievo entra em colapso no final do século XV e um novo mundo surge com valores , ideias voltadas a cultura Greca-Romana Clássica .
     Na Idade Média, ( V-XV) a Igreja Romana controlava todo o saber , controlava também a economia e condicionava os valores aceitos ou reprovados naquela sociedade . A terra representava e correspondia a riqueza , o sistema econômico era o Feudalismo , títulos nobiliárquicos marcavam as relações sociais , lealdade, fidelidade, proteção correspondiam os ideias do Homem medievo. Uma sociedade marcadamente Teocentrista e politicamente descentralizada.
     No começo do século XI surge uma nova classe social , instalada no entorno dos muros dos castelos , os chamados burgos , viajam para longe trazendo mercadorias de diferentes lugares , de diferentes valores . Aos poucos essa classe social foi sendo ampliada, as práticas comerciais voltaram a funcionar e na Baixa Idade Média , surge a Burguesia , evidente dentro deste contexto está marginalizada e alijada dos processos políticos e distante dos Reis.
   Aos poucos a burguesia vai enriquecendo vertiginosamente e exigindo maior participação política e reconhecimento do status -quo, ( titulos nobiliárquicos ), esse enriquecimento vai permiti que os burgueses façam investimentos em novas tecnologias para navegação, no intuito de comerciar, surge a figura do Mecenas para financiar projetos tecnológicos e artísticos  Isso cria uma nova situação na qual os pensadores vão buscar os conhecimentos naqueles pensadores Gregos Romanos Clássicos. É preciso dizer que o Burguês representa a antítese em todos os aspectos do Nobre, ligado intrinsecamente aos valores Cristãos ,figura política que domina as instâncias de poder na idade média.
     O Renascimento é marcado pelo Antropocentrismo , pelo Heliocentrismo, pelo Racionalismo , a ideia é fazer aflora esses valores clássico que a igreja medial escondeu nos livros em seus monastérios , não permitindo o acesso a população de maneira geral .
    Neste processo, com o desenvolvimento de mapas com maior precisão e navios velozes e mais duradouros, se da o início das chamadas Grandes Navegações , o Renascimento Urbano , o surgimento da Perspectiva nas representações artísticas expressão de maneira intensa o que foi este processo histórico.
 Personagem marcante neste processo foi Leonardo Da Vinci, 1492-1519, produziu obras como o quadro Monalisa- A Santa Seia. O Homem Vitruviano, dentre inúmeras outras invenções. Outro foi Copérnico e o Heliocentrismo. Galileu Galilei com o seu método científico. E por fim a grande obra de Miguel de Cervantes : O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de la Mancha e seu fiel escudeiro Sancho Pancha.



Veja os Vídeos :















Música para pensar e relaxar . Dom Quixote . Banda Engenheiros do Havaí.




Atividade :

1-Construa um texto discutindo o que foi o Renascimento Cultura e Urbano ?

2- Quais são as principais obras de Leonardo da Vinci e no que elas exemplificam os valores Renascentistas ?
3- Qual é a Relação que o Renascimento tem com as Grande Navegações ?
4- Por que os pensadores e artistas Renascentistas colidem com o dominio da Igreja romana ?

Observação ; Veja todos os vídeos para responder as questões.
Entregae 19/05

klebernatividade@prof.educacao.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma