CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


quarta-feira, 6 de maio de 2020

AULA DE CITOLOGIA- PROFESSORA PRISCILLA- BIOLOGIA- 2OS ANOS

ESCOLA ESTADUAL HERBERT BALDUS
DISCIPLINA- BIOLOGIA
PROFESSORA PRISCILLA CALASANS
SÉRIE- 2ª A, B, C, D, E e F

CÉLULA- CITOLOGIA


  • AS CÉLULAS SÃO AS MENORES UNIDADES VIVAS DE TODOS OS SERES VIVOS;
  • CITOLOGIA OU BIOLOGIA CELULAR É O RAMO DA BIOLOGIA QUE ESTUDA AS CÉLULAS, SUAS ESTRUTURAS E METABOLISMO. O QUE POSSIBILITOU O ESTUDO DAS CÉLULAS FOI A DESCOBERTA DO PRIMEIRO MICROSCÓPIO EM 1663, POR ROBERT HOOKE;
  1. TEORIA CELULAR:
SEGUNDO A TEORIA CELULAR, TODOS OS SERES VIVOS SÃO CONSTITUÍDOS POR CÉLULAS, AS ATIVIDADES ESSENCIAIS À VIDA OCORREM NO INTERIOR DAS CÉLULAS; NOVAS CÉLULAS SE FORMAM ATRAVÉS DA DIVISÃO DE CÉLULAS PREEXISTENTES(DIVISÃO CELULAR), E, ALÉ, DISSO, A CÉLULA É A MENOR UNIDADE VIVA.


       2. ESTRUTURA CELULAR:
AS CÉLULAS SÃO FORMADAS, GENERICAMENTE, E DE FORMA BÁSICA, POR MEMBRANA, CITOPLASMA E NÚCLEO;
Resultado de imagem para célula estrutura BASICA
        2.1 A MEMBRANA PLASMÁTICA POSSUI ESTRUTURA LIPOPROTEICA EM DUPLA CAMADA E DELIMITA O AMBIENTE EXTRACELULAR ( DE FORA DA CÉLULA) DO INTRACELULAR 9 DENTRO DA CÉLULA). VEREMOS MAIS SOBRE A MEMBRANA LOGO, LOGO...
       2.2 CITOPLASMA É UMA ESTRUTURA COMPOSTA POR MATERIAL GELATINOSO, PODE SER CHAMADO DE CITOSOL OU HIALOPLASMA, E SE ENCONTRA DENTRO DA MEMBRANA PLASMÁTICA, NELE ESTÃO INSERIDAS AS ORGANELAS ( CALMA, ASSUNTO PARA AS PRÓXIMAS AULAS...). DENTRO DO CITOPLASMA, ALÉM DAS ORGANELAS, TEMOS O NÚCLEO CITOPLASMÁTICO OU CARIOTECA ( DAÍ VEM OS TIPOS DE CÉLULAS QUE VAMOS VER EM BREVE...), NELE FICA O DNA DAS CÉLULAS, EM GRANDE PARTE DAS CÉLULAS EXISTENTES. NOTE QUE DISSE GRANDE PARTE E NÃO TODAS ELAS.

       3. TPOS DE CÉLULAS:
AS CÉLULAS PODEM SER CLASSIFICADASM DE ACORDO COM A AUSÊNCIA OU PRESENÇA DE NÚCLEO EM :
       3.1. PROCARIONTE: CÉLULAS SIMPLES, CUJO MATERIAL GENÉTICO FICA DISPERSO NO CITOPLASMA.
Resultado de imagem para PROCARIONTEFONTE: SLIDEPLAYER.COM.BR
       3.2. EUCARIONTE: CÉLULAS MAIS COMPLEXAS QUE POSSUI O DNA DELIMITADO PELA PRESENCA DE UM NÚCLEO.
Resultado de imagem para eucariontesFONTE: UOL.COM.BR
     
       4. DE ACORDO COM O NÚMERO DE CÉLULAS, OS SERES VIVOS PODEM SER CLASSIFICADOS EM :
       4.1. UNICELULARES: SERES QUE POSSUEM OU SE CONSTITUEM POR APENAS UMA CÉLULA. POR SEREM SERES MAIS SIMPLES, TODOS OS UNICELULARES SÃO TAMBEM PROCARIONTES. PRESTEM ATENÇÃO, EU DISSE TODOS!!!
Resultado de imagem para unicelularesFONTE:BLOGSPOT.COM
       4.2. PLURICELULARES OU MULTICELULARES: SERES QUE POSSUEM E SÃO FORMADOS POR MAIS DE UMA CÉLULA. CONSTITUEM A MAIORIA DOS SERES VIVOS E SÃO TODOS EUCARIONTES.
Resultado de imagem para PLURICELULARESFONTE: BLOGSPOT.COM




SUGESTÃO:
A PRÓXIMA AULA SERÁ SOBRE AS FUNÇÕES DA MEMBRANA PLASMÁTICA, ENTÃO PESQUISE:

  • TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA- PASSIVO E ATIVO;
  • ATP;
  • BOMBA DE SÓDIO E POTÁSSIO;
  • OSMOSE.

ATIVIDADE

ORIENTAÇÕES: 
1.A ATIVIDADE DEVERÁ SER ENVIADA RESPONDIDA NO E-MAIL: aleluia@prof.educacao.sp.gov.br, ATÉ DIA 13/05/2020;
2. PESQUISE DE SITES CONFIÁVEIS;
3. ASSISTAM AS VIDEO AULAS NO CANAL ABAIXO- QUE TIVEREM A VER COM O NOSSO CONTEÚDO:
https://www.youtube.com/user/jubilut
4. USEM O MATERIAL DIDÁTICO RECEBIDO E ASSISTAM AS AULAS DO APP CENTRO DE MIDIA SP, OU AINDA NO FACEBOOK OU CANAL DO YOUTUBE COM MESMO NOME.

1- CRIE UMA MAPA CONCEITUAL, PODE SSER NO WORD, FOTO DO SEU CADERNO COM PALAVRAS CHAVES, IMAGENS E PEQUENOS TEXTOS EXPLICATIVOS.
2- FAÇA UM SUMÁRIO COM AS PALAVRAS QUE JULGAR MAIS DIFÍCEIS DURANTE OS ESTUDOS, OU QUE TIVER DÚVIDAS, E PROCURE O SIGNIFICADO (MINIMO 5 PALAVRAS). PODE SER FOTO DO CADERNO OU FEITO EM WORD.
3- CRIE UMA MAQUETE, COM MATERIAIS QUE POSSUI EM CASA DE UMA CÉLULA COM SUAS ESTRUTURAS BÁSICAS E FOTOGRAFE. PODE SER EUCARIONTE OU PROCARIONTE.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma