Aula 1 Geografia
Olá meus queridos alunos(as), vamos começar as nossas atividades de Geografia pelo o nosso blog.
Lembrando que vamos continuar a acompanhar os conteúdos de Geografia pelo APP Centro de Mídias SP e pelo canal 2.3 da tv cultura.
Iremos iniciar as nossas atividades fazendo uma breve revisão dos conceitos que já trabalhamos em sala de aula.
Vou deixar aqui para vocês algumas definições para que possamos relembrar pelo o que já passamos em sala de aula:
Segue o link da vídeo aula que foi transmitida pelo APP CMSP.
Lembrando que vamos continuar a acompanhar os conteúdos de Geografia pelo APP Centro de Mídias SP e pelo canal 2.3 da tv cultura.
Iremos iniciar as nossas atividades fazendo uma breve revisão dos conceitos que já trabalhamos em sala de aula.
Vou deixar aqui para vocês algumas definições para que possamos relembrar pelo o que já passamos em sala de aula:
Segue o link da vídeo aula que foi transmitida pelo APP CMSP.
TEXTO COMPLEMENTAR SOBRE AS TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO.
O sensoriamento remoto é o
conjunto de técnicas e procedimentos tecnológicos que visa à representação e
coleta de dados da superfície terrestre sem a necessidade de um contato direto.
Assim sendo, toda a informação é obtida por meio de sensores e instrumentos em
geral. Tal processo vincula-se ao tratamento, armazenamento e análise de tais
dados para que se conheça melhor os fenômenos que se apresentam na superfície.
A utilização desse tipo de
técnica é de fundamental importância no contexto atual das sociedades, pois ela
é capaz de revelar muitos dados geográficos e até históricos concernentes aos
espaços naturais e também sociais, como a distribuição das áreas florestais, o
avanço do desmatamento, o crescimento das áreas urbanas, etc.
Pode-se dizer que o
sensoriamento remoto surgiu logo após a invenção da máquina fotográfica, quando
se tornou possível o registro de imagens a partir do céu. Inicialmente,
utilizavam-se pombos ou balões a fim de captar imagens da superfície vistas de
cima, geralmente para o reconhecimento de lugares ou produção de mapas. Em
tempos de guerra, essa foi também uma importante estratégia para o
reconhecimento do território inimigo, o que auxiliava na elaboração de planos
de ataque e contra-ataque.
E por falar em guerra, foi durante a Primeira Guerra
Mundial (1914-1918) que esse sistema começou a aperfeiçoar-se por meio da
utilização de aviões então recentemente inventados. O conjunto de técnicas de
registro da superfície por meio da fotografia foi chamado de aerofotogrametria,
que, além do registro da imagem, consistia também no tratamento dessa e de suas
adaptações para a produção de visualizações de áreas inteiras. Esse
procedimento é até hoje amplamente realizado.
Além da aerofotogrametria,
outro recurso de sensoriamento remoto bastante utilizado são os satélites. Com
eles, tornou-se possível o registro de imagens em pequena escala, ou seja, de
amplas áreas; ou, até mesmo, de mapas com escalas variadas e flexíveis,
possibilitando o manejo para diferentes mapas de localização e temáticos.
Entre os satélites mais importantes e utilizados por nós para a observação e registro de informações da superfície estão o Landsat e o CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres). O primeiro foi pela primeira vez lançado pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA) em 1972, tendo outras versões mais modernas construídas posteriormente, de modo que a mais recente é a Landsat 7. Já o CBERS é resultado de uma parceria entre o Brasil e a China, cujo primeiro lançamento ocorreu em 1999, enquanto o mais recente, o CBERS 3, foi lançado em 2011.
Link para resolução dos exercícios sobre sensoriamento remoto.
Acessar o link abaixo para responder as atividades.
https://forms.gle/nodFcbLES41DpD3GA
*Vocês terão 3 dias para responder a atividade a partir da publicação no blogue.
Enviar a atividade para o meu e-mail.
marconeris@prof.educacao.sp.gov.br
Duvidas que forem surgindo iremos deixar nos comentários do blog.
Boa tarde, professor, não dá para ver as atividades que estão no Google Forms, pois o mesmo está requerindo uma permissão necessária para acessar.
ResponderExcluirBoa noite, esse problema eu já consegui resolver. Tenta novamente q vai dar certo.
ExcluirProfessor tenta usar o google drive ou coloca as questões no blog
ResponderExcluirResponde e envia que já terei acesso.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCamily vitoria 1 c , nao estou conseguindo entrar no site como eu faço
ResponderExcluirQual site vc não está conseguindo entrar ?
ExcluirSe for o site referente ao exercicio tenta copiar o link e cola na barra de endereço da internet.
Este comentário foi removido pelo autor.
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