CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

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MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
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QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
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QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
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segunda-feira, 4 de maio de 2020

Atividade de Literatura para o 2ºE


Olá, pessoal do 2ºE!

A atividade a seguir é sobre literatura. Por favor, enviem suas respostas da Atividade de Literatura para o seguinte e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 11/05/2020. Lembrando que o envio dessas respostas contabilizará para a presença desta semana.

Obrigada J



EE Herbert Baldus
Profª Maria Margarida         Disciplina: Língua Portuguesa

Atividade para o 2ºE

Assunto: Literatura – As três gerações do Romantismo (Poesia)

I. Antes de ler os poemas desta atividade assista ao vídeo a seguir.

A 11 - As Gerações Românticas no Brasil - Literatura - Vestibulando Digital

II. Agora, leia os poemas a seguir e responda às questões apresentadas ao final de cada texto.

Canção do exílio
Gonçalves Dias

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite –
Mais prazer encontro eu lá
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

a)      A qual geração romântica pertence o poema Canção do Exílio? Por quê?
b)      O poema se constrói com a oposição aqui (Coimbra, o lugar do exílio) e lá (o Brasil, a pátria distante). O que fica explícito nessa comparação?
Adeus, Meus Sonhos!
Álvares de Azevedo

Adeus, meus sonhos, eu pranteio e morro!
Não levo da existência uma saudade!
E tanta vida que meu peito enchia
Morreu na minha triste mocidade!

Misérrimo! votei meus pobres dias
À sina doida de um amor sem fruto...
E minh’alma na treva agora dorme
Como um olhar que a morte envolve em luto.

Que me resta, meu Deus?!... morra comigo
A estrela de meus cândidos amores,
Já que não levo no meu peito morto
Um punhado sequer de murchas flores!

a)      A qual geração romântica pertence o poema Adeus, Meus sonhos!? Por quê?
b)      Identifique a causa principal do desejo de morrer manifestado pelo eu-lírico?

O navio negreiro
Castro Alves

Tragédia no mar
Era um sonho dantesco... O tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho,
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar do açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar...

Negras mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras moças... mas nuas, espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs.

E ri-se a orquestra irônica, estridente...
E da ronda fantástica a serpente
Faz doudas espirais...
Se o velho arqueja... se no chão resvala,
Ouvem-se gritos... o chicote estala.
E voam mais e mais...

Presa nos elos de uma só cadeia,
A multidão faminta cambaleia,
E chora e dança ali!
................................................................

Um de raiva delira, outro enlouquece...
Outro, que martírios embrutece,
Cantando, geme e ri!

No entanto o capitão manda a manobra
E após, fitando o céu que se desdobra
Tão puro sobre o mar,
Diz do fumo entre os densos nevoeiros:
“Vibrai rijo o chicote, marinheiros!
Fazei-os mais dançar!...”

a)      A qual geração romântica pertence o trecho do poema O navio negreiro? Por quê?
b)      O poema descreve a violência por que passavam os escravizados dentro do navio negreiro. Transcrevam dois versos que mostre essa situação.

II. Ponto de vista: dê a sua opinião!

a)      Chama-se ufanismo a atitude, posição ou sentimento dos que, influenciados pelo potencial das riquezas brasileiras e pelas belezas naturais do país, dele se vangloriam exageradamente.
É certo que devemos ter orgulho do país, amar a nossa terra e o nosso lar.
Entretanto, você acha que o ufanismo pode encobrir os problemas imediatos do Brasil? Por quê?

b)      O poema de Castro Alves é um bom exemplo da chamada literatura engajada, ou seja, a literatura colocada a serviço de uma causa.  Neste caso, o poeta procura despertar a sensibilidade do leitor para o drama que representava a escravidão. O que você acha: a arte é um meio eficaz para denunciar problemas sociais? Pense, por exemplo, em novelas e filmes que tratam de problemas da atualidade.

Bibliografia: MAIA, João Domingues. Português: série novo ensino médio. Volume único. São Paulo: editora Ática, 2000.
FARACO & Moura. Língua e Literatura. Volume 2. São Paulo: editora Ática, 1996.
A 11 - As Gerações Românticas no Brasil - Literatura - Vestibulando Digital (12m32s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rbnggxfdPW8 Acesso em 04.05.2020.



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