Olá,
pessoal do 2ºE!
A
atividade a seguir é sobre literatura. Por favor, enviem suas respostas da Atividade de Literatura para o seguinte
e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br
até o dia 11/05/2020. Lembrando que o envio dessas respostas contabilizará para
a presença desta semana.
Obrigada J
EE
Herbert Baldus
Profª
Maria Margarida Disciplina:
Língua Portuguesa
Atividade para o
2ºE
Assunto: Literatura – As três
gerações do Romantismo (Poesia)
I.
Antes de ler os poemas desta atividade assista ao vídeo a seguir.
A 11 - As Gerações
Românticas no Brasil - Literatura - Vestibulando Digital
II.
Agora, leia os poemas a seguir e responda às questões apresentadas ao final de
cada texto.
Canção do exílio
Gonçalves
Dias
Minha
terra tem palmeiras,
Onde
canta o Sabiá;
As
aves que aqui gorjeiam,
Não
gorjeiam como lá.
Nosso
céu tem mais estrelas,
Nossas
várzeas têm mais flores,
Nossos
bosques têm mais vida,
Nossa
vida mais amores.
Em
cismar sozinho, à noite,
Mais
prazer encontro eu lá;
Minha
terra tem palmeiras,
Onde
canta o Sabiá.
Minha
terra tem primores,
Que
tais não encontro eu cá;
Em
cismar – sozinho, à noite –
Mais
prazer encontro eu lá
Minha
terra tem palmeiras,
Onde
canta o Sabiá.
Não
permita Deus que eu morra,
Sem
que eu volte para lá;
Sem
que desfrute os primores
Que
não encontro por cá;
Sem
qu’inda aviste as palmeiras,
Onde
canta o Sabiá.
a)
A
qual geração romântica pertence o poema Canção
do Exílio? Por quê?
b)
O
poema se constrói com a oposição aqui (Coimbra, o lugar do exílio) e lá (o
Brasil, a pátria distante). O que fica explícito nessa comparação?
Adeus,
Meus Sonhos!
Álvares de Azevedo
Adeus, meus sonhos, eu pranteio e morro!
Não levo da existência uma saudade!
E tanta vida que meu peito enchia
Morreu na minha triste mocidade!
Misérrimo! votei meus pobres dias
À sina doida de um amor sem fruto...
E minh’alma na treva agora dorme
Como um olhar que a morte envolve em luto.
Que me resta, meu Deus?!... morra comigo
A estrela de meus cândidos amores,
Já que não levo no meu peito morto
Um punhado sequer de murchas flores!
Adeus, meus sonhos, eu pranteio e morro!
Não levo da existência uma saudade!
E tanta vida que meu peito enchia
Morreu na minha triste mocidade!
Misérrimo! votei meus pobres dias
À sina doida de um amor sem fruto...
E minh’alma na treva agora dorme
Como um olhar que a morte envolve em luto.
Que me resta, meu Deus?!... morra comigo
A estrela de meus cândidos amores,
Já que não levo no meu peito morto
Um punhado sequer de murchas flores!
a)
A
qual geração romântica pertence o poema Adeus,
Meus sonhos!? Por quê?
b)
Identifique
a causa principal do desejo de morrer manifestado pelo eu-lírico?
O navio
negreiro
Castro Alves
Tragédia no mar
4ª
Era um sonho dantesco... O
tombadilho
Que das luzernas avermelha o
brilho,
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar do açoite...
Legiões de homens negros como a
noite,
Horrendos a dançar...
Negras mulheres, suspendendo às
tetas
Magras crianças, cujas bocas
pretas
Rega o sangue das mães:
Outras moças... mas nuas,
espantadas,
No turbilhão de espectros
arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs.
E ri-se a orquestra irônica,
estridente...
E da ronda fantástica a serpente
Faz doudas espirais...
Se o velho arqueja... se no chão
resvala,
Ouvem-se gritos... o chicote
estala.
E voam mais e mais...
Presa nos elos de uma só cadeia,
A multidão faminta cambaleia,
E chora e dança ali!
................................................................
Um de raiva delira, outro
enlouquece...
Outro, que martírios embrutece,
Cantando, geme e ri!
No entanto o capitão manda a
manobra
E após, fitando o céu que se
desdobra
Tão puro sobre o mar,
Diz do fumo entre os densos
nevoeiros:
“Vibrai rijo o chicote,
marinheiros!
Fazei-os mais dançar!...”
a)
A
qual geração romântica pertence o trecho do poema O navio negreiro? Por quê?
b)
O
poema descreve a violência por que passavam os escravizados dentro do navio
negreiro. Transcrevam dois versos que mostre essa situação.
II.
Ponto de vista: dê a sua opinião!
a)
Chama-se
ufanismo a atitude, posição ou
sentimento dos que, influenciados pelo potencial das riquezas brasileiras e
pelas belezas naturais do país, dele se vangloriam exageradamente.
É certo que devemos ter orgulho do país, amar a
nossa terra e o nosso lar.
Entretanto, você acha que o ufanismo pode encobrir
os problemas imediatos do Brasil? Por quê?
b)
O
poema de Castro Alves é um bom exemplo da chamada literatura engajada, ou seja,
a literatura colocada a serviço de uma causa.
Neste caso, o poeta procura despertar a sensibilidade do leitor para o
drama que representava a escravidão. O que você acha: a arte é um meio eficaz
para denunciar problemas sociais? Pense, por exemplo, em novelas e filmes que
tratam de problemas da atualidade.
Bibliografia: MAIA, João
Domingues. Português: série novo ensino
médio. Volume único. São Paulo: editora Ática, 2000.
FARACO
& Moura. Língua e Literatura. Volume
2. São Paulo: editora Ática, 1996.
A 11 - As Gerações Românticas no Brasil - Literatura - Vestibulando
Digital
(12m32s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rbnggxfdPW8
Acesso em 04.05.2020.
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